DANIEL CAETANO DE FIGUEIREDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Familia Paula Pessoa

(ESBOÇO DE GENEALOGIA)

1726-2005

ISBN: 85-87906-16-X

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL-CEARÁ

AGOSTO DE 2005

DEDICO ESSE LIVRO

 

 

· a Deus , o Supremo Arquiteto do Universo, que me guiou as mãos na feitura deste singelo trabalho ;

· a meu querido, inesquecível e insubstituível pai, Caetano Saboia de Figueiredo , que ensinou - me o amor às Letras e aos Números , à Verdade e à Justiça ;

· à Ana Frieda e Caetano Neto , meus queridos filhos: motivo maior de alegria em minha vida ;

· à minha mãe Maria Luiza e às minhas irmãs Sara e Nazira;

· à Maria Veralúcia , minha esposa ;

· a Ernesto Saboia de Figueiredo , Maria Figueiredo Mendes (Ia)(i.m) , Antonina Figueiredo Frota (Nena)(i.m) e José de Albuquerque Figueiredo (Zèquinha)(i.m), meus tios;

· a Antônio de Paula Pessoa de Figueiredo(i.m) e Antônia Ernestina Saboia de Figueiredo (Totonha)(i.m), meus avós paternos;

· a Fernando Antônio Figueiredo Mendes e Francisco José Passos Mota, meus companheiros de adolescência e vida militar ; ao Dr. Manoel Souza de Saboia meu companheiro e amigo desde 1965;

· a José Teodoro Soares e Maria Norma Maia Soares;

· a Evaristo Linhares Lima e Maria Nilsa Brígido Linhares;

· Áqueles a quem conhecí, uns com intimidade, outros não, e cujos os olhos se fecharam para sempre. Espero que descansem na Paz do Senhor:

o primeiro morto que eu vi, um senhor que morava na Rua Senador Jaguaribe(Camocim, 1962), quase vizinho à nossa casa ; Gerardo "Bujaleco", fal. em Camocim mais ou menos na mesma época do anterior; Caetano Saboia de Figueiredo, meu querido e amado pai, falecido em janeiro de 1968; Eloá Paula Pessoa, fal. em Fortaleza, 1968 ou 1969; Jairo Santana, meu companheiro de Colégio Militar, fal. em 1969, Cel. José Aurélio Saraiva Câmara, meu estimado e amigo Professor de Matemática no Colégio Militar; Maria Figueiredo Mendes, querida e amada tia Ia (1995?); Cel. Manoel Felizardo Paula Pessoa Mendes, meu estimado tio e ex- professor no Colégio Militar (2001?); General Haroldo Erichsen da Fonseca, meu ex- comandante no C.M.F; Ministro Henrique Saboia, fal. em 2005; Deocleciano Saboia de Albuquerque, pai do anterior ; Rosinha Saboia, esposa do anterior; meus insquecíveis companheiros de Marinha de Guerra (1972-1974): Paulo Sérgio Espinosa da Silva (Bonitinho), José de Freitas Rocha, Torezzani Figueiredo, Eraldo Simião as Silva (Gadão), Nilter Uchoa Vasconcelos, Nilton Sebastião Mello de Figueiredo (Peninha), Elano Correia Mota(Colosso de Rodes), José Fernandes Del Angelo(03), Marcelo(Bolinha); Almirante Paulo Bonoso Duarte Pinto, Diretor da Escola Naval em 1974;

Vicente Saboia de Albuquerque Filho(Vicentinho)(1910-1976);Vicente Saboia de Albuquerque Netto(Tinho)(1939/2000?); Médico Massillon Saboia de Albuquerque; José Carlos Coelho Saboia(1955-1988); Maria Lúcia Coelho Saboia; Júlio de Araújo Jorge; Hugo Alfredo; Vileimar Carneiro; Prof. Francisco Maximino Barreto(Mister Barreto): Dr. Carlos Rolim; Profa. Miriam Maia Göerch; Ariosto da UVA; Prof. Arry Rocha de Oliveira; Juiz Olavo Rodrigues Frota ; Geraldo Figueiredo Frota; Heloisa Saboya de Albuquerque; Maria Saboya de Albuquerque(Maricota); José Silvestre Saboia de Albuquerque (Zé da Boina); Dr. Zequinha Silvestre; Frieda Saboia de Albuquerque; José Figueira Saboia de Albuquerque (Figueirinha); Pref. Jerônimo Medeiros Prado; Pref. José Euclides Ferreira Gomes Junior; Prefeito José Parente Prado; Prefeito Joaquim Barreto Lima; Louro do Othelino; Moço; Enfermeiro Inácio( que atendeu a meu pai em seus últimos momentos de vida); Dr. Zé Alverne (parteiro de meu nascimento); Dr. Ewerton Mont'Alverne; Pudenciana Saboia(Nazinha); Evangelina Saboia; Dr. Plínio Pompeu de Saboya Magalhães; Dona Mariiinha; José Saboia Neto(meu padrinho); Gilberto Saboia Pompeu; Ilton Girão; Martônio Barreto Lima; Ildefonso Cavalcante; Compositor Laerte Melo( companheiro de infância); Régis Ferreira Gomes (Régis Khan); Monsenhor Sabino Loiola; Padre José Mendes Lira; Wilson Oliveira; Médico Cláudio Pessoa( Claudinho Rodrigues); Felizardo Mendes Parente (Gatão); Dona Ritinha, esposa do anterior; Dr. Hugo Mendes Parente(foi meu dentista e muito amigo de meu pai); Renato Borges; José Renato Borges (Zé Renato); Francisco Borges (Chiquito); Antônio Lima; Maria de Lourdes Souza Saboia(Dona Lourdes); Miguel Deroci Carneiro (meu ex-sogro); Cláudio Marinho de Andrade; Aprígio(morador da fazenda Aiuá de meu pai); Engenheiro Marcos Gurgel; Calú Arruda; Expedito Quinto(pai do Dr. Zé Arteiro); Wagner de Sá Ponte;

.....................................

Capítulo 9 - Eclesiastes

......

5 Porque os vivos sabem que hão

de morrer, mas os mortos não

sabem coisa alguma, nem tam-

pouco terão eles recompensa, mas

a sua memória fica entregue ao

esquecimento.

6 Também o seu amor, o seu

ódio, e a sua inveja já pereceram,

e já não têm parte alguma para

sempre, em coisa alguma do que se

faz debaixo do sol.

......

........................................

Capítulo 12 - Eclesiastes

.......

7 E o pó volte à terra, como o

era, e o espírito volte a Deus, que

o deu.8 Vaidade de vaidades, diz o

pregador, tudo é vaidade.

.......

13 De tudo o que se tem ouvido,

o fim é: Teme a Deus e guarda os

seus mandamentos; porque isto é o

dever de todo o homem

14 Porque Deus há de trazer a

juízo toda a obra, e até tudo o que

está encoberto, quer seja bom,

quer seja mau.

.......

 

ENTRELAÇAMENTO ENTRE OS PAULA PESSOA E OUTRAS FAMÍLIAS

· OS PAULA PESSOA E OS SABOIA

 

A família Paula Pessoa une-se à família Saboia através do casamento realizado a 22 de novembro de 1890 de Francisca Saboia Ximenes Aragão , n. a 17 de novembro de 1870 e fal. a 21 de março de 1937, filha de Francisca Cândida Saboia e de Manoel Cornélio Ximenes Aragão, com João Barbosa de Paula Pessoa (....), n. a 24 de novembro de 1868 e fal. a 26 de dezembro de 1915, filho do Senador Vicente Alves de Paula Pessoa e de sua 2a mulher Ana Barbosa de Paula Pessoa. O Senador Vicente Alves de Paula Pessoa n. em Sobral a 29 de março de 1828 e era filho do Senador Francisco de Paula Pessoa e de Francisca Carolina Alves.

Unem-se , ainda, as duas famílias através do casamento de Antônia Ernestina Saboia de Albuquerque, filha do Cel. Ernesto Deocleciano de Albuquerque com o Dr. Antônio de Paula Pessoa de Figueiredo (...), filho de José Antônio de Figueiredo e de Antônia Geracina Paula Pessoa Figueiredo, que era filha do Senador Paula e, portanto, irmã do Dr. Vicente Alves, anteriormente citado.

O Senador Francisco de Paula Pessoa, natural de Granja, filho do português Capitão-Mor Tomaz Antonio Pessoa de Andrade e de Francisca de Brito Pessoa de Andrade, casou-se com Francisca Maria Carolina, nascida a 15 de março de 1807 em Santa Quitéria, filha única do Cel. Vicente Alves da Fonsêca, nascido em Quixeramobim, e de Antônia Geracina Isabel de Mesquita. Essa Antônia Geracina Isabel de Mesquita, n. em novembro de 1774 na povoação de Santa Quitéria e era filha única de Antônio Pinto de Mesquita, nascido em Jacurutu em 1736 e que foi casado com Dona Luiza Teresa de Jesus Colaço, natural de Itamaracá, Capitania de Pernambuco.

Antônio Pinto de Mesquita exerceu os postos de Capitão das Ordenanças e foi ainda Capitão-Mor e Presidente do Senado da Câmara da antiga Vila Distinta e Real de Sobral, onde faleceu, tendo sido filho do Sargento-Mor João Pinto de Mesquita. João Pinto de Mesquita era português e chegou ao Brasil em companhia de um irmão, Manoel Santiago Pinto, indo residir nas terras que adquirira por sesmaria no rio Jacurutu, hoje Jacurutu-Velho, que fica no minicípio de Santa Quitéria, e, à época, não era muito distante da povoação do Riacho dos Guimarães, hoje cidade de Groaíras.

O Sargento-Mor João Pinto de Mesquita casou-se em 1726 com Dona Tereza Rodrigues de Oliveira, filha do Capitão Luiz de Oliveira Magalhães, natural de Sergipe d ‘El Rei , e de Dona Isabel Rodrigues Magalhães, natural do Rio Grande do Norte e irmã do Capitão-Mor Antônio Rodrigues Magalhães, dono de muitas fazendas de criação, entre as quais a Fazenda Caiçara, hoje cidade de Sobral.

Também através do casamento de Maria da Soledade Miranda Pessoa (Sinhá Saboia)(Bn..), filha de Francisco de Paula Pessoa Filho e de Pudenciana Joaquina da Costa Miranda com o Dr. José Saboia de Albuquerque, irmão de Antonia Ernestina, estão entrelaçadas as famílias Paula Pessoa e Saboia.

Temos ainda, em época mais recente, o casamento celebrado entre Maria Lúcia Coelho Saboia, filha do Dr. Carlos Ernesto Saboia de Albuquerque, com Luis Carlos Carneiro de Paula Pessoa, filho de Vicente Barbosa de Paula Pessoa, sendo este mais um dos laços a unirem as duas distintas famílias sobralenses.

· OS PAULA PESSOA E OS FIGUEIREDO

 

O Dr. José Antônio de Figueiredo, natural do Cabo, Pernambuco, -pelo que sabe o Autor dessas linhas-, foi o primeiro membro da família Figueiredo a chegar em Sobral e contrair matrimônio com pessoa da região, constituindo família; no caso, José Antônio seria o "Adão dos Figueiredo" da região norte do Ceará, tendo se casado com Antônia Geracina de Paula Pessoa (F02), filha do Senador Paula Pessoa. Dele descendem a quase totalidade dos Figueiredo de Sobral .

· OS PAULA PESSOA E OS GOMES PARENTE

· OS PAULA PESSOA E OS BARRETO

· OS PAULA PESSOA E OS ARRUDA

· OS PAULA PESSOA E OS FERREIRA GOMES

· OS PAULA PESSOA E OS MENDES

· OS PAULA PESSOA E OS XIMENES DE ARAGÃO

· OS PAULA PESSOA E OS SANFORD

As famílias Saboia e Sanford entrelaçam-se pelo casamento de Judith Barbosa de Paula Pessoa(xxxx), filha de Francisca Saboia Ximenes de Aragão e do Dr. João Barbosa de Paula Pessoa, com Paulo de Almeida Sanford, ex-prefeito de Sobral, filho de John Rorshore Sanford e de Minerva de Almeida Monte, realizado a 10 de fevereiro de 1926.

· OS PAULA PESSOA E OS AGUIAR

· OS PAULA PESSOA E OS FONTENELE

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

· ABREVIATURAS

p. pai

f. filho

n. neto

2n. bisneto

3n. trineto

4n. quarto neto

5n. quinto neto

6n. sexto neto

7n. sétimo neto

8n. oitavo neto

9n. nono neto

fal. faleceu , falecido(a).

n. nasceu, nascido(a).

c.c. casou, casou - se com.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORIGENS DA FAMÍLIA PAULA PESSOA

 

THOMAZ ANTONIO PESSOA DE ANDRADE, Capitão-Mor, nascido em Rabaçal, bispado de Coimbra, Portugal, era filho do notário Feliciano Pessoa de Andrade e de Dona Maria Thereza de Macedo.

Vindo de Portugal em 1760 saltou na Bahia e veio para Sobral, onde esteve algum tempo como caixeiro; retirando-se para Granja , ai casou com Dona Francisca Motta, filha do português João Carvalho da Motta, vindo da Bahia, e irmã do Cel Motta, que representou papel saliente no norte da província e comandou forças organizadas no Ceará contra o General Fidié (vol. 1, B. de Studart, ver também pág. 331, vol. 3, do Pe Sadoc).

Antonio Batista Fontenele escreveu em seu livro OS FONTENELE : " De Ribaçal, Bispado de Coimbra, veio o Capitão de Ordenanças Tomaz Antônio Pessoa de Andrade, com destino ao Ceará. Andrade era filho de Feliciano de Andrade Pessoa e sua mulher, Maria Tereza de Macedo. Como ponto de referência sobre seu novo destino, trazia a indicação da Vila de Sobral, por recomendação paterna. ...."

