Genealogy.com
Big changes have come to Genealogy.com — all content is now read-only, and member subscriptions and the Shop have been discontinued.
 
Learn more

Community

Search

Family Finder
First Name:
Middle:
Last:
 

A FAMILIA SABOI(Y)A- I - DanCaeFig

Updated June 16, 2011

About Our Family Research


A Nação compõe-se dos mortos que a fundaram e dos vivos que a mantêm" - (Ernesto Renan)


"Depois dos pais que recebem o nosso primeiro grito, o solo pátrio recebe os nossos primeiros passos" - (Manuel de Macedo)

"Escreve sobre tua aldeia e descreverás o mundo" - (Tchecov)

"Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si próprio é uma doença. É absolutamente anormal, porque o homem não nasceu da noite para o dia. Nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto, só é completo quando tem relações com essas coisas. Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado, é como se tivesse nascido sem olhos nem ouvidos e tentasse perceber o mundo exterior com exatidão. É o mesmo que mutilá-lo."
Carl Jung

" A família é o templo sagrado onde cada ser humano aprende, no amor a seus pais e irmãos, a amar a Deus e a seus semelhantes e, ao mesmo tempo, a oficina insubstituível onde se forjam as bases da unidade humana."
C. B. González Pecotche - RAUMSOL(1901 - 1963)


Home Page iniciada na morna madrugada de 04 de Março de 2004.
PARA VOCÊ QUE VISITA ESTA HOME PAGE,NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS .SEJA BEM-VINDO !

 
Family Trees (viewing trees requires 4.0 or later browser)
 
