Genealogy.com
Starting Sept. 5, 2014, Genealogy.com will be making a big change. GenForum message boards, Family Tree Maker homepages, and the most popular articles will be preserved in a read-only format, while several other features will no longer be available, including member subscriptions and the Shop.
 
Learn more

Community

Search

Family Finder
First Name:
Middle:
Last:
 

The Gustavo Dourado Family

Updated December 29, 2007

About Our Family Research


Gustavo Dourado:Escritor Poeta, Gestor, Pesquisador, Professor, Jornalista, Cordelista...
Nasceu no povoado de Recife dos Cardosos-Ibititá-Irecê-Chapada Diamantina-Baixo-Médio RioSão Francisco/Rio Jacaré-Bahia-Brasil
Filho do agricultor e comerciante Ulisses Marques Dourado e da dona de casa, modista e costureira Edelzuíta de Castro Dourado
A Família Dourado da Bahia tem origem portuguesa, da região do Porto, proveniente também da Espanha, onde recebe o nome de Dorado. De origens remotas dos Celtas, os Dourados originaram-se dos Dórons e Douros e estão relacionados ao ouro e ao rio Douro.
A vertente baiana descende do navegador e bandeirante Mateus Nunes Dourado que adentrou-se via Salvador Sertão adentro indo fixar-se na região de garimpos de Jacobina - Chapada Diamantina, onde constituiu numerosa família no Sertão da Bahia e hoje a família Dourado está presente em todo o Brasil e em vários países.
Dos filhos e filhas de Mateus Nunes Dourado, destacou-se o fazendeiro José da Silva Dourado, que foi pai do Patriarca da Família na Bahia, o grande fazendeiro João José da Silva Dourado, o "Papai das Vagens", que adquiriu por numerosa quantia propriedades que hoje constituem a Região de Irecê e cercanias, na Chapada Diamantina.
A partir de João José da Silva Dourado, pela linha de Clemente Marques Dourado e Martiniano Marques Dourado surgiu o antigo povoado do Rochedo, atual cidade de Ibititá(Cidade das Pedras).
De Clemente Marques Dourado provém o meu bisavô paterno Alfredo Marques Dourado,pai de Francisco Marques Dourado, meu avô paterno e de Martiniano Marques Dourado provém minha bisavó Ana Flora Marques Dourado, esposa de meu bisavô Bento de Castro Dourado, respectivamente mãe e pai de Arlinda de Castro Dourado, e gerendentes de minha mãe Edelzuíta de Castro Dourado...
Dourados por natureza, de Irecê - Ibititá, de Recife dos Cardosos...Terra do Feijão, da Pinha e da Mamona...terra do Poeta do Apocalipse, o Amargedom, o Gustavo Dourado...
www.gustavodourado.com.br
http://cordel.zip.net

 
Contact the Author


 

Home | Help | About Us | Site Index | Terms of Service | PRIVACY
The content shown on this page has been submitted by a Genealogy.com customer, and is not subject to verification by Genealogy.com. Neither Genealogy.com nor its affiliates are responsible for the accuracy of any information contained on this page. The opinions expressed on this page are the author's alone and not the opinions of Genealogy.com.
© 2011 Ancestry.com