O casal Tomaz Antônio Pessoa de Andrade e Francisca Maria de Jesus tiveram:

f01- FRANCISCO DE PAULA PESSOA

CAPÍTULO I

f02- JOÃO DE ANDRADE PESSOA ANTA

CAPÍTULO II

f03- JOSÉ RAIMUNDO PESSOA DE ANDRADE

CAPÍTULOIII

f04- GONÇALO DE ANDRADE PESSOA

CAPÍTULO IV

f05- JOAQUIM DE ANDRADE PESSOA

CAPÍTULO V

f06- TOMÁS DE ANDRADE PESSOA

CAPÍTULO VI

f07- CATARINA DE ANDRADE PESSOA

CAPÍTULO VII

f08- MARIA TERESA PESSOA

CAPÍTULO VIII

f09- ANA DE ANDRADE PESSOA

CAPÍTULO IX

?f10- FRANCISCA TOMÁSIA PESSOA

CAPÍTULO X

f?11- ANTONIO DE ANDRADE PESSOA

CAPÍTULO XI

?f12- ISABEL PESSOA

CAPÍTULO XII

f13- MANOEL DE ANDRADE PESSOA

CAPÍTULO XIII

CAPÍTULO I

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

f01. Francisco de Paula Pessoa (Senador Paula). Nasceu em Granja a 24/3/1795 e fal. em Sobral a 16/7/1879. Casou-se a 16/5/1827 com Francisca Maria Carolina, n. em Santa Quitéria a 15/3/1807 e fal. em 1851, filha única do Cel. Vicente Alves da Fonsêca e de sua primeira mulher Antonia Geracina Isabel de Mesquita.(Ver pág 19, vol 2, Pe Sadoc e também pag 177). Tiveram os seguintes filhos:

PARTE I

n01. Vicente Alves de Paula Pessoa. Senador do Império e grande jurista, n. em Sobral a 29 de março de 1928 e casou-se três vezes. A primeira em Fortaleza a 20 de outubro de 1852 com Maria Barbosa, filha do major Simão Barbosa Cordeiro e de Anna Mendes Barbosa. Ao ficar viúvo, o Dr. Vicente Alves casou-se com sua cunhada Anna Barbosa de Paula, irmã de sua primeira mulher, a 01/02/1865, em Canindé. Casou-se pela terceira vez com Mariana Barbosa Cordeiro, a 5 de junho de 1870, também em Canindé.

O historiador Cônego Fco. Sadoc de Araújo cita em seu livro Cronologia Sobralense - vol. II , à pág. 177: " Fazendo alusão aos seus três casamentos , o Senador gostava de dizer o seguinte trocadilho: Casei-me com Maria, Ana e Mariana."

*DO PRIMEIRO CASAMENTO de Vicente Alves com Maria Barbosa nasceram:

2n 01. Francisco Barbosa de Paula Pessoa, n. em Fortaleza-Ce a 23/10/1853. Bacharel em Direito pela Faculdade de Recife, c.c. sua prima Francisca Carolina de Paula Figueiredo(Bnxx), filha do Dr. José Antônio de Figueiredo e de Antonia Geracina de Paula Pessoa Figueiredo, a 10/12/1887. (Ver folha 270, vol. 1 Studart). Tiveram:

3n 01. Vicente de Paula Pessoa, Bacharel em Direito, c. no Rio de Janeiro.

3n 02. Jaime de Paula Pessoa, c.c. Maria Rodrigues Lima, filha do Dr. José Austragésilo Rodrigues Lima e de Maria Celeste;

3n 03. Eloá de Paula Pessoa, inupta.

3n 04. Odele de Paula Pessoa, inupta.

2n 02. Anna Barbosa de Paula Pessoa, n. a 24/11/1854, c.c. seu primo Dr. Plácido Fontenele de Pinho Pessoa (Bn....), a 19/9/1874. Deste consórcio nasceu um filho e Anna faleceu em conseqüência desse parto com 21 anos de idade a 3/1/1876.

Tiveram:

3n 05. Vicente, fal. dias depois de nascido.

2n 03. Simão Barbosa de Paula Pessoa, n. a 26/04/1856, c.c. Ana Isabel Camarão no Rio de Janeiro. Não houve sucessão.

2n 04. Vicente Alves de Paula Pessoa Filho, Engenheiro, n. a 30/04/1857. Viveu maritalmente com Da Isabel, natural do Rio Grande do Sul e tiveram uma filha:

3n 06. Olga, em casa chamada Linda, que nasceu a 26/03/1890. Olga foi batizada a 5/01/1896 na Igreja de Nossa Senhora da Penha, no Rio, Freguesia de Irajá.

2n05. Francisca Barbosa de Paula Pessoa, n. a 23/10/1859 e fal. com 11 anos de idade vítima de coqueluche.

2n06. Thomás Barbosa de Paula Pessoa, n. a 24/05/1861 e fal. a 14/07/1903. Casou-se com Maria Pia Severino Duarte, filha do Major Vicente Severino Braga Duarte e de Luiza Libânia Braga Duarte, a 31/10/1885. Thomás foi jornalista notável, redator da Gazeta de Sobral e fundador do Clube Republicano de Sobral. Tiveram:

3n 07. Victor de Paula Pessoa, c.c. Maria Aragão Mendes, filha de Antonio Enéas Pereira Mendes e de Regina Saboia Aragão Mendes, a 12/09/1908. (ver família Saboia).

3n 08. Hugo de Paula Pessoa, c.c. Maria Amélia Rodrigues de Almeida, filha do Dr. Joaquim Antunes de Almeida Lobo e de Estefânia Rodrigues de Almeida, a 26/11/1918;

3n 09. Luiza de Paula Pessoa, c.c. João Gutemberg Mendes, filho de João Modesto Pereira Mendes e de Maria José Mendes, a 07/09/1907.

3n 10. Carlos de Paula Pessoa

2n07. Maria Barbosa de Paula Pessoa, n. a 10/07/1862 e fal criança a 11/07/186...;

2n08. Maria Barbosa de Paula Pessoa, n. a 28/01/1864, c.c. seu cunhado Dr. Plácido Fontenele de Pinho Pessoa(....), viúvo de sua irmã Anna Barbosa(Bn......), e formado pela Academia de Direito de Pernambuco. O Dr. Plácido de P. Pessoa era filho de João de Pinho Pessoa (f. de Marçal Borges de Pinho e de Maria Tereza de Pinho) e de Geminiana Fontenele, nascida em 1827, filha de Plácido Fontenele e de Maria Antonia dos Santos; Tiveram:

3n 11. João de Pinho Pessoa, formou-se em Direito e c. em Minas Gerais com .................Deste matrimônio nasceram sete filhas e um filho. Faleceu em 1974 aos 78 anos de idade;

3n 12. Geminiana de Pinho Pessoa, c.c. Manoel Marinho de Andrade, Médico, n. a 23 de agosto de 1880, filho de Alfredo Marinho de Andrade e de Belarmina Caetana de Oliveira Gondim. Casados em Canindé-Ce, a 09/05/1912, tiveram:

4n01. Osir Pinho Marinho de Andrade, n. em Sobral a 12 de agosto de 1916. Engenheiro Agrônomo formado pela Escola de Agronomia do Ceará, casou-se com Maria Haydê Araujo, irmã de Walter Araújo. Tiveram:

5n01. Maria Denise Marinho, filha única, c.c. Francisco Assunção Monte Coelho e tiveram:

6n01. Antonio de Pádua Marinho Monte, filho único, n. a 21 de março de 1974. Foi aluno do autor no Colégio Geo Studio Sobralense;

4n02. Walmir Pinho Marinho de Andrade, falecido aos 2 anos de idade;

4n03. Ademar Marinho de Andrade, fal. em acidente de carro. Era casado com uma das filhas de José Lino da Silveira;

4n04. Plácido Marinho de Andrade, n. em Sobral a 08/10/1917 e c.c. Maria Gláucia, da família Ferreira Gomes de Acaraú. Bacharel em Direito em 1946 e Promotor de Justiça, é autor do interessante livro SOBRAL - HUMOR E PROSA. Tiveram:

5n02. João Jaime Gomes Marinho de Andrade. Casado com Márcia Jereissati, é Chefe de Gabinete do Governador do Ceará Tasso Jereissati;

5n03. Fernanda Marinho de Andrade, c.c. Clístenes, filho de Manoel Gonçalves da Silva e de Eneida. Casaram-se na Igreja do Cristo Rei, em Fortaleza;

4n05. Elsa Pinho Marinho de Andrade, c.c. o Dr. João Batista Esmeraldo de Vasconcelos, Advogado, nascido a 23/06/1912, filho de José Fabião de Vasconcelos e de Ana Esmeraldo de Vasconcelos. Tiveram:

5n04. Francisco de Assis Marinho de Vasconcelos (Chico Memé) , proprietário da gráfica Ingrapel em Sobral, c.c. Maria das Graças Albuquerque. Tiveram:

6n02. Elza Albuquerque Vasconcelos (Elzinha), que foi aluna do Autor em Sobral no ano de 1990;

6n03. Francisco de Assis Marinho Filho;

6n04. Fábio Albuquerque Vasconcelos;

5n05. José Fabião Vasconcelos Neto, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará , é funcionário da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Casou-se com Maria Lucia Medeiros. Tiveram:

6n05. Fabiana Medeiros Vasconcelos;

6n06. Lívia Medeiros Vasconcelos;

6n07. Vitor Medeiros Vasconcelos;

5n06. Manoel Marinho Vasconcelos, n. a 22 de abril de 1945 e faleceu em 1997. Engenheiro agrônomo casou-se a primeira vez com Maria das Graças Parente, n. a 19 de julho de 1949, filha do Dr. Hugo Mendes Parente, n. a 15/10/1920 e de Emilia Lopes; Manoel Marinho exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Secretário de Agricultura do Estado do Ceará e c. a segunda vez com Virgínia Costa Lima. Manoel Marinho e Maria das Graças tiveram:

6n08. Hugo Parente Vasconcelos;

6n09. Rodrigo Parente Vasconcelos;

6n10. Manoela Parente Vasconcelos;

Do segundo casamento nasceu:

6n11.Joana;

5n07. João Batista Marinho Vasconcelos , Médico formado pela Universidade Federal do Ceará em 1973, c.c. Helenira Ellery. Tiveram:

6n12. Germana Ellery Marinho, Acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaráu, em Sobral;

6n13. Leonardo Ellery Marinho, Acadêmico de Medicina da U.F.C, assim como sua irmã Germana, foi aluno do Autor no Colégio Geo-Sobralense;

6n14. Ivna Ellery Marinho c.c. Carlos Eugênio Ellery Lustosa da Costa, filho do Deputado Paulo Lustosa;

5n08. Ana Maria Marinho Vasconcelos c.c. Ubirajara Ramos Cairo e tiveram Gildásio, João Carlos e Danilo;

5n09. Rosa de Lourdes Marinho Vasconcelos c.c. Renato Catunda Parente, n. a 10/09/1946;

5n10. Elza Maria Marinho Vasconcelos, casou a primeira vez com Alfredo Lopes Neto e a segunda vez com Frederico Lustosa da Costa. Do primeiro casamento nasceram:

6n15. Aline;

6n16. Pablo;

6n17. Paloma;

Do segundo casamento nasceu:

6n18.Maurício;

4n06. José Marinho de Andrade, n. em 22/12/1927. Engenheiro Químico Industrial pela Universidade de Curitiba, industrial e fazendeiro residente em Vitória da Conquista, na Bahia;

4n07. Francisco Marinho de Andrade c.c. Zelisa Guimarães Moraes, n. a 19/02/1939. Tiveram:

5n11. Lincoln Moraes de Andrade, c.c. Aline;

5n12. Fernando Moraes de Andrade;

5n13. Ciro Moraes de Andrade;

5n14. David Moraes de Andrade;

4n08. Maria do Carmo Pinho Marinho de Andrade, c.c. José Edmilson Sousa, nascido a 6 de outubro de 1925, filho de Francisco Hermenegildo de Sousa. Tiveram:

5n15. Francisco Hermenegildo Sousa Neto, Engenheiro Civil e Professor Universitário é também Vereador por Sobral eleito pelo PDT(Partido Democrático Trabalhista) em 1997. Companheiro de mocidade do Autor , casou-se com Jeane Mary Lucetti e tiveram:

6n19. Igo Lucetti Sousa, n. em 1983;

6n20. Breno Lucetti Sousa;

6n21. Victor Lucetti Sousa;

5n16. José Edmilson Sousa Filho, Engenheiro Civil, c.c. Stefânia e têm uma filha de nome Camila;

5n17. Carmilce Marinho de Andrade c.c. Gustavo e têm uma filha de nome Nicole;

4n09. Manoel Marinho de Andrade;

4n10. Valney Marinho de Andrade, c.c. Lúcia Maria Catunda Parente, n. a 31/12/1941;

4n11. Erineudes Marinho de Andrade;

3n13.Maria de Pinho Pessoa;

3n14. Ana de Pinho Pessoa;

3n15. Abigail de Pinho Pessoa;

3n16.Laura de Pinho Pessoa , fal. em 1943;

3n17. Plácido de Pinho Pessoa Filho, residente em Canindé-Ce;

3n18. Alzira de Pinho Pessoa, casada com César Fernandes em Fortaleza;

3n19. Otília de Pinho Pessoa, c.c. o Dr. Lauro de Paula Vale, Bacharel em Direito;

3n20. Vicente de Pinho Pessoa , Engenheiro Civil residente no Rio de Janeiro;

3n21. Francisco de Pinho Pessoa , fazendeiro no município de Canindé;

 

* DO SEGUNDO CASAMENTO de Vicente Alves com Ana Barbosa nasceram:

2n09. José Barbosa de Paula Pessoa, n. a 26/01/1866 e fal. inupto a 15/05/1894. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro.

2n10. João Barbosa de Paula Pessoa, Advogado, n . a 24/11/1868, c.c. Francisca Saboia Ximenes de Aragão, n. a 17/11/1870 e fal. a 21/03/1937, filha de Manoel Cornélio Ximenes Aragão e de Francisca Saboia de Aragão, a 22/11/1890 e tiveram 10 filhos:

3n22. Anna Aragão de Paula Pessoa, casou-se a 16 de setembro de 1911 com José Piragibe Mendes, comerciante, nascido a 25 de dezembro de 1886 e fal. a 10 de outubro de 1941, filho de Manuel Felizardo Pereira Mendes e de Maria Candida Mendes da Rocha.