Family Photos
  • MÉDICO MANOEL MARINHO SOUZA DE SABOIA (23 KB)
    (*Sobral, Ceará, 1954). Filho do Engenheiro Fábio Marinho Figueira de Saboia(*1891; + 1964) e Maria de Lourdes Sousa Lima( * Ipaporanga, Ceará 1926; +Sobral, 1990); Neto por parte de pai de José Figueira de Saboia e Silva(Cel. José Figueira, * 1854; + 1923) e Maria Carminda Rosa Marinho(*1852; +...); Bisneto de Maria Clara Figueira de Saboia(*1832;+1908) e Domingos José de Saboia e Silva(primos), casados em 1851. Maria Clara era filha do Cel. José Saboia( citado) e Joaquina Inácia Figueira de Melo. O Dr. Manoel Marinho aparece na foto ao lado da esposa Marluce. Foto batida por seu companheiro de infância DanCaeFig que o conheceu em 1965. Foto esta que é a centésima desta Home Page.(Sobral, Ce, aos 13 de março de 2004).
  • FAMÍLIA SABOYA REUNIDA -1 (49 KB)
    da esquerda para a direita: Eric Roth, Ministro Henrique Saboia, Clivia de Castro e Araújo Jorge, Comandante Roberto Lima e esposa Flávia Saboia Lima, Rose(esposa Ministro Henrique Saboia e mãe de Flávia Saboia Lima), Andréia de Araújo Jorge Roth e Eduardo de Castro e Araújo Jorge.
  • FAMÍLIA SABOYA REUNIDA -2 (41 KB)
    aparecem na fotografia da esquerda para a direita: Eduardo de Castro e Araújo Jorge, seu pai Alte. Júlio Saboya de Araújo Jorge, Clívia de Castro e Araújo Jorge(esposa do Alte. Júlio), Andreia de Araújo Jorge Roth, filha de Júlio e Clívia, Lucas, Helena de Castro e Araújo Jorge(filha do casal Júlio e Clívia) e Eric Roth, marido de Andrea que aparece na foto.
  • VICENTE SABOIA DE ALBUQUERQUE NETTO(TINHO) (17 KB)
    (*1939; +2001). Filho de Vicente Saboia de Albuquerque Filho(*Fortaleza, Ce, 1910; + Rio, 1976) e Vera Saboia(i.m). Neto do Coronel Vicente Saboia de Albuquerque(citado) e Dona July. Na foto, tirada no Bar Cabral 1500(Rua Bolivar com Atlântica, Rio) em 1976 ou 1977, vemos, da esquerda para a direita: Daniel Caetano de Figueiredo(citado), Vicentinho e Victor Samuel Cavalcante da Ponte. Velhos tempos que não voltam mais...
  • FAMÍLIA SABOYA REUNIDA -2 (41 KB)
    aparecem na fotografia da esquerda para a direita: Eduardo de Castro e Araújo Jorge, seu pai Alte. Júlio Saboya de Araújo Jorge, Clívia de Castro e Araújo Jorge(esposa do Alte. Júlio), Andreia de Araújo Jorge Roth, filha de Júlio e Clívia, Lucas, Helena de Castro e Araújo Jorge(filha do casal Júlio e Clívia) e Eric Roth, marido de Andrea.
  • ERNESTO DEOCLECIANO DE ALBUQUERQUE (8 KB)
    (*Aracatí, Ceará, 1841; + Sobral, Ceará, 1923). Fundador da Fábrica de Tecidos de Sobral(julho de 1895), a segunda mais antiga fábrica do Ceará. Filho de Deocleciano Ernesto de Albuquerque Melo e Carolina Sancha de Saboia. Casou em 1865 com sua prima Francisca Carolina Figueira de Saboia, filha do Coronel José Saboia. Geraram os seguintes filhos: Maria Carolina Saboia de Alb.(Mocinha)(*1867) - Joaquina Saboia de Alb.(Quininha)(*1868)- Dr. José Saboia de Alb.(citado)(*1871)- Coronel Vicente Saboia de Alb.(*1873)-Ernesto Esperidião Saboia de Alb.(*1874)-Antonia Ernestina Saboia de Alb.(citada)(*1876)-Humberto Saboia de Alb.(*1879) e Massilon Saboia de Alb.(*1886).
  • ROBERTO, HENRIQUE, JÚLIO E ERIC (32 KB)
    Roberto Lima, Oficial de Marinha,(* Alagoas), foi Capitão dos Portos do Estado do Ceará; Ministro da Marinha Henrique Saboia(* Sobral) exerceu o cargo no Governo de José Sarney e é sogro de Roberto; Alte. Júlio Saboya de Araújo Jorge(* Rio) e seu genro Eric Roth(*Estados Unidos).
  • Cantora CAROL SABOIA (26 KB)
    (*Rio, 10/03/1975). Filha do também Compositor Antônio Adolfo Maurity Saboia e Ana Luiza Job. Neta paterna de Humberto Saboia de Albuquerque(Filho)(* 1915; + ?) e Yolanda Maurity. Bisneta por parte de pai do Engenheiro Civil Humberto Saboia de Albuquerque(citado)(*1879;+1924).
  • FAMÍLIA SABOYA ARAÚJO JORGE (26 KB)
    Tomando por base o Casal Júlio Saboya e Clívia que ladeam sua netinha Fernanda de Araújo Jorge Ribeiro, aparecem ainda na foto Helena (filha do casal citado e mãe de Fernanda) e Lucas.
  • DESEMBARGADOR JOÃO BYRON DE FIGUEIREDO FROTA (6 KB)
    (citado) com sua esposa Rita em Fortaleza- Ceará: outubro de 2002
  • FAMILIA SABOYA : TRÊS GERAÇÕES (29 KB)
    Médica Clivia de Castro e Araújo Jorge, com sua filha Helena de Castro e Araújo Jorge e a netinha Fernanda.
  • ALMIRANTE JÚLIO SABOYA DE ARAÚJO JORGE (49 KB)
    (*Rio, 1944), acompanhado de sua Esposa a Médica Clívia Pinho de Castro. Filho de Júlio Cézar de Araújo Jorge(*1914; +1981) e Zilda Watson Saboya de Albuquerque(*1923;+2003). Neto materno de Ernesto Esperidião Saboya de Albuquerque(citado, *1897;+1973) e Zilda Watson de Andrade(*1900-1982). Seu pai era irmão do Poeta J.G. de Araújo Jorge, ex-Deputado pelo Rio de Janeiro.Pertence à mesma Turma de Escola Naval do Almirante (F.N) Paulo Frederico Soriano Dobbin, Clother Souza Breves, Carlos José Câmara Leão e Antonio Leonardo de Almeida Moura e Castro. Entrou no Colégio Naval em 1960 e na Escola Naval em 1962. Foi declarado Guarda-Marinha em janeiro de 1966. Comandou, como Capitão-Tenente o NV Abrolhos, como Capitão-de-Corveta o NaPaFlu Amapá, como Capitão-de-Fragata o CT Espírito Santo e como Capitão-de-Mar-e-Guerra a Fragata Constituição. Foi o primeiro Imediato do Navio-Escola Brasil. Como Almirante, serviu no EMA-Estado Maior da Armada, comandou o 7º Distrito Naval ( Brasília ), serviu no Ministério da Defesa ( onde foi responsável pelo renascimento do Programa Calha Norte, projeto este muito importante para a Soberania de Nossa Nação ), comandou o 3º Distrito Naval ( Natal).
  • A CASA DA S. DA MERUOCA (53 KB)