Pe. Francisco Sadoc de Araújo escreveu à página 109, vol. 5 da Cronologia Sobralense:

" 8 de janeiro de 1921 (sábado): Às 13 horas é inaugurado o Banco de Crédito Agrícola de Sobral à Rua Campelo; o capital inicial foi de 150:000$000. A seção inaugural foi presidida pelo Sr. Piragibe Mendes. Usou a palavra o idealizador do Banco, o Sr. Oriano Mendes. Foi o primeiro estabelecimento bancário da cidade."

Anna e José Piragibe tiveram:

4n12. Maria Cândida de Paula Pessoa Mendes c.c. José Godofredo Rangel, comerciante. Casou-se em segundas núpcias com o Dr. Marco Antonio Forte, em Fortaleza. Do segundo casamento nasceram:

5n18. Carlos Alberto Mendes Forte. Estudou no Colégio Militar de Fortaleza, turma de 1968, a mesma do Autor. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará(?) e casou-se a 26 de setembro de 1991 com Karla Cardoso de Alencar em Fortaleza. É Advogado do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) em Fortaleza. Tiveram:

6n22. Carlos de Alencar Forte;

5n19. Antônio José Mendes Forte. Exímio pianista é atualmente parceiro de Egberto Gismonti, casou em primeiras núpcias com Maria de Fátima Goulart, portuguesa. Tiveram:

6n23. Marco Goulart Forte;

Antonio José casou em segundas núpcias com Odália Sampaio e tiveram:

6n24. Ana Sampaio Forte;

4n13. Neide de Paula Pessoa Mendes casou-se a 29 de junho de 1941 com Heitor Esteves Nobre, n. a 24 de dezembro de 1912, filho de Custódio Ferreira Nobre e de Raimunda Esteves. Heitor foi gerente do Banco do Brasil em Fortaleza e possuia um sítio próximo a Fortaleza, denominado " o paraíso dos macacos" , em alusão ao seu apelido de macaco, sítio este que o Autor visitou nos anos de 1968 e 1969. Tiveram:

5n20. Vânia Mendes Nobre, n. a 7 de outubro de 1942;

5n21. Ernani Mendes Nobre, n. a 24 de agosto de 1947, Engenheiro Civil e Professor Universitário (Unifor), lecionou a disciplina de Concreto Armado I ao Autor dessas linhas, em 1981. Trabalhou no Nutec e c.c. Tereza Gorete da Ponte Aguiar, filha de Raimundo Mendes Aguiar e de Maria de Jesus Cavalcante ( D.a Jú, filha de Samuel Gomes da Ponte). Gorete é irmã do empresário José Lirio, natural de Sobral e radicado em Brasília. Ernani e Gorete tiveram:

6n25. Régis Aguiar Nobre;

6n26. Lívia Aguiar Nobre;

6n27. Mariana Aguiar Nobre;

5n22. Ricardo Mendes Nobre, n. a 22 de janeiro de 1954. Casou-se com Lisia e tiveram:

6n28. Alexandre Nobre;

6n29. Juliana Nobre;

4n14. João Barbosa de Paula Pessoa Mendes, Coronel do Exército da Arma de Artilharia e Engenheiro Militar, nasceu em Sobral a 12 de dezembro de 1916 e fal. em São Paulo em 2005. Casou-se a 31 de julho de 1943 com Maria Izana Pires Chaves, natural de Uruburetama, Ceará, filha do Maestro Ismael Pires Chaves e de Joana Estela dos Santos Chaves. João Barbosa cursou o Colégio Militar do Ceará de 1930 a 1935. Ingressou na Escola Militar de Realengo, RJ, em 1936 de onde saiu Aspirante a Oficial em dezembro de 1938. Matriculou-se na Escola Técnica do Exército(Hoje Instituto Militar de Engenharia-IME), tendo concluído o curso de Engenheiro Industrial de Automóveis em dezembro de 1949, no posto de Capitão. João Barbosa e Izana tiveram:

5n23. Ana Maria Mendes, nascida em 10 de julho de 1945 na cidade do Rio de Janeiro. É Formada pelo Instituto Mackenzie, São Paulo, no Curso de Secretariado, em 1965. Casou-se a 20 de abril de 1972 com Marco Antonio Buselli, nascido a 22 de maio de 1946, natural de São Paulo, SP, formado pela Faculdade de Turismo de São Paulo.Tiveram:

6n30. Patrícia Mendes Buselli;

6n31. André Mendes Buselli;

5n24. Vera Lúcia Mendes, nascida em 19 de novembro de 1951, na cidade do Rio. Depois de concluído os cursos Técnico de Arquitetura e Interiores, pela Escola Panamericana de Artes e Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie, seguiu para Roma , Itália, onde graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Università degli Studi di Roma, defendendo sua Tese de Doutorado em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente reside em Santa Cruz Cabrália, Bahia, onde presta serviços de arquitetura para a prefeitura local. É divorciada e não teve filhos;

5n25. Nilza Mendes, nascida em 25 de abril de 1957, na cidade de Curitiba, PR. Concluiu o Curso Técnico em Administração no Instituto Mackenzie e diplomou-se em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras São Marcos, SP, em 1982. Casou-se a 14 de abril de 1993 com Antonio Aldenízio Pinheiro, nascido a 8 de maio de 1960, natural de Fortaleza. Nilza trabalha em São Paulo desempenhando trabalhos na área de Informática;

4n15. Manoel Felizardo de Paula Pessoa Mendes, Cel. do Exército da Arma de Infantaria e Professor do Colégio Militar de Fortaleza , casou-se com Maria Figueiredo Mendes(3n 36), filha do Dr. Antônio de Paula Pessoa de Figueiredo e de Antonia Ernestina Saboia de Albuquerque. Foi professor de Matemática do Autor em 1968 no Colégio Militar de Fortaleza.

Mons. Vicente Martins assim a ele se refere:

"(...)Fez os estudos primários em sua terra natal e o curso de preparatórios no Colégio Militar do Ceará, onde concluiu a 20/12/1936.

Seguindo para o Rio de Janeiro, matriculou-se na Escola Militar de Realengo a 1o de abril de 1937. Foi declarado Aspirante a Oficial a 12 de dezembro de 1939 e promovido a 2o Tenente a 24/12/1940."

VER DESCENDÊNCIA NA MULHER;

4n16. Ieda de Paula Pessoa Mendes;

3n23. Maria Geminiana Aragão de Paula Pessoa (Mimi), n. a 09/03/1894, casou-se a 9 de outubro de 1915 com Flávio Viriato de Saboia , Comerciante, filho de José Viriato Figueira de Saboia e de Antônia Adélia de Saboia. VER DESCENDÊNCIA NO MARIDO;(?)

3n24. Vicente Barbosa de Paula Pessoa, c.c. Abigail Trevia Carneiro, filha de Manuel Juarez Carneiro e de Maria Trevia Carneiro, natural de Camocim. Tiveram:

4n17. Mona Waleska Barbosa de Paula Pessoa, c.c..... e tiveram:

5n26.Júnior Moraes;

5n27. Ricardo Moraes de Paula Pessoa;

5n28. Rafael Moraes de Paula Pessoa;

5n29 Átila Moraes de Paula Pessoa;

4n18. Francisco Amaury Carneiro de Paula Pessoa, Analista Bioquímico e Professor Universitário vinculado a U.E.C.E(Universidade Estadual do Ceará), c.c. Maria Neice Barreto Arruda, nascida a 29 de junho de 1941, Bancária, filha de José Maria Arruda Coelho e de Euridice Barreto Arruda. Amaury é exímio pianista e reside atualmente em Fortaleza. Tiveram:

5n30. Silvana Maria Arruda Paula Pessoa c.c. Nabuco Junior;

5n31. Nicéa Arruda Paula Pessoa c.c. Danilo Souza e tiveram:

6n32. Danilo Souza Junior;

5n32. Liana Arruda Paula Pessoa c.c. Abílio Oliveira Lima;

5n33. Sérgio Arruda Paula Pessoa, Engenheiro Civil;

4n19. Luis Carlos Carneiro de Paula Pessoa, c.c. Maria Lucia Coelho Saboia(Pn372), filha de Carlos Ernesto Saboia de Albuquerque e de Leonor Coelho Saboia de Albuquerque. VER DESCENDÊNCIA NA MULHER;

4n20. Fernando Carneiro de Paula Pessoa, Médico em Fortaleza. Casou-se com Hilda Maria Cruz, da família Veras Coelho de Camocim. São os pais de:

5n34. Ana Karine Paula Pessoa;

5n35.Camila Paula Pessoa;

5n36. Henrique Paula Pessoa;

4n21. Wilson Carneiro de Paula Pessoa (Wilsinho), companheiro de adoslecência do autor, c.c Maria da Conceição Lopes e tiveram:

5n37. Érico Collier Paula Pessoa, filho único;

3n25. Judith Barbosa de Paula Pessoa, casou-se a 10 de fevereiro de 1926 com Paulo de Almeida Sanford, Engenheiro Agrônomo e ex-Prefeito de Sobral, nascido em Sobral a 17 de agosto de 1898 , filho de John Rorshore Sanford e de Minerva de Almeida Monte. Tiveram:

4n22. João de Paula Pessoa Sanford, Oficial do Exército e Engenheiro Civil, proprietário da Construtora Britânia, residente em Fortaleza, c.c. Olga Barroso. Tiveram:

5n38. Nise (Engenheira civil professora da Unifor?)

5n39. Paulo

5n40. Carla c.c. ....(Jeovah Damasceno?)

5n41. Maria

4n23. Maria Nise de Paula Pessoa Sanford, c.c. o Dr. Olavo Rangel Parente, n. em Sobral a 6 de agosto de 1918, Médico, filho de Raimundo Osvaldo Rangel Parente e de Rosalina Cavalcante Rangel, a 10 de abril de 1948. Tiveram:

5n42. Maria Carmen Sanford Rangel Parente, n. a 30 de setembro de 1959. Casou-se a 4 de junho de 1981 com Antonio José Veras Parente, n. a 7 de abril de 1955, comerciante, filho de Antonio Rodrigues Parente e de Maria Guaraci Veras Parente. Tiveram:

6n33. Gisela Sanford Rangel Parente, n. a 26 de dezembro de 1981;

6n34. Michele Sanford Rangel Parente, n. a 17 de outubro de 1985;

4n24. Solange de Paula Pessoa Sanford c.c. Vicente de Paula Feitosa. Tiveram:

5n43. Paulo Sanford Feitosa;

5n44. Vicente Sanford Feitosa;

5n45. Ana Luiza Sanford Feitosa;

4n25. Helvécio de Paula Pessoa Sanford, Advogado, c.c. Liana Lima Mascarenhas, filha do Gen. Bolivar Mascarenhas e de Minerva Sanford Lima e tiveram:

5n46. Denise Mascarenhas Sanford, n. a 31 de agosto de 1970;

4n26. Roberto de Paula Pessoa Sanford. Formou-se em Agronomia pela UFC em 1975;

3n26. José Barbosa de Paula Pessoa c.c. Jandira Pires Chaves, filha de Ismael Pires Chaves e de Maria Chaves. Tiveram:

4n27. Lúcio Glauro Pires de Paula Pessoa , funcionário do Banco do Brasil, casou-se a 12 de março de 1955 com Maria José Mendes Adeodato, filha de João Nogueira Adeodato e de Luzia Mendes Adeodato, já falecida. Lúcio Glauro fal. em Sobral em 2005. Tiveram:

5n47. Felizardo;

5n48. Sandra;

5n49. Lúcio Júnior;

4n28. Darcy Barbosa Pires de Paula Pessoa, n. a 18 de dezembro de 1938 e casou-se a 6 de outubro de 1962 com Maria da Conceição Mont’Alverne Rangel, nascida a 6 de outubro de 1943, filha de José Edson Rangel e de Maria Alpha Mont’Alverne Rangel. Tiveram:

5n50. Francisco Sérgio Rangel de Paula Pessoa, Médico, nascido a 4 de janeiro de 1964;

5n51. Darcy Pires de Paula Pessoa Junior, Arquiteto, nascido a 16 de março de 1965. Casou-se com Adriana, filha de Raimundo Deocleciano da Frota (Deoclécio), comerciante em Sobral. Tiveram:

6n35. Gabriela;

5n52. Ticiana Rangel de Paula Pessoa;

5n53. Ricardo Rangel de Paula Pessoa;

5n54. Daniel Rangel de Paula Pessoa;

4n29. Maria Dilza Paula Pessoa c.c. José Brisamar de Azevedo, nascido em Sobral a 1o de julho de 1925 e fal. a 30 de agosto de 1979, filho de Vicente Custódio de Azevedo e de Maria da Conceição Parente de Azevedo. Tiveram:

5n55. Francisco Arnaldo Paula Pessoa Azevedo (Naim), Advogado formado pela Universidade Federal do Ceará(UFC) em 1977, c.c. Ziza Maria Guimarães Azevedo, filha de José Ferreira Guimarães e de Edite Lopes Guimarães. Tiveram:

6n36. Ezio Guimarães Azevedo, n. a 1o de março de 1983;

6n37. Arnaldo Paula Pessoa Azevedo Júnior, n. a 22 de fevereiro de 1986;

6n38. Erle Guimarães Azevedo, n. a 12 de novembro de 1987;

6n39. Iury Guimarães Azevedo, n. a 10 de março de 1995;

5n56. Reginaldo Paula Pessoa Azevedo, Engenheiro Civil, c.c. Luzia Adeodato Andrade, filha de Aristides Frederico Neto (Dr. Tidinho), Médico, e de Terezinha Adeodato Andrade;

5n57. Janice Paula Pessoa Azevedo, c.c. Pedro Sérgio Barreto, filho de Maximino Barreto e de Maria Celina Mendes Barreto;

5n58. José Roberto Paula Pessoa Azevedo (Betica). Formado em Odontologia, c.c. Lusana Mendes Vieira(7n304), filha de Francisco Lusmar Vieira e de Zaira Mendes Vieira. Tiveram:

6n40. Jossana Vieira Azevedo;

5n59. Fernando Antônio Pessoa de Azevedo (Ninica), Advogado, casou-se com Izana Frota Soares , filha de José Arteiro Soares e de Maria de Jesus Frota. Tiveram:

6n41. ...

5n60. José Brisamar de Azevedo Junior;

4n30. João Barbosa Pires de Paula Pessoa, Médico Gastroenterologista e Professor Universitário em Fortaleza;

4n31. Armando Pires de Paula Pessoa, Dentista, já falecido;

4n32. Jane Pires de Paula Pessoa c.c. Valdir Frota;

4n33. Ernane Pires de Paula Pessoa, já falecido. Casou-se a 8/12/1962 com Maria de Jesus, n. a 24/3/1946, filha de Adalberto Aguiar Albuquerque e de Ilca Frota Aguiar. Tiveram:

5n61. Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa;

3n27. Simão Barbosa de Paula Pessoa, n. a 8 de dezembro de 1904 e fal. em Sobral a 15 de julho de 1968, c.c. Maria Celeste Parente Frota, filha de Francisco Frota Menezes e de Maria Alméria Gomes Parente. Simão Barbosa era comerciante e grande incentivador das rinhas de galos de briga em Sobral. Simão Barbosa foi muito amigo de Caetano Figueiredo. Tiveram:

4n34. Francisco Marcelo Frota de Paula Pessoa (Negrinho), Representante Comercial, estudou no Colégio Cearense;

4n35. Simone Maria Frota de Paula Pessoa, casou-se a 23 de março de 1957 com o Professor José Maximino Barreto Lima (Conhecido carinhosamente por Mister Barreto), Professor de inglês conceituado em Sobral e também Professor da UVA, nascido a 16 de julho de 1932 e já falecido, filho de Francisco das Chagas Barreto e de Maria Cesarina Lopes (Sinhá Barreto). Mister Barreto foi muito amigo de Caetano Figueiredo e também do Autor destas linhas. Tiveram:

5n62. Maria Cesarina Paula Pessoa Barreto (Sinhá), c.c. Marco André Medeiros Lopes.Tiveram:

6n42. André Barreto Lopes;

6n43. Bruno Barreto Lopes;

6n44. Paulo Barreto Lopes;

6n45. Vitoria Barreto Lopes;

5n63. Maria Celeste Paula Pessoa Barreto, n. em Sobral a 10 de junho de 1959, c.c. Carlos Eduardo Correia de Albuquerque, n. a 23 de agosto de 1955, bancário, filho do Cel. do Exército Ary Cavalcante de Albuquerque e de Alzira Correia de Albuquerque. Casados em Sobral a 29 de março de 1982. Tiveram:

6n46. Débora Barreto Albuquerque;

6n47. Rodolfo Barreto Albuquerque;

5n64. José Barreto;

4n36. José Parente Frota de Paula Pessoa (Zèzinho), Engenheiro Civil, c.c. Maria Auxiliadora e tiveram:

5n65. Rônei, Engenheiro Civil;

5n66. Rebeca;

5n67. Renata;

4n37. Celeste Maria Frota de Paula Pessoa, c.c. Silvio Azevedo, Advogado e tiveram:
5n68. Diego, Acadêmico de Sociologia na UFC;

3n28. Manoel Barbosa de Paula Pessoa (Paulinha)casou-se a 28 de setembro de 1933 com Maria Candida Mendes Mont’Alverne, irmã do Dr. Everton Mendes Mont’Alverne, filha de Alarico Mont’Alverne e de Edith Mendes Alverne.Tiveram:

4n38. Vanderilo Mont’Alverne de Paula Pessoa, Agrônomo. Casou-se com Ana Marta, filha de Edmundo Rodrigues;

4n39. Amilcar Mont’Alverne de Paula Pessoa, Economista;

4n40. Maria das Graças Mont’Alverne de Paula Pessoa, c.c. Roberto Pergentino Maia, filho do dono do cartório Pergentino Maia;

4n41. Alarico Mont’Alverne de Paula Pessoa (Alá);

4n42. Manoel Mont’Alverne de Paula Pessoa, Engenheiro Civil;(?).

3n29. Francisca Aragão de Paula Pessoa, casou-se a 16 de junho de 1929 com Ildefonso de Holanda Cavalcante, nascido a 7 de agosto de 1905, filho de Ildefonso de Holanda Cavalcante e de Maria Carolina Franca. Ildefonso foi funcionário do antigo Banco de Crédito Agrícola de Sobral e vereador à Câmara de Sobral em várias legislaturas. Foi, ainda, eleito vice-prefeito de Sobral na administração de Cesário Barreto Lima e faleceu em Massapê a 22 de outubro de 1973. Tiveram:

4n43. Maria Carolina de Paula Pessoa Cavalcante, religiosa, filha de caridade;

4n44. Maria Sônia Cavalcante c.c. o tabelião Édson Luis Rodrigues de Almeida a 17 de junho de 1950. Edson Luis, filho do Tabelião Antônio Almeida e sobralense de grande destaque na comunidade, foi presidente do Lions Club Caiçaras por diversas vezes. Tiveram:

5n69. Alda Maria Almeida, professora, c.c. Francisco Xavier do Amaral Torres;

5n70. Silvana Maria Almeida c.c. o Dr. Francisco Hermínio Neto, Engenheiro Civil. Tiveram:

6n48. Wagner de Sá Ponte Neto;

6n49. Geyne Almeida de Sá Ponte;

6n50. Daniel Almeida de Sá Ponte;

5n71. Ildefonso Cavalcante de Almeida, Advogado e Tabelião Substituto do segundo Ofício de Sobral, c.c. Sandra Luzia de Paula Pessoa Cavalcante, Bancária. Tiveram:

6n51. Juliana Paula Pessoa Cavalcante;

6n52. Mariana Paula Pessoa Cavalcante;

5n72. Geisa Cavalcante de Almeida. Funcionária do Banco do Nordeste do Brasil, n. a 9 de janeiro de 1955 e c.c. o Dr. José Helder Lima Parente, Odontólogo, nascido a 27/04/1952, filho do Dr. Hugo Mendes Parente. O Dr. José Helder é filiado ao LIONS CLUB CAIÇARAS, tendo exercido a Presidência deste por duas vezes, com brilhantismo. Tiveram:

6n53. Érico Almeida Parente;

6n54. Sônia Almeida Parente;

6n55. Mayra Almeida Parente;

6n56. Hugo Mendes Parente Neto;

5n73. Antônio Joaquim Rodrigues de Almeida Neto, Engenheiro Civil, c.c. Julieta Maria Mendes Frota, Médica, e tiveram:

6n57. Joyce Frota de Almeida;

5n74. José Tupinambá Cavalcante de Almeida, Advogado e Bancário, casou-se com Lucimar Pontes;

4n45. João Barbosa de Paula Pessoa Cavalcante, Advogado e funcionário aposentado do Banco do Brasil, c.c. Teresa Francisca Lopes a 18 de dezembro de 1965. Tiveram:

5n75. Humberto Lopes Cavalcante, n. a 29/09/1966, Advogado e Bancário, c.c. Stefânia Albuquerque e tiveram:
6n58. Levi Albuquerque Cavalcante, n. a 13/09/92;

5n76. Fábio Lopes Cavalcante, n. a 13/07/1970, Dentista em Fortaleza. Casou-se com Liane Belchior, também dentista;

5n77. João Barbosa de Paula Pessoa Cavalcante Filho, n. em 12/7/72, Advogado;

5n78. Ildefonso Lopes Cavalcante , n. em 26/2/1975, empresário;

4n46. Francisca Barbosa Cavalcante, Professora, c.c. Hélio Pereira Lima a 4 de janeiro de 1964 e tiveram:

5n79. Rosemaildes Cavalcante Lima, c.c. Bruno Maia e tiveram:

6n59. Bruna Lima Maia;

5n80. Ronaldo Cavalcante Lima;

5n81. Gislane Cavalcante Lima;

5n82. Heveto Cavalcante Lima;

4n47. Arnaud de Holanda Cavalcante, funcionário aposentado do Banco do Brasil e ex-presidente da AABB de Sobral por diversos anos, foi Secretário de Recursos Humanos da Prefeitura de Sobral na gestão do Dr. Ricardo Barreto Dias em 1993. Empresário dono da Naja Turismo, empresa que promove excursões, é também Colunista Social. Casou-se a 12 de fevereiro de 1971 com Aloma Feijão, também funcionária do Banco do Brasil, filha de Moacir Lima Feijão e de Zuleica Rangel. Tiveram:

5n83. Arnaud de Holanda Cavalcante Junior, n. em Sobral a 25/05/1972, c.c. Cinthia Collier Vasconcelos Arruda, n. a 25/08/1977, filha de Francisco de Assis Vasconcelos Arruda e de Silvéria Lopes Vasconcelos Arruda;

5n84. Alano Feijão Cavalcante, que foi aluno do autor dessas linhas no Colégio Sobralense-Geo. Acadêmico de Direito em Fortaleza;

5n85. André Feijão Cavalcante;

5n86. Ayanne Feijão Cavalcante;

4n48. Fernanda Maria Cavalcante casou-se a 9 de dezembro de 1972 com Francisco Tavares Pereira, funcionário do Banco do Brasil. Tiveram:

5n87. Dharla Cavalcante Tavares Pereira, n. a 29 de novembro de 1975;

5n88. Ingrid Cavalcante Tavares Pereira, n. a 12 de abril de 1978. Assim como a anterior, foi aluna do Autor;

5n89. Carolina Cavalcante Tavares Pereira, n. a 27 de março de 1984;

3n30. Helena Barbosa de Paula Pessoa, inupta;

3n31. João Barbosa de Paula Pessoa Filho (Barbosinha);

* DO TERCEIRO CASAMENTO de Vicente Alves com Mariana Barbosa, nasceu:

2n11. Francisca Magalhães de Paula Pessoa, n. a 05/05/1871 e fal. a 13/07/1889. Filha única do casamento de Vicente Alves com sua terceira mulher Mariana Barbosa, casados em Canindé a 05/06/1870.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE II

n02- Antonia Geracina de Paula Pessoa, n. a 30 de março de 1832 e fal. a 22 de agosto de 1907. Casou-se com o Dr. José Antonio de Figueiredo, filho de Antonio José de Figueiredo e de Rosa Maria da Conceição, a 30 de abril de 1851. José Antonio de Figueiredo era natural do Cabo, Pernambuco.

Pelo que sabe o Autor, José Antônio foi o primeiro membro da família Figueiredo a chegar em Sobral. Acerca de José Antônio de Figueiredo, podemos ler no livro DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DE PERNAMBUCANOS ILUSTRES, cujo autor F. A . Pereira da Costa, escreveu à página 527:

"José Antonio de Figueiredo : Nasceu na villa do Cabo a 15 de Dezembro de 1823, e foram seus paes Antonio José de Figueiredo e D. Rosa Maria da Conceição Figueiredo.

José Antonio começou os seus estudos preparatorios na cidade do Recife, e revelando logo o elevado talento de que era dotado conseguiu optimos resultados; matriculou-se na Academia Juridica de Olinda, e depois de um brilhante tirocinio de 5 annos, recebeu a 22 de Outubro de 1845 o gráo de bacharel em sciencias juridicas e sociaes.

(...) Em 1849 tomou assento na Assembléa Provincial, na qualidade de supplente, e foi tão heroica e grandiosa a attitude que manteve, elle só e Mendes da Cunha, em luta constante com a maioria conservadora, ainda exaltada dos seus triumphos sobre os infelizes liberaes que haviam ousado erguer o grito da revolta, que, ás glorias e os louros colhidos na tribuna da Assembléa, conquistou amigos, sympathias e geral consideração. <Moço, sem compromissos politicos, sem fortuna, dotado de talento, quando podia ambicionar um brilhante futuro alistando-se nas phalanges de Cezar, preferiu a milicia pompeana, já destroçada e vencida>.

(...)Se o Dr. José Antonio de Figueiredo conquistou na camara dos deputados os fóros de parlamentar distincto pela attitude brilhante e honrosa que manteve, não menos se distinguiu como lente, como publicista e como advogado.

(...)Lente da Faculdade, o Dr. Figueiredo regeu as cadeiras de Direito Natural e Direito Romano e a de Direito Publico e Constitucional, e nomeado lente cathedratico por Decreto de 4 de Setembro de 1858, a 13 de Outubro tomou posse da sua cadeira de Direito Natural e de Direito Publico. Condecorado em 1874 com a commenda da Rosa por seus serviços e antiguidade no magisterio, os seus discipulos apressaram-se em offerecer-lhe a respectiva venera, mas elle agradeceu-lhes reconhecidamente, dizendo que não aceitava a condecoração que o governo lhe conferira.

(...)O Dr. José Antonio de Figueiredo falleceu a 18 de Abril de 1876. O partido liberal de Pernambuco, que o tinha como vice-presidente de seu directorio, a imprensa, e os seus amigos e discipulos, pagaram o merecido tributo ao talento, ao merito, a probidade e aos serviços do illustre morto, de uma maneira honrosa e condigna."

José Antônio e Geracina tiveram:

2n12- Antonio de Paula Pessoa de Figueiredo casou-se a 24 de outubro de 1899 com Antonia Ernestina Saboia de Albuquerque(Totonha) , filha de Ernesto Deocleciano de Albuquerque, nascida a 13 de julho de 1876 e falecida em Sobral em 1953.O Dr. Antonio de Paula Pessoa de Figueiredo n. em Recife-Pe a 25/06/1870 e fal. em Sobral-Ce a 27 de agosto de 1948. Foi Juíz de Direito de Sobral e durante muitos anos foi Gerente Técnico da Fábrica de Tecidos de Sobral, cargo que deixou por motivos de saúde. Tiveram:

3n32. Caetano Saboia de Albuquerque Figueiredo , n. em Sobral a 13 de abril de 1902 e fal. na mesma cidade a 9 de janeiro de 1968. Foi Cel. Engenheiro do Exército Brasileiro e acerca do mesmo escreveu Mons. Vicente Martins em seu livro Homens e Vultos de Sobral, pág. 95, 2a edição, UFC, 1989: "Capitão Caetano Saboia de Albuquerque Figueiredo - Filho do Dr. Antonio de Paula Pessoa de Figueiredo e D. Antonia Ernestina Saboia de Albuquerque Figueiredo, nasceu em Sobral a 13 de abril de 1902.