    Sobral é normalmente uma cidade muito quente. Existe perto dela, contudo, distante menos de dez quilômetros, a Serra da Meruoca , com mais ou menos 800 m de altitude. Esta casa, vista na foto, pertence à Família de Ernesto Saboia de Figueiredo(*Sobral, 1917), casado com Albetiza Aguiar e que tiveram os seguintes filhos: Maria Inês Aguiar de Figueiredo(Marinês), Sandra Maria Aguiar de Figueiredo, Joyce Maria Aguiar de Figueiredo(Escritora Joyce Cavalccante- citada), Antonio de Figueiredo Neto(Tôni), Ernesto Saboia de Figueiredo Junior(Ernestinho) e Silvana Maria Aguiar de Figueiredo. Um dos protagonistas desta Home Page, Daniel Caetano de Figueiredo, tem especial carinho por esta linda e inesquecível casa: lá residiu com sua família quando tinha de 2 a 4 anos de idade. As lembranças agradáveis não me saem do pensamento...(Obrigado J.C., pela foto que me fez voltar a ser criança novamente!)
  • FRIEDA SABOIA DE ALBUQUERQUE (51 KB)
    (*Alemanha 1911; + Rio, 2003). Esposa de José Figueira Saboia de Albuquerque[Figueirinha](*1899; + Rio 1977). Figueirinha teve por irmãos Carminda Saboia de Albuquerque(i.m) [que foi casada com João Reis, irmão do cantor Mário Reis], Vicente Saboia de Albuquerque Filho(i.m)(citado) e Ernesto Vicente Saboia de Albuquerque(i.m)
  • MINISTRO HENRIQUE SABOIA (1 KB)
    Com a sua esposa Rose Marie e o filho Rodolfo Henrique de Saboia(citado), atualmente Capitão-de-Mar-e- Guerra a serviço de Nossa Nação nos EUA e que foi da mesma turma de Daniel Caetano de Figueiredo( citado) no Colégio Naval(1972). Henrique Saboia nasceu em Sobral a 20 de setembro de 1925. Almirante da Marinha de Guerra, concluiu a Escola Naval em 1946. Militar brilhante, fez diversos cursos nos Estados Unidos e foi Ministro da Marinha durante o Governo José Sarney. Casou-se com RoseMarie Carvalho Neves(Rose), natural do Rio de Janeiro . Sobre Henrique Saboia foi publicado no Jornal O Povo, de Fortaleza, com a data de 14 de março de 1985, um artigo intitulado Nova República - Dois cearenses e meio no Ministério de Tancredo, de autoria de Oswald Barroso, o qual reproduzimos em parte. "(....) Henrique e Otávio Júlio Moreira Lima(Ministro da Aeronáutica) deixaram o Ceará ainda crianças, mas Paulo Lustosa (Ministro da Desburocratização) é um cabeça chata de nascimento e formação(embora tenha passado um ano nos Estados Unidos), representante legítimo da tradição dos Lustosa da Costa. De Henrique quem fala é o seu tio Luis Sabóia, um sobralense da velha guarda, atualmente residindo em Fortaleza. (...) Quase todos os leitores devem estar mortos de curiosidade para saberem quem é o Ministro da Marinha, anunciado como cearense pelos jornais. Pelo menos, onde está a sua cearensidade. No sobrenome Sabóia, uma pista: deve ser de Sobral. E é. Henrique Saboia de Albuquerque, filho único de Deocleciano Sabóia e Francisca Rodrigues de Albuquerque. Nascido em Sobral no ano de 1925. Viveu no Ceará até os sete anos de idade. O pai era comerciante, em Sobral, e a mãe, Dona Chiquinha(como era chamada), morreu um ano após o nascimento de Henrique. O menino ficou na casa de um tio(Dr. José Saboia)(nota do Autor: o que não é verdadeiro, pois o Dr. José Saboia era tio do pai de Henrique Saboia), aos cuidados de sua Tia Sinhá(idem), quando o pai se transferiu#
  • TURMA 24- COLÉGIO NAVAL - 1973 (92 KB)
    Meus queridos e inesqueciveis companheiros desta viagem chamada Vida...quanta saudade...Daniel Caetano de Figueiredo[em pé, à direita do rapaz de cabeça grande que por sua vez está atrás do "Napoleon Bonaparte"[Mureb] ..Jamais os esquecerei... e aos dois que já se foram deste Vale de Lágrimas para uma melhor..inesquecíveis companheiros, não lhes digo adeus lhes digo até logo...
  • RAUL DE SABOIA E SILVA E WILMA MARQUES (19 KB)
    Raul de Saboia e Silva filho de Julio Cesar de Saboia e Silva, nascido em Sobral) e Wilma Marques( ambos falecidos). Pais de Raquel Maria de Saboia Carvalho ( Especialista de Educação, Empresária e Docente da Fundação Logosófica do Rio de Janeiro)(citada), casada com o Dr. Claudio Marcos Rinaldi de Carvalho ( Advogado). Pais de Tatiana Saboia Rinaldi de Carvalho,( universitária), Leandro Saboia Rinaldi de Carvalho ( Advogado) , Adriano Saboia Rinaldi de Carvalho ( Empresário e Ator) e Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho ( Advogado).
  • FAMILIA SABOIA FIGUEIREDO MENDES (172 KB)
    Foto tirada em 1975 na Rua A. A., 1080, Fortaleza, Ceará. Aparecem em pé, da esquerda para a direita: Engehneiro Mecânico Emanuel Felizardo Figueiredo Mendes, Engenheiro Mecãnico Paulo César Figueiredo Mendes, Engenheiro Civil José Piragibe Figueiredo Mendes e o então Cadete da AMAN, hoje Cel(RRm) Fernando Antônio Figueiredo Mendes, companheiro de adolescência de Daniel Caetano de Figueiredo, amizade esta que formou-se em 10/jan/1968 e perdura até hoje; Sentados: Ana Maria Jereissati Ary(esposa de Piragibe),o Cel do EB Manoel Felizardo de Paula Pessoa Mendes, então Professor de Matemática do Colégio Militar de Fortaleza e Maria Saboia de Figueiredo(i.m)- a inesquecível e querida Ia- ; no colo: Rachel e Celina, filhas de Piragibe e Ana.
  • ERNESTO MIRANDA SABOYA DE ALBUQUERQUE (6 KB)
    (*Sobral, 1906;+ Rio, 1994). Filho do Dr. José Saboya de Albuquerque(citado). Bacharel em Direito, foi Deputado Federal pelo Ceará e também ex-Presidente do B.N.D.E.S. Foi casado com Fernandina Amorim Pereira da Silva, natural de Pernambuco e tiveram os seguintes filhos: Fernando Ernesto Saboya de Alb.(*Rio, 1934,+ Rio,1988), deixou viúva Dagmar Saboya(Dag Saboya)- Ricardo Ernesto Saboya de Albuquerque(*1936)- Ticiana da Silva Saboya de Alb. e Vera Christiana da Silva Saboya de Albuquerque.
  • IGREJA DA SÉ DE S. (4 KB)
    S. é uma das cidades do Brasil que possui mais igrejas por metro quadrado, creio eu que só perde para Ouro Preto(em Minas) e mais umas duas ou três cidades no Brasil...também, salvo engano Sobral possui a MÉDIA de temperatura mais alta do Brasil...a confirmar depois.
  • ZILDA DE ANDRADE WATSON (8 KB)
    (*1900; +1978) esposa de Ernesto Esperidião Saboya de Albuquerque(*1897;+1973)
  • CAETANO SABOIA DE FIGUEIREDO & CELINA ANTUNES (1 KB)