São seus avós pelo lado paterno: Dr. José Antonio de Figueiredo e D. Antonia Geracina Paula Pessoa de Figueiredo, e pelo lado materno: Ernesto Deocleciano de Albuquerque e D. Francisca Saboia de Albuquerque.

Fez os estudos primários em sua terra natal, com João Barbosa de Paula Pessoa; o curso de Humanidades no Colégio Cearense em Fortaleza, em 1914, e no Colégio Marista da Bahia, onde concluiu.

A 1o de janeiro de 1922 matriculou-se na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro. Dias depois, rebentando a revolução, foi preso no Rio e desligado para Itajubá, onde era comandante o Capitão Luiz Silvestre. De volta ao Rio, respondeu conselho de guerra, sendo excluído do Exército.

Matriculou-se então na Escola de Engenharia de Ouro Preto em Minas Gerais e depois transferiu-se para a de Belo Horizonte. Estando a cursar o 5o ano, foi chamado pela revolução de 1930 e comissionado no posto de 2o Tenente, a 8 de novembro de 1930, por decreto no 19.395.

Esteve dois meses na Coluna Prestes e depois como Delegado Militar em Brasópolis, fazenda do Dr. Venceslau Braz, então Presidente da República(?).

Terminada a revolução que vitoriosa levou à Presidencia da República o Dr. Getúlio Vargas, foi continuar os estudos no Rio, onde concluiu o curso de Engenheiro Militar, pelo regulamento de 1929.

A sua promoção a 1o Tenente data de 20 de abril de 1934, e a de Capitão de 2 de outubro de 1934.

Conta tempo dobrado: Revolução de São Paulo - 12 de julho a 3 de outubro de 1932 e 18 anos de serviço militar.

É casado com D. Jucelina Antunes e é irmão do Dr. José de Albuquerque Figueiredo, Engenheiro Civil."

Em sua vida militar Caetano Figueiredo foi contemporâneo de Luis Carlos Prestes, Juarez Távora, Siqueira Campos e Eduardo Gomes, entre outros, que mais tarde se destacariam na vida política do Brasil.

Caetano casou-se com Jucelina Antunes (Celina), filho do Cel. Julio Andrade e de Áurea Antunes, natural de Pedra Azul, Minas Gerais e desse casamento não houve sucessão. Desquitou-se e constituiu família com Maria Luiza Ferreira (Maria Luiza de Paula Mendes Vasconcelos), nascida a 13 de fevereiro de 1937 e natural de Sobral.Tiveram:

4n49. Sara de Albuquerque Figueiredo, n. em Sobral a 22 de setembro de 1953. Casou-se nessa cidade em 1967 com José de Sousa Saboia, filho de Fábio Marinho Figueira de Saboia e de Maria de Lourdes Sousa.Tiveram:

5n90. Danielli Figueiredo Saboia, n. em Sobral a 24 de outubro de 1968, é acadêmica do curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Sara desquitou-se e casou em Fortaleza com Lourival Gadelha Júnior, Contador, filho de Lourival Gadelha Lima(?) e de Carmélia Gadelha, natural de Fortaleza. Tiveram:

5n91. Rodrigo de Figueiredo Gadelha, c.c.......e residem em Fortaleza-Ce;.

4n50. Daniel Caetano de Figueiredo( O Autor). Engenheiro Civil , n. em Sobral na Praça Duque de Caxias , conhecida atualmente por Praça do Bosque, a 18 de julho de 1955. Cursou o Primário na Escola Dr. João Ribeiro Ramos, em Sobral. Falecendo seu pai a 9 de janeiro de 1968, transferiu-se para Fortaleza, indo residir com sua tia Maria Figueiredo e ingressou no Colégio Militar de Fortaleza, turma de 1968. Prestou em seguida concurso para o Colégio Naval , em Angra dos Reis, Estado do Rio , onde estudou durante o biênio 1972/73 e em seguida, aprovado com boas notas , foi para a Escola Naval, na Ilha de Villegaignon, onde concluiu o 2o ano. Retornou ao Ceará em 1977 e ingressou em 1978 no curso de Engenharia Civil, tendo concluído o mesmo em dezembro de 1982. De volta ao Rio em 1986, morou algum tempo na residência de Frieda Saboia de Albuquerque e depois retornou em 1989 para Fortaleza e em seguida, no ano de 1990, para Sobral, sua terra natal. Em 1994 foi aprovado em concurso público promovido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), sendo Reitor desta o Prof. José Teodoro Soares. Está vinculado ao Departamento de Matemática. Em setembro de 1999 concluiu o curso de Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Casou-se em Forquilha a 7 de novembro de 1991 com Maria Veralucia Carneiro (Verinha), natural de Intans, Distrito de Morrinhos, n. a 18 de dezembro de 1955, filha de Miguel Deroci Carneiro e de Maria Geralda Carneiro. Maria Veralucia é prima legítima do poeta, jornalista e radialista Antônio Pinto Carneiro. Tiveram:

5n92. Ana Frieda Carneiro Saboia de Figueiredo, n. a 9 de janeiro de 1993 na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sendo a equipe que a assistiu formada pelos médicos Luis D’Assenção Morais de Aquino Junior (Obstetra), Vicente Cristino M. Neto (Anestesista) e Francisco Plácido Nogueira Arcanjo(Pediatra).

5n93. Caetano Saboia de Albuquerque Figueiredo Neto, n. na Santa Casa de Misericórdia de Sobral a 13 de dezembro de 1996, sendo a equipe que o assistiu composta pelos médicos Luis Aquino, Vicente Cristino e Pedro Olivar Sousa Magalhães (Pediatra).

4n51. Nazira de Albuquerque Figueiredo, n. em Sobral a 27 de março de 1957. Casou-se em 1as núpcias com Antonio de Sousa Cavalcante, Médico Anestesista, natural de Campina Grande no Estado da Paraíba, nascido a 2 de novembro de 1956 e formado pela FESP de Recife. Tiveram:

5n94. Barbara Figueiredo Cavalcanti(Babí), n. em Pernambuco a 7 de novembro de 1978. Estudante em Caruarú, Pernambuco.

5n95. Samí Figueiredo Cavalcanti, nascido e falecido em 1979.

Nazira desquitou-se e constituiu família com Francisco Capibaribe Filho, natural de Fortaleza e irmão do Jornalista Capibaribe Neto, do Diário do Nordeste. Nazira e Francisco Capibaribe tiveram:

5n96. Ravache de Albuquerque Figueiredo, n. em Fortaleza a 30 de outubro de 1984.

Caetano Figueiredo (mais precisamente, um de seus irmãos, para preservarmos a verdade) e Raimunda Sampaio Pessoa tiveram:

4n52. Fernando Jorge Pessoa da Silva, n. em Sobral a 5 de maio de 1952, cc Lucy e residem em Fortaleza. Tiveram:

5n97. Francisco Edson Pessoa da Silva.

5n98. Marco Aurélio Pessoa da Silva.

5n99. Luis Edmo Pessoa da Silva.

5n100. Maria Lenilce Pessoa da Silva.

5n101. Daniel Pessoa da Silva.

5n102. Ismael Pessoa da Silva.

3n33. Antonina Saboia de Albuquerque Figueiredo (Nena), n. a 17 de outubro de 1904 em Sobral e casou-se a 4 de janeiro de 1922 com o Dr. José Olavo Rodrigues Frota, n. em Sobral a 17 de fevereiro de 1896, filho de Estanislau Lucio Carneiro da Frota e de Ana Joaquina Rodrigues. O Dr. José Olavo foi Promotor de Justiça em Sobral(1921), Juiz Municipal de Coreaú(1922) e de Santana do Acaraú(1925) e depois Juiz de Direito de Crateús, tendo sido, ainda, interventor de Crateús em 1945. Faleceram ambos em Fortaleza, onde residiam. Tiveram:

4n53. Silvio Geraldo Figueiredo Frota, n. em Sobral a 21 de abril de 1925 e fal em Fortaleza em 1994. Cirurgião Dentista formado pela......, residiu longo tempo em Crateús. Casou com Rosa Virgínia Veras. Tiveram:

5n103. João Olavo Veras Frota, Médico.

5n104. Sílvio Ernesto Veras Frota, Vereador em Fortaleza eleito em 1996 pelo Partido.......

5n105. Goethe Veras Frota, Advogado(?).

4n54. Antonio Figueiredo Frota. Médico, casou-se com Sebastiana Sales Bezerra(Mimi) e tiveram:

5n106. Gêngis Bezerra Frota

5n107. Gênvis Bezerra Frota

4n55. João Byron de Figueiredo Frota. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi Juiz de Direito em Ipu e depois em Fortaleza. Atualmente é Desembargador na Capital Cearense. Casou-se com Rita Enoy Machado Vale e tiveram:

5n108. Danielle Maria Vale Frota, Médica formada pela Universidade Federal do Ceará.

5n109. Isabelle Maria Vale Frota, acadêmica de Direito.

5n110. José Olavo de Rodrigues Frota Neto, cursa Direito em Fortaleza.

3n34. José Saboia de Albuquerque Figueiredo(Zèquinha). Engenheiro Civil formado nos Estados Unidos da América, c. em 1927 em Alagoa Grande, Paraiba, com Maria da Conceição Chaves da Silva, natural daquele Estado. Tiveram:

4n56. Maria de Lourdes Silva Figueiredo (Lourdinha), cc Diogo Soares Araújo, alto funcionário do Banco do Nordeste e irmão do advogado Rafael Araújo, marido de Neli.Tiveram:

5n111. Maria Cristina Figueiredo Araújo, formada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, cc José Sarto Mamede Aguiar, irmão do Professor Universitário e Engenheiro Civil Newton Mamede. Tiveram:

6n60. Mara Araújo Aguiar

6n61. Luiz Gustavo Araújo Aguiar

6n62. Bruno Araújo Aguiar

5n112.José Eduardo Figueiredo Araújo(Duda). Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará, primo e amigo do Autor dessas linhas. Casou-se com Fernanda Saboia e tiveram:

6n63. Isabela Figueiredo

6n64. José Eduardo Figueiredo Araújo Filho

5n113. Maria Paula Figueiredo Araújo, cc o Arquiteto e Professor Universitário José Paulo Narciso da Rocha, natural do Piauí.Tiveram:

6n65. Breno Araújo da Rocha

6n66. Biatriz Araújo da Rocha

4n57. Ruth Silva Figueiredo. Inupta.

4n58. Paulo Silva Figueiredo, bancário. Pai de :

5n114. José de Albuquerque Figueiredo Neto, Médico Cardiologista residente no Maranhão.

5n115. Virgínia Figueiredo, médica em São Paulo.

5n116. Paulo Henrique Figueiredo

3n35. Ernesto Saboia de Figueiredo , n. em Sobral a 20 de maio de 1917. Foi aluno do Colégio Militar do Ceará, atual Colégio Militar de Fortaleza, em 1937 e em 1938 entrou na Escola Militar de Realengo onde concluiu o segundo ano na Arma de Cavalaria. Foram seus companheiros de turma, entre outros, o ex-Ministro Mário Andreazza, Mauro Borges e José Maria Pinto Duarte, este falecido na campanha da FEB na Itália, durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Funcionário do Banco do Brasil, onde atingiu, por merecimento, cargos elevados, casou-se com Albetiza Aguiar, natural de Massapê, filha de Joaquim Aguiar e de Maria de Sousa Aguiar, a 27 de fevereiro de 1943. Tiveram:

4n59. Maria Inês Aguiar de Figueiredo (Marinês).Formou-se em Direito e casou com o Oficial da Aeronáutica Osório Cavalcante, pai de Lara e falecido em Fortaleza no ano de 1997. Não houve sucessão. Maria Inês é poetisa e autora do livro "O Poeta e a Ponte".

4n60. Sandra Maria Aguiar de Figueiredo. Professora Universitária com Mestrado pertencente aos quadros da Universidade Estadual do Ceará, c.c. Raimundo Porfírio Sampaio Neto (Zêzê), Médico Oncologista residente em Fortaleza e com cursos nos Estados Unidos da América.Tiveram:

5n117. Cynthia Figueiredo Sampaio.

5n118. Clarissa Figueiredo Sampaio.

5n119. Márcio Figueiredo Sampaio.

5n120. Cristina Figueiredo Sampaio, casou-se a 19/5/93 com Fernando, filho de Fernando Antonio Mendes Façanha.

5n121. Fernando Figueiredo Sampaio.

4n61. Joyce Maria Aguiar de Figueiredo (Joyce Cavalcanti). Escritora e Jornalista, autora dos livros A Costela de Adão e Inimigas Íntimas, casou-se com Carlos Augusto Ancillon Cavalcanti, Oficial da Aeronáutica, natural do Maranhão. Carlos Ancillon foi Adido Militar da Aeronáutica em Washington. Tiveram:

5n122. Sabine Figueiredo Cavalcante, cc Wagner Barros, em Fortaleza, a 26/12/86.

5n123. Camile Figueiredo Cavalcante.

4n62. Antonio de Figueiredo Neto(Toni). Nasceu a 17 de maio de 1950. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará , foi aluno do Colégio Militar de Fortaleza, turma de 1962. Foi Secretário de Transporte de Fortaleza na gestão do Prefeito Ciro Ferreira Gomes. Casou-se a 27/5/77 em Fortaleza com Isabel Pinheiro(Bel), filha de Manoel Decio Pinheiro. Tiveram:

5n124. Ernesto Saboia de Figueiredo Neto(Ernesto Neto), Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará, n. a 1o de abril de 1979.