    Casamento de Caetano Saboia de Albuquerque Figueiredo(*1902; 1968)(citado) com Juscelina Antunes(Celina), falecida em 1986 ou 1987, natural de Pedra Azul, Minas Gerais. Caetano foi Cel. Engenheiro do Exército Brasileiro e acerca do mesmo escreveu Mons. Vicente Martins em seu livro Homens e Vultos de Sobral, pág. 95, 2a edição, UFC, 1989: "Capitão Caetano Saboia de Albuquerque Figueiredo - Filho do Dr. Antonio de Paula Pessoa de Figueiredo e D. Antonia Ernestina Saboia de Albuquerque Figueiredo, nasceu em Sobral a 13 de abril de 1902. São seus avós pelo lado paterno: Dr. José Antonio de Figueiredo e D. Antonia Geracina Paula Pessoa de Figueiredo, e pelo lado materno: Ernesto Deocleciano de Albuquerque e D. Francisca Saboia de Albuquerque. Fez os estudos primários em sua terra natal, com João Barbosa de Paula Pessoa; o curso de Humanidades no Colégio Cearense em Fortaleza, em 1914, e no Colégio Marista da Bahia, onde concluiu. A 1o de janeiro de 1922 matriculou-se na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro. Dias depois, rebentando a revolução, foi preso no Rio e desligado para Itajubá, onde era comandante o Capitão Luiz Silvestre. De volta ao Rio, respondeu conselho de guerra, sendo excluído do Exército. Matriculou-se então na Escola de Engenharia de Ouro Preto e depois transferiu-se para a de Belo Horizonte. Estando a cursar o 5o ano, foi chamado pela revolução de 1930 e comissionado no posto de 2o Tenente, a 8 de novembro de 1930, por decreto no 19.395. Esteve dois meses na Coluna Prestes e depois como Delegado Militar em Brasópolis, fazenda do Dr. Venceslau Braz(Presidente da República). Terminada a revolução que vitoriosa levou à Presidencia da República o Dr. Getúlio Vargas, foi continuar os estudos no Rio, onde concluiu o curso de Engenheiro Militar, pelo regulamento de 1929. A sua promoção a 1o Tenente data de 20 de abril de 1934, e a de Capitão de 2 de outubro de 1934. Conta tempo dobrado: Revolução de São#
  • ANA ARAGÃO DE PAULA PESSOA E PIRAGIBE MENDES (85 KB)
    Ana casou com Piragibe Mendes(*1886; +1941), filho de Manuel Felizardo Pereira Mendes e Maria Candida Mendes da Rocha, em 1911 e geraram os seguintes filhos: Maria Candida de Paula Pessoa Mendes, Neide de Paula Pessoa Mendes, Cel. EB. João Barbosa de Paula Pessoa Mendes(citado), Cel. EB Manoel Felizardo de Paula Pessoa Mendes(citado) e Iêda de Paula Pessoa Mendes. Ana Aragão era uma dos dez filhos do casal Francisca Saboia Ximenes Aragão(*1870;+ 1937) e João Barbosa de Paula Pessoa(*1868; +...). Francisca Saboia Ximenes Aragão era filha de Francisca Cândida de Saboia e Silva e Manoel Cornélio Ximenes Aragão. Francisca Cândida era filha de Maria Carolina de Saboia e Silva(filha de Vicente Maria Carlos de Saboia e Maria Clara da Conceição Castro e Silva) e de Custódio José Correia da Silva, natural da Freguesia de São José de São Lázaro, Braga, Portugal.
  • JOYCE CAVALCCANTE & O CÃO CHUPANDO MANGA (58 KB)
    O CÃO CHUPANDO MANGA Sob o provocativo título de O Cão Chupando Manga, foi publicado pela editora Bertrand Brasil mais um surpreendente romance de Joyce Cavalccante. O Cão Chupando Manga é uma expressão muito usada no nordeste para definir qualquer coisa superlativa. Zezito, personagem maior dessa história, é feio ao ponto de ofender mas incrivelmente capaz de se dar bem, daí a autora ter se apoderado dessa frase característica do colorido e imagético linguajar do povo lá de cima do mapa, para oferecer à literatura brasileira este delicioso e divertidíssimo romance que tem como cenário a cidade de São Paulo entre os anos 1971 e 1985, movimentada pela ambição dos políticos, pela ganância dos empresários, pelo amor livre dos jovens e por um audacioso garçon cearense. Narrada em linguagem fluente e agradável, a exemplo das melhores obras clássicas, essa ficção faz seus personagens atravessarem quase quinze anos de real história brasileira, que aqui é usada como pano de fundo para as fortes emoções tecidas nos corações das personagens. O final é surpreendente, comprovando título tão bem escolhido. Joyce sempre foi conhecida como autora de obras, no mínimo, polêmicas que envolvem temas transgressores como a sexualidade feminina, a luta da mulher para se afirmar num mercado de trabalho adverso, os problemas enfrentados por elas quando tentam sobreviver num mundo concebido apenas no masculino. Aqui, além de confirmar essa tendência, a autora confirma também seu estilo literário maduro e estimulante que vem encantando os leitores, não só do Brasil, mas também do exterior. 322 PÁGINAS. 38,00 (TRINTA E OITO REAIS) web page da autora: http://www.JoyceCavalccante.com
  • BUSTO DE ERNESTO DEOCLECIANO DE ALBUQUERQUE (11 KB)
    Existente na Fábrica de Tecido de Sobral(Ceará)por ele fundada em julho de 1895
  • EXCURSÃO DA ESCOLA NAVAL A MINAS GERIAS-1976 (21 KB)
    Aparecem na Foto os Aspirantes Figueiredo e Costa Oliveira. Vê- se a Igreja de Congonhas, com as Obras de Aleijadinho.
  • MARIA SABOIA DE FIGUEIREDO(Ia) (62 KB)
    (*Sobral,1921; + Fortaleza 1997). Filha de Antonia Ernestina Saboia de Albuquerque(citada) e de Antonio de Paula Pessoa de Figueiredo(citado). Irmã de Caetano Saboia de Alb. Figueiredo(citado), José Saboia de Figueiredo(Zequinha), Antonina Saboia de Figueiredo, Ernesto Saboia de Figueiredo, Raimundo, Ernesto(primeiro do nome), Francisco e Francisca. Esposa do Coronel do Exército Manoel Felizardo de Paula Pessoa Mendes(citado). Mãe do Engenheiro Civil José Piragibe Figueiredo Mendes(*1942), Engenheiro Mecânico Paulo César Figueiredo Mendes(*1953), Coronel do Exército Fernando Antonio Figueiredo Mendes(*1955)(citado) e Engenheiro Mecânico Emanuel Felizardo Figueiredo Mendes(*1959)
  • BRASÃO ANTIGO DA FAMÍLIA ALBUQUERQUE (48 KB)
    Quando todos os membros desta família no Brasil descendem de Jerônimo de Albuquerque, que é considerado o "Adão Pernambucano", por ter gerado 22 filhos. Veio ele com o Primeiro Donatário de Pernambuco, teve várias mulheres - inclusive a Índia Arcoverde-e de Pernambuco os Albuquerque se espalharam por este imenso País. Futuramente entrarei com mais profundidade no assunto, colocando nesta HP a relação de muitos dos descendentes mais antigos de Jerônimo.
  • NOSSAS QUERIDA PRIMAS (29 KB)
    Ana Luiza Saboia de Freitas(Geóloga)- Lygia Maria Maurity Saboia(Professora da Universidade de Brasília) & Cristina Saboia de Freitas(Arquiteta). Publicou o Semanário da Unicamp sobre Lygia: "A professora Lygia Saboia, da Universidade de Brasília (UnB), recorreu à informática para criar uma das mais curiosas e antigas manifestações da arte islâmica: o muxarabis ou muxarabiê. De origem árabe, a expressão também pode significar arco, ou balcão mourisco protegido, em toda a altura da janela, por uma grade de madeira, de onde se pode ver sem ser visto. Depois de quase dois anos de pesquisa, o trabalho de Lygia transformou-se na primeira tese de doutorado do Departamento de Multimeios do Instituto de Arte (IA) da Unicamp. A pesquisa de Lygia, sob a orientação do professor Gilbertto Prado, recebeu o nome de Uma poética multidisciplinar-arte, matemática, simetria e linguagem de programação Postscript, defendida no último dia 29, segunda-feira passada, na Galeria de Arte Unicamp/IA, onde as obras deverão ficar expostas até o próximo dia 8, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Além de dois grossos volumes, fizeram parte da tese da professora 17 peças que, segundo a artista, correspondem aos 17 grupos de simetrias ou simetrias cristalográficas planas, sendo que cada uma possui uma célula unitária, apresentada em placas gravadas em acrílico. Cada painel mede 90 cm de largura por 3,60 m de comprimento, impresso em computador sobre transparência. Na arte islâmica, segundo Lygia, o muxaribis ou muxarabiê tem as mais diversas aplicações; pode ser usado como cobertura de paredes, utilizadas no chão, como pode também ser aplicada no teto e até em utensílios artísticos, com propósitos religiosos. “No meu caso, entretanto, uso-os unicamente com objetivos meramente artísticos”, diz.
  • CEL EB JOÃO BARBOSA DE PAULA PESSOA MENDES (42 KB)
    (citado). Foto de 1930 qdo. estudava no Colégio Militar do Ceará( Atual Colégio Militar de Fortaleza).
  • GILBERTO DE ALENCAR SABOYA E OLGA BEZERRA (17 KB)
    Avós maternos do Coronel do Exército João Paulo Saboya Burnier.
  • SESSÃO NOSTALGIA-1 (28 KB)
    Bia(Petrópolis)
  • BRASÃO DA FAMILIA CASTRO (7 KB)
    Na realidade a grande maioria dos Saboi(y)a também são Castro e Silva. Para ser mais preciso, todos os descendentes de Vicente Maria Carlos de Saboia que casou com Maria Clara da Conceição Castro e Silva a 01/06/1796 na Capela de Aracati(Ceará). O casal gerou os seguintes filhos: Cel. José Saboia, Maria Carolina de Saboia(que gerou o ramo Saboia e Silva), Domingos Carlos de Saboia, Vicente Carlos de Saboia, Jacinta Clara de Saboia, Angela Carolina de Saboia, Teresa de Jesus Maria de Saboia, Carolina Sancha de Saboia, Carlota Maria de Saboia, Ana Vicencia de Saboia e Francisca Emilia de Saboia.
  • NILZA ALENCAR SABOYA E Brig. BURNIER (35 KB)
    Pais dos seguintes filhos: Coronel do Exército João Paulo Saboya Burnier(citado), Sônia, Regina, Ana Maria, Alexandre e Cel. Av. Gilberto Saboia Burnier.
  • SESSÃO NOSTALGIA-2 (26 KB)
    Cláudia(Fortaleza)
  • JOÃO PAULO SABOYA BURNIER E LÚCIA (11 KB)
    No dia de seu casamento. Segundo bem definiu o Cel. Burnier: "Lucinha aceitou partilhar as alegrias e as tristezas para o resto de nossas vidas". Pais de Ana Lúcia e André Luiz.
  • SESSÃO NOSTALGIA-3 (3 KB)
    Lúcia(Rio)
  • GLÓRIA GIOVANA SABOYA MONT'ALVERNE (1 KB)
    (*Sobral, 1944). Professora Universitária lotada na Universidade Estadual Vale do Acaraú(U.V.A), é Diretora do Museu de Sobral. Filha de Pudenciana Saboia(Nasinha)(*Sobral, 1909; +Sobral 1994) e de José Maria de Araújo Mont'Alverne(Advogado- *Sobral 1908; + 1955); Neta materna do Dr. José Saboia de Albuquerque e de Dona Sinhá Saboia. Giovana foi casada com José Hilton Parente Girão(*1942; +1994) e o casal teve os seguintes filhos:Eugênio, Marcílio e José Hilton
  • FAMILIA CEL FELIZARDO & MARIA fIGUEIREDO(Ia) (39 KB)
    Família do Casal Cel. Manoel Felizardo de Paula Pessoa Mendes e Maria Saboia de Figueiredo(Ia), ambos citados nesta Home Page. Fotografia batida em 1975 ou 1976, em Fortaleza-Ceará. Vê-se da direita para a esquerda. Em pé: Emanuel Felizardo Figueiredo Mendes, Paulo César Figueiredo Mendes e o então Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras(A.M.A.N) Fernando Antônio Figueiredo Mendes, atualmente Coronel da Reserva. Sentados: Ana Maria Jereissati Ary(esposa de José Piragibe Figueiredo Mendes), Coronel EB Manoel Felizardo de Paula Pessoa Mendes(i.m) e Maria Figueiredo Mendes(i.m). Sentadas, Raquel Ary Mendes e Celina Ary Mendes.
  • VISCONDE DE SABOIA (5 KB)
    O barão com grandeza e visconde de SABOIA foi o Dr. Vicente Cândido Figueira de Saboia, que nasceu em Sobral, CE, em 13 de Abril de 1836 e faleceu no RJ em 18 de Março de 1909.Era filho do Coronel José Saboia, nascido em Aracati a 12 de Julho de 1800 e de Joaquina Figueira de Mello Saboia, nascida em Sobral a 15 de Março de 1803.Neto do farmacêutico Vicente Maria Carlos de Saboia e de Maria Clara da Conceição Saboia, casados a 01 de Junho de 1796 em Aracati. Casou com Luisa Marcondes Jobim ,filha do senador do ES, José Martins da Cruz Jobim, falecido em 1878.Doutor em medicina pela Faculdade do RJ em 1858,foi lente catedrático em 1871 e Diretor dessa Faculdade em 1881,onde deixou brilhante tradição. Era Grande do Império do Conselho de S. Magestade, medico da Imperial Câmara e Comendador da Imperial Ordem de Cristo, membro da Academia Nacional de Medicina ,do Instituto de Ceará, da Academia Cearense ,da Real Academia de Medicina de Roma e da Sociedade de Cirurgia de Paris.
  • COMPOSITOR CARLOS SABOIA (2 KB)