5n125. Felipe Pinheiro de Figueiredo, n. a 25 de fevereiro de 1982.

5n126. Guilherme Pinheiro de Figueiredo, n. a 1o de dezembro de .....

4n63. Ernesto Saboia de Figueiredo Junior (Ernestinho). Formado em Administração de Empresas, é também Analista de Sistemas. Foi diretor do Serproce e Secretário de Administração do governo Tasso Jereissati (1995/1998). Em 1999 foi nomeado para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM). Casou-se a 29/10/83 em Fortaleza com Márcia Pinheiro, filha de Geraldo Climério Pinheiro. Sem descendentes.Casou-se em segundas núpcias com Geórgia e tiveram:

5n127. Pedro Ernesto Figueiredo

5n128. Maria Eduarda Figueiredo

4n64. Silvana Maria Aguiar de Figueiredo. Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, é também Professora Universitária vinculada à Universidade Estadual Vale do Acaraú. Possui Mestrado em ..... Casou-se com Hélio e tiveram:

5n129. Pamela.

5n130. Hélio Filho.

3n36. Maria Saboia de Figueiredo (Ia). Nasceu em Sobral em 1920 e faleceu em Fortaleza em julho de 1997. Casou-se a 21 de novembro de 1940 com Manuel Felizardo de Paula Pessoa Mendes (4n15) , Oficial do Exército da Arma de Infantaria, Professor de Matemática do Colégio Militar de Fortaleza, natural de Sobral, filho de José Piragibe Mendes e de Ana de Paula Pessoa Mendes. Tiveram:

4n65. José Piragibe Figueiredo Mendes (Pira), nasceu a 25 de janeiro de 1942. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará no ano de ..... , trabalhou no Departamento Financeiro do Banco do Nordeste do Brasil em Fortaleza, cargo no qual se aposentou em ..... Casou-se com Ana Maria Jereissati Ary, prima legítima do ex- Governador do Ceará Tasso Ribeiro Jereissati, depois Senador pelo mesmo Estado Residem em Fortaleza. Tiveram:

5n131. Celina Ary Mendes, n. em Fortaleza em 1968 e cc. Giles Garcia, na França, onde atualmente faz Curso de Mestrado em Psicologia na cidade de Bordeaux. Tiveram:

6n67 . Joaquim;

5n132. Rachel Ary Mendes.

4n66. Paulo César Figueiredo Mendes , n. em Fortaleza em 1953. Estudou no Colégio Cristo Rei e depois cursou o Colégio Militar de Fortaleza, turma de 1966. Engenheiro Mecânico formado pe Universidade Federal do Ceará, é atualmente funcionário concursado da Petrobrás. Casou-se com Ana Dias e tiveram:

5n133. João Paulo Dias Mendes.

5n134. Diego José Dias Mendes.

5n135. Gustavo César Dias Mendes.

4n67. Fernando Antônio Figueiredo Mendes (Nando), n. em Fortaleza a 25 de janeiro de 1955. Estudou no Colégio Cristo Rei e após ingressou no Colégio Militar de Fortaleza, turma de 1968, a mesma do autor . Concluiu o curso da Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, Rio de Janeiro, no ano de 1978, sendo declarado Oficial do Exército Brasileiro. Pertence à arma de Artilharia e atualmente é Tenente-Coronel no Rio Grande do Sul (RRM). Casou-se nesse Estado com Sonia Maria Chagas Thones, natural de Santiago, R.S. Primo e amigo de infância do Autor destas linhas, com quem estudou no Colégio Militar de Fortaleza(1968-1971). Nando e Sônia tiveram:

5n136. Daniela Thones Mendes, n. a 22 de março de 1981. Colou grau em Medicina em 2005, pela Universidade de Medicina de Pelotas, R.G.S;

5n137. Fernanda Thones Mendes, n. a 2 de julho de 1982. Formou-se em Psicologia no Rio Grande do Sul em 2005;

5n138. Clarissa Thones Mendes, n. a 20 de dezembro de 1984.

Todas nascidas no Rio Grande do Sul.

4n68. Emanuel Felizardo Figueiredo Mendes , n. em Fortaleza a 5 de dezembro de 1959. Estudou no Colégio Cristo Rei e depois no Colégio Militar de Fortaleza. Concluiu o curso de Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza(Unifor) em ........ Casou-se com Viviane Sousa e tiveram:

5n139. Vitor Sousa Mendes.

5n140. Igor Sousa Mendes, gêmeo do primeiro. Ambos nascidos a ......

3n37. Raimundo, fal. quando criança.

3n38. Ernesto, fal. quando criança.

3n39. Francisca, fal. quando criança.

3n40. Francisco, fal. quando criança.

2n13- Ana Evangelina de Paula Pessoa Figueiredo(Nana Figueiredo), n. em 1868 e fal. em 1950, c.c. Francisco de Paula Pessoa (Chico Rico)(Bnxx), filho do primeiro matrimônio de João de Albuquerque Rodrigues com Francisca Maria Carolina de Paula Pessoa. Chico Rico foi criado pelo Senador Paula. Ana Evangelina e Chico Rico casaram-se a 18/07/1891 e tiveram:

3n41- João Figueiredo de Paula Pessoa, c.c. Eutália Capote de Paula, filha de João Capote de Paula e de Cecilia Cecilina Albuquerque, a 23/07/1920. Tiveram:

4n 69. Francisco Figueiredo de Paula Pessoa(Chico Figueiredo), Engenheiro Agrônomo, n. a 13/07/1921 e fal. em 1990, c.c. Benedita Maria Albuquerque(Didita), filha de Francisco das Chagas Albuquerque e de Laurênia Albuquerque, em Fortaleza. Chico Figueiredo foi Deputado Estadual pelo Ceará em diversas legislaturas e também Secretário de Estado no Governo de ...... Tiveram:

5n 141- Francisco Albuquerque de Paula Pessoa(Quico Figueiredo), Engenheiro Civil, c.c. Antonica Cavalcante da Ponte (Totó), filha de Aurélio Cavalcante da Ponte e de Maria do Socorro Ponte. Aurélio Ponte é conceituado comerciante e político na cidade de Sobral. Quico Figueiredo e Antonica tiveram:

6n68- Francisco Figueiredo de Paula Pessoa Neto, advogado diplomado pela Universidade de Fortaleza.

6n69- João Aurélio Ponte de Paula Pessoa, acadêmico de Direito na Universidade de Fortaleza(Unifor).

6n70- Pedro Ponte de Paula Pessoa

5n 142- Fátima Figueiredo

5n 143. Antonio Manuel Figueiredo de Paula Pessoa(Dedé Figueiredo). Engenheiro formado pelo ITA(Instituto Tecnológico da Aeronáutica), em São Paulio.

5n144- Tomáz Antonio Albuquerque de Paula Pessoa(Tomáz Figueiredo), Engenheiro formado na Bahia, n. na cidade de Sobral no dia 12 de maio de 1954. Tomáz Figueiredo foi prefeito da cidade de Santa Quitéria de 1993 a 1996. É casado com Cândida Maria Saraiva (Cândida Figueiredo), Engenheira Civil e Deputada Estadual pelo Ceará, nascida em Fortaleza a 08 de outubro de 1953. Tomáz Figueiredo é o atual Prefeito de Santa Quitéria(2005). Tomáz e Cândida tiveram:

6n71- Fátima Laurênia Saraiva de Paula Pessoa, n. a 08/09/1977, estudante.

6n72- Tomás Antonio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, n. a 25/08/81, estudante.

6n73- Joana Carolina Saraiva de Paula Pessoa, n. a 19/07/85, estudante.

5n 145- Luiz Alexandre Albuquerque Figueiredo de Paula Pessoa(Alexandre Figueiredo), Engenheiro Agrônomo diplomado pela Universidade Federal do Ceará, n. em Sobral a 28/03/1957. Foi Deputado Estadual pelo Ceará e atualmente pertence ao Tribunal de Contas do Ceará.

4n 70. Anacleto Figueiredo de Paula Pessoa, n. a 13/07/1923, c.c. Leda Parente Prado, filha de Jerônimo Medeiros Prado, ex-Prefeito de Sobral, e de Francisca Gomes Parente; portanto irmã do também ex-Prefeito de Sobral e ex- Deputado Estadual José Parente Prado(Zé Prado). Casaram-se a 19/1/1953 e tiveram:

5n 146- Jerônimo Prado Paula Pessoa ;

5n 147- João Prado Paula Pessoa ;

5n 148- Ana Lêda Prado Paula Pessoa ;

5n 149- Francisca Prado Paula Pessoa ;

5n 150- Beatriz Prado Paula Pessoa ;

4n 71. José Figueiredo de Paula Pessoa(Zé Figueiredo), gêmeo com o precedente, pertenceu à Marinha de Guerra durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Casou-se a 10/10/1950 com Maria Laís Rodrigues de Sousa, Professora Universitária vinculada à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA- Sobral/Ce), natural do Cariré-Ce, filha de Francisco Gabriel de Sousa e de Felícia Alice Rodrigues de Sousa. Tiveram:

5n151. Maria Lucy Sousa de Paula Pessoa

5n152. Maria Alice de Paula Pessoa, Professora e Diretora do CREDE de Sobral, c.c. Maroni Lima Saraiva, natural de Fortaleza, irmão da Deputada Cândida Figueiredo. Tiveram:

6n74. Tocantins Martins Saraiva Neto, n. em Salvador a 10/04/1977. Acadêmico do curso de Computação em Rede da Universidade Gama Filho, em Fortaleza.

6n 75. José Emanuel de Paula Pessoa Saraiva, Estudante em Fortaleza.

6n 76.Maroni Lima Saraiva Filho.

5n153. Eutália Sousa de Paula Pessoa, c.c. Osmani Mendes Parente. Tiveram:

6n 77. Laís de Paula Pessoa Parente, estudante do Colégio Sant'Ana, em Sobral.

6n 78. Antonia Thais de Paula Pessoa Parente.

5n154. José Figueiredo de Paula Pessoa Filho, c.c. Solange Holanda. Tiveram três filhas:

6n 79. Lia Holanda de Paula Pessoa ;

6n 80. Renata Holanda de Paula Pessoa ;

6n 81. Raquel Holanda de Paula Pessoa ;

5n155. Luis Carlos Sousa de Paula Pessoa (Luís Figueiredo), c.c. Vanda Lúcia de Barros e tiveram:

6n82. Luciana de Barros Paula Pessoa.

6n83. Luis Carlos Sousa de Paula Pessoa Filho.

6n 84. Ismael Lucas de Barros Paula Pessoa.

5n156. Maria Carolina Sousa de Paula Pessoa(Carol), c.c. José Berlan Silva Cabral e tiveram:

6n 85. Berlan de Paula Pessoa Cabral ;

6n 86. José Emanuel de Paula Pessoa Cabral ;

6n 87. Gabriel de Paula Pessoa Cabral ;

5n157. João Figueiredo de Paula Pessoa Neto, c.c. Carla Valéria Frota Capote de Paula Pessoa e tiveram:

6n 88. Ana Cecília Capote de Paula Passoa ;

6n 89. João Figueiredo de Paula Pessoa Filho ;

6n 90. José Ivanildo Frota de Paula Pessoa ;

5n 158. Antonio Sousa de Paula Pessoa, Médico vinculado à Santa Casa de Misericórdia de Sobral, solteiro.

4n 72. Maria do Socorro Figueiredo de Paula Pessoa, c.c. Werter Magalhães Catunda, filho de Abdelkader Catunda e de Olga Magalhães Catunda, a 11/03/1953. Tiveram:

5n 159. Werter Magalhães Catunda Junior , c.c. Ilma Mesquita de Sales, Profa. Do Colégio Luciano Feijão. Pais de:

6n 91. Werter Magalhães Catunda Neto, n. em 1989;

6n 92. Aldo Wernner de Sales Catunda, n. em 1993;

4n 73..Estevão Figueiredo de Paula Pessoa, c.c. Araci Rodrigues, filha de Antônio Rodrigues Sobrinho e de Maria Luisa Rodrigues, a 24/12/1961.

3n42- José Antônio Figueiredo de Paula Pessoa, Engenheiro Civil, c.c. Edite Moura(Studart??), filha de José Gomes de Moura, Cônsul do Paraguai, e de D.a Tereza Gomes de Moura. Tiveram:

4n 74. Maria Evangelina Moura de Paula Pessoa, diplomada em São Paulo(ver pág. 208, Mons. Vicente Martins).

4n 75. Francisco de Paula Pessoa Neto

4n 76. Luiz Marcelo Moura de Paula Pessoa

4n 77. Marta Maria Moura de Paula Pessoa

4n 78. Antônio Maria Moura de Paula Pessoa

3n43- Antonio Figueiredo de Paula Pessoa(Tonico Figueiredo). Casou-se com Catarina Figueiredo. Funcionário destacado do Banco do brasil, Tonico Figueiredo fal. em Niteroi, Rio de Janeiro, com a idade de aproximadamente 90 anos.

3n44- Luis Figueiredo de Paula Pessoa, c.c. Nancy Pamplona, irmã do general Pamplona. Tiveram:

4n79...............

4n 80. Francisco Arnulpho Pamplona de Paula Pessoa . General do Exército Brasileiro, sentou Praça a 02 de março de 1949, na Escola Preparatória de Cadetes de Fortaleza(Ceará); Foi declarado Aspirante de Infantaria da Turma de 08 de maio de 1954, na AMAN(Academia Militar das Agulhas Negras). Comandou o 14o Batalhão Logístico de Recife e atingiu o Pôsto de General-de-Brigada em 31 de março de 1987. Sua última comissão foi o Comando Militar do Nordeste.

 

3n45- Maria Luisa Figueiredo de Paula Pessoa(Miriam), c.c. Francisco Sigismundo Rodrigues dos Santos, filho de José Rodrigues dos Santos e de Irene Alves da Fonsêca, a 20/10/1920. Tiveram:

4n 81. Maria de Jesus Pessoa dos Santos, c.c. Antônio Walter Andrade, filho de Joaquim Anselmo de Andrade e de Maria da Penha Andrade, a 29/06/1940. Sem descendentes.