    CARLOS LUIZ COSTA SABOIA, nascido em 1958 no Rio de Janeiro, músico, compositor, poeta e empresário, casado com Milena Menezes Fraga(44). Tiveram cinco filhas: Dafne(24) - Adm. de Empresas, Dasha(23) - Fisioterapeuta, Dânae(22) - Estudante de Direito, Daíra(14) - cantora e atriz profissional e Dâmia Fraga Saboia(05). Filho de Lireudo de Almeida Saboia(*1929 ;+ 2002) e Nadyr Alves da Costa(*1929); Avô Paterno: Luiz Baltazar de Saboia(*1899;+...) natural de Itaiçaba-Ceará; Filho de: José Baltazar Augeri de Saboia e dona Adelayde Colares de Saboia; Neto de(p/ pai): José Baltazar Augeri de Saboia e dona Francisca Rebouças de Saboia; Irmãos do Compositor Carlos : Roberto Costa Saboia(*1957),Marcelo Costa Saboia(*1962) e Ricardo Costa Saboia(*..;+04/09/1967)
  • CINCO PÉROLAS--CINCO JÓIAS (37 KB)
    ...São as filhas do compositor Carlos Saboia: Dafne, Dasha, Dânae, Daíra e Dâmia. Email do Pai: clsaboia@ig.com.br--Home Page: clicar no link especificado.
  • ERNESTO CARRAZONI SABOYA DE ALBUQUERQUE (66 KB)
    ..com Anna Kupac e Ricardo Kupac Saboya de Albuquqerque
  • JOYCE FIGUEIREDO(JOYCE CAVALCCANTE) (12 KB)
    Escritora e Poetisa. JOYCE CAVALCCANTE é romancista, contista, cronista e jornalista. Tem sete livros publicados e participou de oito antologias. Tem obras traduzidas e publicadas na Itália, Suécia, México e Estados Unidos. Nasceu em Fortaleza, cidade situada ao nordeste do Brasil, logo abaixo da linha do Equador, por isso cheia de sol, mar, entusiasmo e sem pecados. De lá retirou elementos sobre a vida provinciana e conformada das mulheres criadas para rezar, casar e morrer. Com tais elementos tem trabalhado até hoje. Morou no Rio de Janeiro - onde descobriu a possibilidade de sobreviver numa cidade maior - em New York e Washington, DC. Mudou-se para São Paulo onde vive em estado de permanente criação. Filha de Ernesto Saboia de Figueiredo(*Sobral, 1917) e Albetiza Aguiar. Neta paterna de Antônia Ernestina Saboia de Albuquerque(citada) e Antonio de Paula Pessoa de Figueiredo.
  • PATRÍCIA LUCIA MENDES SABOYA (3 KB)
    Primeira Senadora eleita pelo Ceará Patrícia Saboya. Filha de José Saboya Neto e Marly Mendes Aguiar. Neta paterna do Senador Plínio Pompeu de Saboya Magalhães(i.m) e Maria da Soledade Saboya(Mariinha)(i.m).
  • SESSÃO NOSTALGIA-4 (7 KB)
    Rosana(Rio)
  • BEATRIZ ARAÚJO SABOYA (BIA SABOYA) (6 KB)
    Fonoaudióloga. Possui excelente Clínica no Rio de Janeiro. Foi casada com Paulo Eduardo Araújo Saboya(citado), filho do Médico Pneumologista Carlos Eduardo Saboya(i.m)(Carlinhos Tomé) e Jeny Araújo(i.m)
  • SESSÃO NOSTALGIA-4 (7 KB)
    Rosana(Rio)
  • CAETANO SABOIA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO (10 KB)
    Coronel do Exército Brasileiro(i.m)--(*Sobral-Ce 1902;+ Sobral-Ce 1968). Filho de Antonia Ernestina Saboia de Albuquerque(citada) e Antônio de Paula Pessoa de Figueiredo(i.m). Constituiu família com Maria Luiza Ferreira e tiveram: Sara(*1953), Daniel(citado)(*1955) e Nazira(citada)(*1953).
  • CASAL JÚLIO SABOYA & CLÍVIA DE CASTRO (46 KB)
    Ele Alte. de nossa Marinha de Guerra--Ela Médica.
  • SESSÃO NOSTALGIA-5 (3 KB)
    Vera(a outra) Távora..qdo. criança..1974 foi um ano mto. bom ...
  • JOSÉ SABOYA DE ALBUQUERQUE(Dr. José Saboya) (3 KB)
    Juiz de Direito e Político(i.m)-(*Sobral-Ce 1871; +Rio 1950). Casou com Maria da Soledade Miranda Pessoa(Sinhá Saboia)(i.m), filha do Dr. Fco. de Paula Pessoa Filho e de Pudenciana Joaquina.
  • MINISTRO SABOIA E ALMIRANTE SABOYA (14 KB)
    Nossa Família- sem querer "puxar as brasas para as nossas sardinhas", é uma família formada por pessoas dignas e que muito vem contribuindo para o engrandecimento de nossa Nação. A família Saboia- ou Saboya, visto que é a mesma, é única no Brasil-, pelo que sabe o autor destas linhas, já deu à Nossa Marinha de Guerra cinco Almirantes: Aniceto Cruz Santos(* Sobral, 1911; já falecido), seu irmão José Cruz Santos(i.m), também nascido em Sobral-Ceará, Leopoldo Saboya(i.m)(São Paulo), Ministro Henrique Saboia(*Sobral) e Júlio Saboya de Araújo Jorge(*Rio). Os dois últimos aparecem na foto acima. Neste placar simbólico, a cidade querida na qual dei os meus primeiros passos, bate a do Rio de janeiro por 3x1 e o mesmo placar vale para São Paulo.
  • BUENO-CAETANO NETO E DANIEL (148 KB)
    no CENTEC(centro de Ensino Tecnológico)de S. em Janeiro de 2004. Bueno foi calouro de Daniel no Colégio Naval em 1973. Hoje são dois excelentes amigos.
  • ALMIRANTE HENRIQUE SABOIA(Henriquinho) (3 KB)
    (* Sobral-Ce, 1925)--Ex- Ministro da Marinha de Guerra. Filho de Deocleciano Saboia de Albuquerque(i.m) e Francisca Rodrigues de Albuquerque(i.m). Neto paterno de Ernesto Esperidião Saboia de Albuquerque(i.m)(*1874-1916) e Aline Gomes Coelho
  • A FAMÍLIA SABOIA EM DIA DE FESTA (19 KB)
    Aparecem na Foto, ainda o C.M.G Roberto Lima e sua esposa Flávia Saboia, filha do Ministro Saboia . Infelizmente não conseguí identificar a todos os que estão na foto, pelo que apresento as minhas desculpas.
  • RODOLFO HENRIQUE DE SABOIA (2 KB)
    Capitão-de-Mar-e-Guerra---(* Rio - 1955). Filho do ex-Ministro da Marinha Henrique Saboia(citado) e Rose Marie Neves ---
  • JOSÉ FIGUEIRA SABOIA DE ALBUQUERQUE (12 KB)
    (Figueirinha), muito amigo de Caetano Figueiredo, ambos falecidos. Filho do Cel. Vicente Saboia de Albuquerque e Dona July. Na foto, com sua esposa Frieda Saboia de Albuquerque, nascida na Alemanaha, também já falecida.
  • ANTONIA ERNESTINA SABOIA DE ALBUQUERQUE (7 KB)
    (Totonia)(i.m)(*Sobral 1876 - + Sobral 1953)--Filha de Ernesto Deocleciano de Albuquerque(citado) e Francisca Carolina Figueira de Saboia.
  • CEMITÉRIO DE SÃO JOSÉ (30 KB)
    Localizado em S., conhecido popularmente por "Cemitério dos ricos", existindo, assim , o "Cemitério dos pobres"(Cemitério de São Francisco) na mesma cidade. Neste Cemitério de São José está sepultada a geração mais antiga dos Saboia(descendentes do Cel. José Saboia). Revertere Ad Loco Tuum(Volta ao Teu Lugar).
  • Arquiteta VERA LÚCIA MENDES (4 KB)
    (* Rio, 1951). Filha do Cel. do Exército João Barbosa de Paula Pessoa Mendes(citado)e Maria Izana Pires Chaves.
  • SOBRAL ANTIGA-1 (27 KB)
    Joseph Balthasar Augeri, italiano, casou-se com jacinta Maria(* Ceará) a 24/11/1760. Tiveram três filhos: Cirurgião Licenciado Luiz Carlos de Saboia(+1823), Padre Carlos Manoel de Saboia(* Aracati,1768; +1830) e o Boticário(Farmacêutico) Vicente Maria Carlos de Saboia(+1838). Luiz Carlos gerou os Saboia de Independência e Crateús(ambas as cidades no interior cearense) e Vicente Maria gerou um filho que veio casar em Sobral(Coronel José Saboia). O ramo do Cel. José Saboia foi o que mais cresceu em número, e , em assim sendo, a cidade de Sobral(homônima de outra em Portugal), localizada no interior do Ceará e onde foi comprovada a Teoria da Relatividade de Einstein em 1919, pode ser considerada o berço da maioria dos Saboia. Prestamos assim nossa homenagem a esta querida cidade mostrando algumas fotos da mesma. Essa é a foto da antiga Radio Imperator, situada na Praça do São João, e cuja a coluna ainda lá permanece nos dias atuais para a nossa alegria.
  • VICENTE SABOIA DE ALBUQUERQUE NETTO(TINHO) (10 KB)
    (*1939; + 2001)em foto tirada no apartamento de sua mãe Vera,(por dancaefig) em São Paulo, no ano de 1976. Vicentinho era irmão de Eduardo Saboya de Albuquerque(Dudú), este último, executivo do Grupo Nagib Audi(i.m). Nagib Audi, libanês, foi casado com Zulma Saboya, filha de Maurício Saboya de Albuquerque.
  • SOBRAL ANTIGA-2 (46 KB)
    Praça do teatro São João, o teatro mais antigo do Ceará. O Segundo foi o Teatro José de José de Alencar em Fortaleza. Isto mostra o quanto nossos ancestrais valorizavam a Cultura. Por inveja, por Sobral receber produtos importados da Europa antes mesmo que Fortaleza( através do Porto de Camocim),passaram a nos chamar de "United States of Sobral". O que constitui uma grande injustiça para conosco, haja vista que Sobral jamais cometeu crimes de Guerra(Hiroxima, Nagazaki, Mai Lai, Bombardeio indiscriminado do Afeganistão e Iraque, com milhares de crianças, mulheres e velhos indefesos mortos)..tampouco Sobral foi vencida militarmente(Graças ao Glorioso Exército Brasileiro- um dos poucos invictos no mundo) no Vietnã.
  • RACHEL DE QUEIROZ (3 KB)
    Escritora de renome internacional, foi "grande entre os grandes". Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1910 e fal. em 2002. Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Filha de Daniel de Queiroz e Clotilde Franklin, descendente esta última da família Alencar, e que teve por pais Maria Luiza de Saboia e ....; Maria Luiza de Saboia foi filha de Domingos Carlos Gerson de Saboia e Amélia Matos. Domingos Carlos foi Promotor Público em Aracatí, Fortaleza e Baturité(todas as cidades localizadas no Ceará) e também Deputado à Assembléia Provincial de 1864 a 1869. Foi casado três vezes e era filho, (presumivelmente...Rachel de Queiroz escreveu há tempos um artigo sobre o fato) do Padre Domingos Carlos de Saboia,(*Aracati, 1804; + Cascavel-Ce,1862). Este Padre deixou vários filhos, e era ele próprio filho de Luiz Carlos de Saboia(citado), portanto neto de Joseph Balthasar Augeri(italiano) e Jacyntha Maria D'Assumpção(citada). O autor destas linhas teve o prazer de conversar pessoalmente com a ilustre Escritora, quando a mesma esteve em Sobral no ano de 1994, por ocasião da homenagem que lhe prestou, com justiça, a Universidade Estadual Vale do Acaraú(U.V.A), com a inauguração do Bosque Rachel de Queiroz e a entrega de outras Comendas.
  • SOBRAL ANTIGA-3 (54 KB)
    Praça Monsenhor Linhares.
  • MARIA EDGARDINA DAMASCENO PEIXOTO(DINA) (16 KB)
    com seu namorado DanCaeFig e a tia deste a inesquecível Maria Saboia de Figueiredo(Ia)(citada) em 1984 ou 1985.
  • CAMILLA SABOYA (9 KB)
    minha prima e amiga
  • JOÃO FELIPE SABOIA RIBEIRO (15 KB)
    Natural de Jaguaribe-Mirim (CE), Sabóia Ribeiro (João Felipe) nasceu em 07 de janeiro de 1898. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia. Foi Interventor do Acre, no primeiro período do Governo de Getúlio Vargas e Prefeito de Itapira, atual Ubaitaba (l936-41). Residiu em Ilhéus de 1941 a 1947, transferindo-se para o Rio de Janeiro onde faleceu em 07 de agosto de 1968. Colaborador do Diário da Tarde (Ilhéus) algumas vezes, sob o pseudônimo de João da Terra de Ninguém. Sua vocação para as letras data da juventude. Aos 18 anos ele se estreava como crítico, na Folha do Povo,de Fortaleza, a propósito do romancista Rodolfo Teófilo, a quem o ligaria longa e profunda amizade. Seguiu-se um ensaio sobre Papi Júnior. Como poeta, recitou seus primeiros versos no Salão Juvenal Galeno, editados sob o título Rosas de Malherbe (1923).
  • ESCRITÓRIO DE TRABALHO (21 KB)
    de DanCaeFigueiredo
  • SOBRAL ANTIGA-4 (58 KB)
    Rua Coronel Ernesto Deocleciano, localizada no Centro da cidade.
  • CAETANO SABOIA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO (24 KB)
    ..na Festa de Menino Imperador que ocorria em Sobral salvo engano até o ano de 1917. A foto é de 1907 quando Caetano Figueiredo(citado) tinha a idade de 5 anos
  • SOBRAL ATUAL -1 (14 KB)
    Casa da Cultura de Sobral(Antigo sobrado da Família Figueiredo)
  • SOBRAL ATUAL -2 (19 KB)
    Igreja da Sé em um dia ensolarado.
  • MANOEL FELIZARDO PAULA PESSOA MENDES (14 KB)
    Coronel do Exército Brasileiro(Infantaria)(i.m)--(*Sobral, 1918; + Fortaleza, 2000)
  • JOÃO BARBOSA DE PAULA PESSOA MENDES (18 KB)
    Coronel do Exército Brasileiro(Artilharia)--(* Sobral 1916)..Irmão do Cel. Manoel Felizardo de Paula Pessoa Mendes.
  • JOÃO BYRON FIGUEIREDO FROTA (10 KB)
    Desembargador. Filho do Juiz José Olavo Rodrigues Frota(i.m) e Antonina Saboia de Figueiredo(i.m)
  • FERNANDA SABOYA DE ALBUQUERQUE (3 KB)
    filha de Nemo Saboya de Albuquerque, mora em São Paulo. É uma pessoa legal.
  • TRAJANO SABOIA VIRIATO DE MEDEIROS (4 KB)
    Engenheiro(i.m)--(*Sobral, 1865- +Petrópolis, 1940)
  • SOBRAL ANTIGA-5 (59 KB)