Antônio Walter Andrade casou-se pela segunda vez com Walderez Mont'Alverne, a 23/10/1948;

4n 82. José Rodrigues Pessoa dos Santos(Dr. Pessoa), Médico Hematologista, Chefe do Centro de Hematologia de Sobral, c.c. Josefina no Rio de Janeiro. Tiveram, todos nascidos no Rio:

5n 160. Maria Cristina Pessoa dos Santos, Médica;

5n 161. Ana Maria Pessoa dos Santos, Arquiteta;

5n 162. Maria Carolina Pessoa dos Santos, Cineasta, trabalha nas Organizações Globo;

5n 163. José Francisco Pessoa dos Santos, Economista;

5n 164. João Paulo Pessoa dos Santos, Geólogo;

4n83. Francisco Rodrigues Pessoa dos Santos(Chico Sigismundo), c.c. Aíla Marques Lins, filha de Galdino Gonçalves Lins e de Nair Marques Lins, natural de Tauá-Ce. Casados a 11/05/1948, tiveram:

5n 165. Francisco Sigismundo Rodrigues dos Santos Neto, Médico(?);

5n 166. Galdino Gondim Lins dos Santos;

5n 167. José Luiz Lins dos Santos, Engenheiro(?);

5n 168. Nair Rodrigues dos Santos;

5n 169. Francisco Rodrigues Pessoa dos Santos Júnior;

4n 84. Ana Evangelina Pessoa dos Santos(Anita), c.c Rui Parente Viana, filho de Manoel Francisco Viana e de Alzira Parente Viana, a 08/12/1946. Tiveram:

5n 170. Manoel Sigismundo Pessoa dos Santos Parente Viana , ex-funcionário do Banco do Brasil, c.c. Joaquina Maria Frota Mont'Alverne e tiveram:

6n93- Ana Carolina Mont'Alverne Viana ;

6n94- Manoela Mont'Alverne Viana ;

6n95- Mariana Mont'Alverne Viana ;

6n96- Rebeca Mont'Alverne Viana ;

6n97- Iedda Mont'Alverne Viana ;

5n 171. José Ivo Parente Viana , Engenheiro da antiga Teleceará, que foi privatizada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e constitui a Telemar atualmente;

5n 172. Marisa Parente Viana ;

5n 173. Raimundo Parente Viana;

4n 85. João Rodrigues Pessoa dos Santos, c.c. Nizeuda Alexandrino dos Santos, natural de Iguatú-Ce e tiveram:

5n 174. Miriam Alexandrino Pessoa dos Santos;

4n 86.Irene Pessoa dos Santos, c.c. José Maria Marques Pereira(Zé Maria), ex- gerente da Unimaq(Motovel?) de Sobral, que ficava localizada na Rua Joaquim Ribeiro. José Maria n. na Serra da Meruoca, sendo filho de Luis Pereira Veras e de Francisca Marques Pereira. Tiveram:

5n 175. Francisco José Santos Pereira(Franzé), que trabalhou no Colégio Geo Studio(Dorotéias) em Fortaleza e é agente da Polícia Federal;

5n 176. José Maria Pereira Filho;

5n 177. Francisca Aldenora Santos Pereira;

5n 178. Verônica Santos Pereira;

5n 179. Miriam Santos Pereira, c.c. Marcos;

4n 87. Francisca Carolina Pessoa dos Santos(Carol), c.c. José Eduardo Gomes Barreira, filho do Dr. Eduardo Ellery Barreira e de Maria Juracy da Frota Gomes e tiveram:

5n 180. Eduardo Santos Barreira, Economista;

5n 181. Júlio Santos Barreira;

5n 182. Isabel Santos Barreira;

5n 183. Maria Teresa Santos Barreira;

5n 184. Maria Carolina Santos Barreira;

4n 88.Zenaide Pessoa dos Santos, c.c. Domingos Marques Pereira, filho de Luis Pereira Veras e de Francisca Marques Pereira. Tiveram:

5n 185. Luiz dos Santos Pereira;

5n 186. Simone dos Santos Pereira, Economista do Banco do Nordeste do Brasil(B.N.B);

5n 187. Sérgio dos Santos Pereira;

5n 188. Cláudia dos Santos Pereira;

4n 89. Margarida Pessoa dos Santos , inupta;

4n 90. Expedito Pessoa dos Santos, c.c. Maria das Dores Ferreira, filha de Vicente Ferreira da Silva e de Altina Junior da Silva, natural de Catolé do Rocha , Paraíba, a 13/05/1967. Tiveram:

5n 189. Altina ;

5n 190. Maria Luiza, gêmea da anterior ;

5n 191. Eveline;

5n 192. Sílvia ;

5n 193. Expedito Filho;

4n 91. Maria Pessoa dos Santos, c.c. José Mário Ribeiro Freire e tiveram:

5n 194. José dos Santos Freire;

5n 195. Márcia dos Santos Freire;

5n 196. José Mário Filho;

5n 197. Ana dos Santos Freire;

(Ver vol. 5 Pe Sadoc, pág 106).

3n46- Margarida Figueiredo de Paula Pessoa, inupta.

3n47- Maria Figueiredo de Paula Pessoa, inupta.

3n48- Mary Figueiredo de Paula Pessoa, inupta.

2n14- Francisca Carolina de Paula Pessoa Figueiredo, c.c. o Dr. Francisco Barbosa de Paula Pessoa(Bnxx), seu primo, filho do Senador Vicente Alves de Paula Pessoa e de Maria Barbosa de Paula Pessoa, a 10/12/1879. VER DESCENDÊNCIA NO MARIDO.

2n15- José Antonio de Figueiredo Filho. Engenheiro, n. em 1863 e fal. em 1900 sem deixar descendentes.

2n16- Maria Luiza de Paula Pessoa Figueiredo, c.c. o Dr. João de Albuquerque Rodrigues(xxxx), seu parente, filho de Antonio Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa de Albuquerque Rodrigues, viúvo de Francisca Carolina(xxxx). Casados a 07/02/1872. Tiveram:

3n49- José Antônio de Figueiredo Rodrigues, Médico Bacteriologista pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, n. em Sobral a 02/10/1873. Foi Chefe do Serviço Médico da Manaus Harbour Company e Deputado Federal pelo Ceará. Casou-se com Da. Amélia de Figueiredo Rodrigues, em Manaus.(Ver pág 61-Barão de Studart)

3n50- Antonia de Figueiredo Rodrigues, n. a 22/06/1875 e fal. a 23/10/1883;

3n51- Anna de Figueiredo Rodrigues, n. a 01/07/1880 e fal. a 22/04/1882;

3n52- Maria do Carmo de Figueiredo Rodrigues, n. a 27/12/1881, c.c. o Bacharel em Ciências Sociais Antônio Regino do Amaral Junior, a 29/05/1897. Antônio fal. em Tamboril-Ce a 15/02/1925, quando exercia o cargo de Juiz de Direito;

3n53- Maria Luiza de Figueiredo Rodrigues, n. a 22/07/1883, casou-se a 27/01/1911 com Francisco Alves Parente, filho do Ten. Cel. José Inácio Alves Parente e de Francisca Alves da Fonseca Parente. Não deixaram descendência;(ver os gomes parente, pág. 25)

3n54- Noemi de Figueiredo Rodrigues, n. a 13/08/1886, e fal. inupta;

3n55- Antônio Joaquim de Figueiredo Rodrigues, n. a 20/07/1888 e fal. inupto;

2n17- Mariana de Paula Pessoa Figueiredo, n. em 1856 . Inupta;

2n18- Rosa Amélia de Paula Pessoa Figueiredo (Rosinha), inupta.

2n19- Manoela, inupta.

2n20- Joviniana Augusta de Paula Pessoa Figueiredo, n. em 1861. Inupta;

2n21- Francisco de Paula Pessoa Figueiredo, n. a 1o de março de 1852 e fal. criança.

2n22- José de Paula Pessoa Figueiredo, n. em 1854 e fal. criança.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE III

n03- Thomás Antonio de Paula Pessoa. Magistrado, n. em Sobral a 31 de outubro de 1834 e fal. a 6 de janeiro de 1901. Cursou as Faculdades de Direito de Recife e de São Paulo. Foi celibatário toda vida.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE IV

n04- Francisco de Paula Pessoa Filho. Médico e Deputado Geral, n. a 28 de outubro de 1836 e fal. no Rio de Janeiro a 2 de agosto de 1879. Casou-se no Rio de Janeiro a 11 de janeiro de 1862 com Pudenciana Joaquina da Costa Miranda, nascida no Rio a 26 de novembro de 1843 e falecida em Sobral a 27 de agosto de 1910, filha do comendador Joaquim Ignácio da Costa Miranda e de Pudenciana Luitigarda Torres de Miranda.Tiveram:

(Ver o Barão de Studart, pág 500 e pág. 290)

2n23- Francisco Miranda de Paula Pessoa, n. em Sobral a 22/10/1862 e c.c. Antonia Frederica Rodrigues de Andrade, filha do Cel. José Frederico de Andrade e de Francisca Rodrigues de Andrade. Falecido a 21/06/1895, deixando 4 filhos pequenos.(Ver pág. 60, vol.5, Sadoc)

2n24- Joaquim Miranda de Paula Pessoa, Bacharel , n. a 12/01/1864 em Sobral-Ceará e fal. no Rio de Janeiro a 17/04/1900, casou-se com Victalina Gomes Parente, n. a 17/08/1864, filha do Cel. José Cândido Gomes Parente e de Cesarina Gomes, filha de.... Casaram-se a 09/05/1895 e tiveram:

3n56- Wicar Parente de Paula Pessoa. General do Exército Brasileiro, n. a 06/05/1897 e fal. em 06/09/1983. Fez cursos de Engenharia no Ceará e foi Professor Catedrático de Matemática da Escola Preparatória de Fortaleza(E.P.F). Casou-se com Zilda Barbosa de Almeida Castro, n. a 03/12/1902 e falecida em 02/08/1985, filha de Vicente de Almeida Castro e de Ana Barbosa de Almeida Castro. Zilda de Castro era irmã de Bené de Castro, sendo este o pai de Fernandina que foi casada com o Cel. do Exército José Aurélio Saraiva Câmara, de saudosa memória, e que foi Professor de Geometria do autor dessas linhas no Colégio Militar de Fortaleza em 1970. Wicar e Zilda tiveram:

4n92. Euclides Wicar de Castro Parente Pessoa, n. a 27/05/1924 e fal. em 18/02/1977. Bacharel em Direito e ex-Deputado pelo Ceará, c.c. Denise Tostes de Carvalho Cruz, natural de Minas Gerais. Tiveram:

5n 198. Gisela Cruz Pessoa , Psicóloga e fazendeira, c.c. Carlos Eduardo Monteiro e tiveram:

6n 98. Karla , Advogada, n. a 14/03/1978;

6n 99. Gabriella , também Advogada, n. a 03/10/1979;

5n 199. Francisco José de Paula Pessoa , n. a 29/01/1962 e c.c. Christiane Maria Ribeiro. Em segundas núpcias c.c. Daniella Toledo;

5n 200. Euclides Wicar de Castro Parente Pessoa Filho, n. a 27/09/1965 e c.c. Ana Paula Dias Machado. Tiveram:

6n 100. Camilla , n. a 19/04/1989;

4n 93. José Cândido Castro Parente Pessoa, n. a 30/10/1925 e fal. em Petrópolis-R.J a 10/02/2003. Engenheiro Civil, ex- Diretor Geral do DNOCS(Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Casou-se com Maria Augusta Moreira de Capistrano, n. a 14/01/1935 e fal. a 16/11/1977. Tiveram:

5n .... Maria de Lourdes , n. a 30/11/1963 e fal. em 1979;

5n .... José Candido , n. a 08/06/1965 e c.c. Christiana Dietrich e tiveram:

6n 101. Roberto, n. a 05/02/1994;

6n 102. Guilherme, n. a 09/04/1995;

5n .... Maria Beatriz , n. a 29/02/1968;

4n 94. Vicente de Castro Parente Pessoa, n. a 21/01/1927 e fal. a 01/03/1984, era Médico e também Bacharel em Direito. Casou-se com Maria de Fátima Araújo, que foi Miss Maguary(Clube de Fortaleza-Ce). Tiveram:

5n 201. Vicente Araújo Pessoa

5n 202. Wicar Paula Pessoa Neto, c.c. Liana Fujita;

5n 203. Fernando Hugo Araújo Pessoa;

5n 204. Zilda Maria Araújo Pessoa;

4n 95.Eunice Zilda de Castro Paula Pessoa, n. a 21/05/1928 e fal. a 30/01/1929;

3n57 - Anaíde Parente de Paula Pessoa, n. a 26/07/1889, c.c. José Leôncio Gomes de Andrade, seu primo, n. a 30/12/1879, f. de José Leôncio de Andrade e de Amália Gomes Parente. Escritora de grande projeção, também foi empreendedora; fundou a Maternidade Manoel Marinho e o Posto de Puericultura. Escreveu a obra Terra de Contraste.