    Praça da Coluna da Hora. Citada coluna foi criminosamente demolida.
  • PROF. FERNANDO SABOIA LEITÃO & ESPOSA ALIDJA (73 KB)
    Fernando Saboia (professor da U.F.C - Universidade Federal do Ceará) - FILHO de Aurélio Frota Leitão (Maraponga-Fortaleza) e de Dagmar Saboya Leitão (Guaraciaba do Norte) – NETO de Domingos Saboya (Sobral) e de Gonçala Souza Saboya (Guaraciaba do Norte) – BISNETO de Antonio Saboya (Sobral) e de Clemência Mesquita de Saboya (Sta. Quitéria), na foto com sua mulher Alídja Gomes Leitão (Enfermeira) (Nova Russas).
  • SOBRAL ANTIGA-6 (51 KB)
    Praça da Coluna da Hora vista sob outro ângulo. Atualmente é denominada Praça Dr. José Saboia, em homenagem ao Juiz Dr. José Saboia de Albuquerque(citado)
  • RAQUEL MARIA DE SABOIA CARVALHO (30 KB)
    Ela Empresária, com o seu marido Advogado Cláudio Marcos Rinaldi de Carvalho e sua filha a Universitária Tatiana Saboia Rinaldi de Carvalho .
  • ADRIANO E LUCIANO SABOIA DE CARVALHO (23 KB)
    Adriano Saboia Rinaldi de Carvalho ( Empresário e Ator)--Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho ( advogado), filhos de Raquel Maria de Saboia Carvalho e Cláudio Marcos Rinaldi de Carvalho(citados)--Netos de RAUL DE SABOIA E SILVA( FILHO DE JULIO CESAR DE SABOIA E SILVA , NASCIDO EM SOBRAL) E WILMA MARQUES DE SABOIA E SILVA ( ambos falecidos).
  • CANTORA MARISA (DE AZEVEDO)MONTE (10 KB)
    (*Rio, 01/07/1967)
  • SOBRAL ATUAL -3 (16 KB)
    Sobral não é nenhuma Paris, a Cidade das Luzes...Porém nem por isto deixa de ter o seu Arco, se não do Triumfo, o de Nossa Senhora de Fátima(Ave Gratia Plena)
  • WILMA MARQUES DE SABOIA E SILVA (35 KB)
    (*1914;+2002) com seu neto o Advogado Leandro Saboia Rinaldi de Carvalho(citado), filho de Raquel Saboia de Carvalho(citada) e Cláudio Marcos Rinaldi de Carvalho(citado)
  • SOBRAL ATUAL -4 (17 KB)
    Colégio Santana nos dias de hoje. Foi residência do Senador Francisco de Paula Pessoa( O Senador dos Bois), este pai de Antônia Geracina que foi casada com o Bacharel em Direito e Professor da Universidade de Recife José Antônio de Figueiredo. Este casal gerou, entre outros, o também Advogado Antônio de Paula Pessoa de Figueiredo, que casou com Antônia Ernestina Saboia de Albuquerque(Filha de Ernesto Deocleciano, fundador da Fábrica de Tecidos de Sobral). Do último casal citado, nasceu, entre outros, o Coronel do Exército Brasileiro Caetano Saboia de Albuquerque Figueiredo que, com a idade de pouco mais de 50 anos conheceu Maria Luiza Ferreira(então com 14 anos) e tiveram os filhos: Sara, Daniel e Nazira. Realmente meu pai foi um revolucionários dos costumes vingentes...
  • LAURA KUPAC SABOYA DE ALBUQUERQUE (9 KB)
    Filha de Ernesto Watson Saboya de Albuquerque e Anna Kupac. Neta por parte de pai de Ernesto Esperidião Saboya de Albuquerque(* 1897; + 1973) e Zilda de Andrade Watson(*1900;+1978). Laura reside nos EUA onde é Corretora. Visite a Home Page de Laura clicando em um dos links abaixo.
  • JERÕNIMO DE ALBUQUERQUE (5 KB)
    [Suposto retrato- Óleo de Manoel Victor Filho] Este homem gerou quase a totalidade dos Albuquerque brasileiros, pois teve inúmeras mulheres(Uma nobre Florentina,outra a índia Arcoverde- que gerou citada família com raizes em Pernambuco)..e muitas outras..depois entraremos com mais detalhes sobre o assunto...
  • LAURA KUPAC SABOYA DE ALBUQUERQUE (20 KB)
    com 9 meses de idade(citada). Laura foi casada com Rudolf Weber de Saboya(seu primo) e tiveram os seguintes filhos: Victor Weber de Saboya e Eric Weber de Saboya.
  • SOBRAL ANTIGA-7 (95 KB)
    Fábrica de Tecidos de Sobral - Fundada em 1895 por Ernesto Deocleciano de Albuquerque.
  • ERNESTO ESPERIDIÃO E ANNA KUPAC (32 KB)
    Anna Kupac casou-se com Ernesto Watson Saboya de Albuquerque, de quem foi segunda esposa, e tiveram: Ricardo Saboya de Albuquerque, Laura Kupac Saboya de Albuquerque (citada) e Cristina Saboya de Albuquerque.
  • JOSÉ WATSON SABOYA DE ALBUQUERQUE (8 KB)
    Filho de Ernesto Esperidião Saboya de Albuquerque e de Zilda de Andrade Watson, irmão de Ernesto Watson Saboya de Alb., Zilda W. Saboya de Alb., Aldir W. Saboya de Alb. , Neida W. Saboya de Alb. e Maria Watson Saboya de Albuquerque(+ aos dois anos de idade).
  • CARLOS ERNESTO SABOIA DE ALBUQUERQUE (23 KB)
    (*Sobral 1914). Engenheiro Civil Sanitarista, filho de Massillon Saboia de Albuquerque(i.m) e Judite Giudici(i.m). Dr. Carlos(Carlinho) casou com Leonor de Oliveira Coelho(*1919), natural do Rio de Janeiro e geraram os seguintes filhos: Maria Lúcia Coelho Saboia(* Rio 1944; + Fortaleza 1994), Leonardo Coelho Saboia de Albuquerque(* Rio, 1946), Rogério Coelho Saboia de Albuquerque(* Fortaleza-Ce-1947), Ernesto Deocleciano Coelho Saboia(*1949), Massilon Coelho Saboia de Albuquerque(*1952), José Carlos Coelho Saboia(*1955; + Petrópolis 1987), Lucília Coelho Saboia(* 1960) e Leonor Coelho Saboia(*1960- gêmeas).
  • JOSÉ FIGUEIREDO E CAETANO SABOIA DE FIGUEIREDO (27 KB)
    Engenheiro Civil José de Albuquerque Figueiredo(Zèquinha)(i.m) e seu irmão Engenheiro de Minas e Cel. do Exército Caetano Saboia de Albuquerque Figueiredo(*Sobral, 1902; + Sobral, 1968), filhos de Antonio de Paula Pessoa de Figueiredo e Antonia Ernestina Saboia de Albuquerque(Totonia). Foto batida na primeira década do Século XX.
  • CONFIDÊNCIAS DE UM BAIRRISTA ASSUMIDO (103 KB)
    Artigo publicado pelo Professor Universitário Daniel Caetano de Figueiredo no Jornal Correio da Semana em 1994(ou 1995)
 
Related Files
 
Related Links
 
Contact the Author


 

Home | Help | About Us | Site Index | Terms of Service | PRIVACY
The content shown on this page has been submitted by a Genealogy.com customer, and is not subject to verification by Genealogy.com. Neither Genealogy.com nor its affiliates are responsible for the accuracy of any information contained on this page. The opinions expressed on this page are the author's alone and not the opinions of Genealogy.com.
© 2011 Ancestry.com