Casaram-se a 08/09/1917 e tiveram:

4n 96. Joaquim Miranda Pessoa de Andrade, n. a 30/06/1918 em Sobral, c.c. Daise Max da Costa, filha de Eduardo Max da Costa e de Irene Max da Costa. Cel do Exército, combateu na Segunda Guerra Mundial, quando foi integrante da F.E.B(Força Expedicionária Brasileira) na Campanha da Itália. Foi, ainda, Comandante de Batalhão do 20o R.I, em Curitiba-Pr. Tiveram:(ver pág 143 - Jaques Studart)

5n 205. José Eduardo Pessoa de Andrade, n. a 05/04/1951, c.c. Terezinha Rodrigues. Tiveram:

6n103- Ana Rodrigues Pessoa de Andrade, n. a 12/09/1981;

6n104- Lara Rodrigues Pessoa de Andrade, n. a 15/01/1987;

5n 206. Luiz Fernando Pessoa de Andrade, n. 26/10/1952 e c.c. Miriam Pinheiro. Tiveram:

6n105- Mariana Pinheiro Pessoa de Andrade;

6n106- Ives Pinheiro Pessoa de Andrade;

6n107- Patrick Pinheiro Pessoa de Andrade;

6n108- Maria Pinheiro Pessoa de Andrade;

5n 207. Leila Pessoa de Andrade, n. a 14/07/1954, c.c. Ricardo Carvalho. Tiveram:

6n109- Rodrigo Pessoa de Andrade Carvalho;

6n110- Roberta Pessoa de Andrade Carvalho;

5n 208. Sérgio Pessoa de Andrade, n. a 09/12/1955, c.c. Soraia e tiveram:

6n111- Luita Pessoa de Andrade;

5n 209. Irene Pessoa de Andrade,c.c. André Luna e tiveram:

6n112- Luiza Pessoa de Andrade Luna;

4n 97. José Leôncio Pessoa de Andrade, Major do Exército, fez a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial, integrante da F.E.B. Engenheiro Civil e construtor no Rio de Janeiro e Minas Gerais, c.c. sua prima Silvia Fraenckel. Tiveram:

5n 210. Lilian Pessoa de Andrade, c.c. Roberto Fiúza Junior;

5n 211. Eliane Pessoa de Andrade, c.c. Luis Antonio Catapan;

5n 212. Elizabeth Pessoa de Andrade, fal. criança;

5n 213. José Leôncio Andrade Neto, solteiro;

 

4n 98.- Fernando Paula Pessoa de Andrade , n. a 10/07/1923, c.c. Nilda Carneiro Melo, nascida a 17/11/1926, filha de Abel Vieira Melo e de Maria carneiro de Melo. Engenheiro Agrônomo formado pela Faculdade de Agronomia de Viçosa- M.G; casados a 30/03/1949 e tiveram:

5n 214. Anahid Maria Melo de Andrade, n. a 06/01/1950, c.c. o Médico Cardiologista Henrique Rodrigues de Albuququerque , filho do Prof. de Matemática Gerardo Rodrigues de Albuquerque(Tio do Ex- Ministro da Marinha Henrique Saboia) e de Iolanda Paula Pessoa Rodrigues de Albuquerque. Pais de:

6n113- Fernando Henrique Melo de Andrade Albuquerque, n. a 21/04/1980;

6n114- Beatriz Melo de Andrade Albuquerque, n. a 14/10/1982;

6n115- Yolanda Melo de Andrade Albuquerque, n. a 18/01/1987;

5n 215. José Leôncio Melo de Andrade, conhecido como " o Pão", c.c. Maria José Braga e tiveram:

6n116- José Leôncio Melo de Andrade Junior;

6n117- Samara Braga Melo de Andrade;

6n118- Rebeca Braga Melo de Andrade;

5n 216. Fernando Melo de Andrade, fal. aos 10 meses de idade;

5n 217. Francisco Ricardo Melo de Andrade, n. a 03/09/1962, c.c. Lina Márcia Arraes, filha de Raimundo Arraes e de Maria Dolores Dias. Tiveram:

6n119- Francisco Ricardo Melo de Andrade Filho , n. a 04/07/1991;

6n120- Maria Dolores Arraes Melo de Andrade, n. a 04/04/1993;

5n 218. Joaquim Melo de Andrade, n. a 08/09/1961, Engenheiro Agrônomo formado pela Faculdade de Agronomia do Ceará, c.c. Regina Cláudia Neves, filha de Flamarion Neves e de Francisca Neves;

5n 219. Judith Melo de Andrade, n. a 03/11/1958, c.c. José Gadelha e tiveram:

6n 121- Jonathan Melo de Andrade Gadelha ;

4n 99. Maria Judith Parente Pessoa de Andrade, n. a 28/10/1919. Religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia, Doutora em Filosofia e Psicologia Clínica. Reside no Maranhão;

4n 100. Maria Dolores Parente Pessoa de Andrade, n. a 22/09/1924, c.c. o Engenheiro Agrônomo Joaquim de Castro Feitosa. São os pais de:

5n 220. Bernardo Pessoa de Andrade Feitosa, fal. solteiro aos 25 anos de idade;

5n 221. José Leôncio Pessoa de Andrade Feitosa, c.c. Vera e tiveram cinco filhos;

5n 222. Judith Pessoa de Andrade Feitosa, c.c. Ângelo;

5n 223. Fátima Lúcia Pessoa de Andrade Feitosa ;

5n 224. Ana Maria Pessoa de Andrade Feitosa, c.c. Túlio;

4n 101. Francisco Paula Pessoa de Andrade, Engenheiro e Geólogo, mora em Fortaleza. Nasceu a 08/09/1938 e c.c. Teresinha Araújo. Pais de :

5n 225. Helena Maria ;

5n 226. Leonardo;

2n25- Vicente Miranda de Paula Pessoa, n. a 05/10/1865 e fal. a 18/12/1870.

2n26- João Miranda de Paula Pessoa, n. a 20/09/1867 em Sobral e fal. inupto a 17/09/1890 quando cursava o 5o ano da Faculdade de Direito de Recife;

2n27- Thomás Miranda de Paula Pessoa, n. a 05/05/1871 em Sobral. Formado em Direito pela Faculdade de Recife, c.c. sua prima Eponina(Epônima?) Augusta Tavares da Costa Miranda, filha do Desembargador Joaquim Tavares da Costa Miranda e de Josepha Joaquina Tavares da Costa Miranda.

2n28- Pudenciana Luitigarda Miranda de Paula Pessoa, n. a 02/06/1873, c.c. Francisco Frederico Rodrigues de Andrade a 30/05/1891. Tiveram dois filhos.

2n29- Maria da Soledade Miranda de Paula Pessoa(Sinhá Saboia). Nasceu a 28/11/1875 e c.c. o Dr. José Saboia de Albuquerque, filho do Cel. Ernesto Deocleciano de Albuquerque e de Francisca Carolina Figueira de Saboia, a 30/11/1893.

Sobre o Dr. José Saboia escreveu Jarbas Cavalcante de Aragão em "Os Ximenes de Aragão no Ceará", página 136: ...."Outro fidalgo cavaleiro de que bem se lembra o autor , por tê-lo visto sempre bem montado passeando, pelas ruas de Sobral e austeramente trajado, foi o Dr. José Saboia de Albuquerque, tetraneto de Inês Madeira de Vasconcelos. O Dr. José Saboia de Albuquerque que nasceu a 6 de agosto de 1871, e que pertencia à mesma grei dos Ximenes de Aragão, e por conseguinte, dos Carrascos e dos Holandas.(...)"

Tiveram:

3n58. Evangelina Saboia, n. a 24 de novembro de 1898 e fal. em Sobral a 6 de maio de 1988. Casou-se com Theodor Wilhelm Ziesemer(Teodoro Ziesemer), natural da Alemanha, a 28 de maio de 1938. Não houve sucessão.

Pe. Francisco Sadoc de Araújo escreveu em seu livro Cronologia Sobralense, volume 5, pág. 117:

" 7 de janeiro de 1922 (sábado): a senhorita Evangelina Saboia, em concurso patrocinado pelo jornal "A Ordem" é eleita a mais bonita mulher de Sobral com 276 votos. Em 2o lugar classificou-se Noemi Mendes, com diferença de apenas um voto. Foi o primeiro concurso de Miss Sobral.";

3n59. Francisca Saboia de Albuquerque (Chiquitinha), n em 1901 e casou-se a 19 de fevereiro de 1925 com o Dr. Sérgio Saboia (Qn37), filho de Adolpho Saboia de Mello e de Maria Elisa de Saboia e Silva. Tiveram:

4n102. Francisco Sérgio Saboia, Engenheiro da Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, casou-se com Dinorah Salles. Tiveram:

5n227. Adrianne Salles Saboia;

5n228. Sérgio Salles Saboia;

3n60. Maria da Soledade Saboia (Mariinha), n. a 10 de janeiro de 1904 e fal. em Sobral a 28 de janeiro de 1993. Casou-se a 11 de fevereiro de 1928 com o Dr. Plínio Pompeu de Saboia Magalhães (Qn54), nascido em Ipu a 3 de março de 1892 e falecido com 102 anos de idade em Sobral a 27 de maio de 1994, filho do Dr. João Pompeu de Sousa Magalhães e de Jacinta Viriato de Saboia. O Dr. Plínio Pompeu era Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Bahia em 1914 e foi Senador da República e Prefeito de Fortaleza. Tiveram:

4n103. Lúcia Pompeu de Saboia Magalhães, n. a 31 de janeiro de 1929 e fal. inupta a 20 de maio de 1954 ,vítima de acidente de carro;

4n104. José Saboia Neto, n. a 23 de julho de 1933 e fal. em Sobral a 1o de dezembro de 1978. Foi construtor no Rio , em Sobral e no vizinho Estado do Piauí: participou da construção do Hotel Municipal de Sobral, do clube Caiçaras na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, e também da FRIPISA(Frigoríficos do Piauí S.A). Casou-se com Maria Marly Aguiar Mendes, filha de José Moacir Mendes e de Guiomar Aguiar. José Saboia Neto era Padrinho do Autor e muito amigo do pai deste, Cel. Caetano Figueiredo. Tiveram:

5n229. José Moacir Mendes Saboia (Moca).Nasceu em Sobral a 4 de janeiro de 1958. Foi Consultor Presidente do Grupo Édson Queiroz durante 14 anos.Casou-se em Meruoca a 28/11/87 com Mônica Couceiro de Medeiros, filha de Izamar P. de Medeiros, natural de Quarí, estado do Amazonas.Tiveram:

6n122. Gabriella Medeiros Saboia, n. a 14 de julho de 1988;

6n123. José Saboia Neto, n. a 13 de novembro de 1989;

6n124. Pedro Medeiros Saboia, n. a 14 de dezembro de 1995;

Todos nascidos em Fortaleza.

5n230. Plinio Pompeu de Saboia Magalhães Neto (Plininho).Engenheiro Mecânico formado pela Universidade de Fortaleza em 26/12/1986, n. a 10 de setembro de 1959 e casou-se com Cristiane Sousa, nascida a 4 de novembro de 1973, filha de Antonio Arismar Sousa e Maria Lima. Casaram-se na Sé de Sobral em 8/12/1990. Tiveram:

6n125. Marly Sousa Pompeu de Saboia, n. a 23 de setembro de 1991;

6n126. Natasha Sousa Pompeu de Saboia, n. a 21 de setembro de 1992;

6n127. Nicole Sousa Pompeu de Saboia, n. em 04/08/1995;

Plinio Neto teve ainda:

6n128. Raimundo Nonato Lira Pompeu de Saboia, que estuda no Colégio Professor Luciano Feijão, em Sobral-Ceará;

5n231. Patrícia Lucia Mendes Saboia. Pedagoga formada em Fortaleza, foi Vereadora por Fortaleza pelo PSDB, tendo sido a mais votada nas eleições de 1994 com 21.000 votos. Eleita em 1998 Deputada Estadual pelo PPS do Ceará com expressiva votação (76000 votos). Casou-se em Fortaleza a 5 de maio de 1983 com Ciro Ferreira Gomes, filho de José Euclides Ferreira Gomes Jr., ex-Prefeito de Sobral e de Maria José Santos. Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, a 6 de novembro de 1957. Cursou o secundário no Colégio Estadual de Sobral e o penúltimo ano no tradicional Colégio Sobralense. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, iniciando depois breve carreira de Professor Universitário na Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA). Entrou na política pelas mãos de seu pai, o Dr. José Euclides Ferreira Gomes, então Prefeito de Sobral. Em 1982 elegeu-se aos 24 anos para a Assembléia Legislativa do Ceará. Foi reeleito Deputado Estadual pelo Ceará em 1986 , quando foi líder do Governador Tasso Jereissati na Assembléia. Lançado por Tasso , Ciro foi Prefeito de Fortaleza. Foi eleito Governador do Estado do Ceará em 1990 e governou esse Estado no período 1991/94 e em seguida foi Ministro da Fazenda no final do Governo do Presidente Itamar Franco em 1994. Candidatou-se à Presidência da República em 1998 pelo PPS, porém não foi eleito, apesar de uma performance relativamente boa. Ciro é irmão do Engenheiro Civil e ex-Prefeito de Sobral Cid Ferreira Gomes.

Patrícia é atualmente(2005) Senadora pelo Estado do Ceará. Ciro e Patrícia tiveram:

6n129. Lívia Saboia Ferreira Gomes;

6n130. Ciro Saboia Ferreira Gomes;

6n131. Igor Saboia Ferreira Gomes;

4n105. Gilberto Saboia Pompeu, n. em 1935 e fal. em acidente automobilístico em Sobral a 25 de dezembro de 1985. Engenheiro Civil, foi presidente do FRIFORT(Frigorífico de Fortaleza).Casou-se com Ana Maria Monteiro, natural de Fortaleza, filha de Moacir Monteiro e de Raimunda Teófilo Monteiro. Tiveram:

5n232. Fernando Monteiro Saboia Pompeu;

5n233. Carlos Henrique Monteiro Saboia Pompeu, n. a 7 de agosto de 1964. Casado com Rosângela Melo, natural de Fortaleza. Tiveram:

6n132. Carlos Henrique Melo Saboia Pompeu, n. em Sobral a 21 de novembro de 1996;

3n61. Ernesto Miranda Saboia de Albuquerque, n. em Sobral a 24 de junho de 1906 e fal. no Rio de janeiro em 1994.Bacharel em Direito, foi Deputado Federal pelo Ceará em ...... Industrial , foi também Presidente do BNDES. Casou-se com Fernandina Amorim Pereira da Silva, natural de Recife. Tiveram:

4n106. Fernando Ernesto Saboia de Albuquerque, n. no Rio de Janeiro a 26 de junho de 1934 e alí fal. a 18 de março de 1988. Casou-se com Dagmar Gomes(Dag Saboia), proprietária de uma loja de revenda de quadros de pintura, em Copacabana. Tiveram:

5n234. Fernando Gomes Saboia;

4n107. Ricardo Ernesto Saboia de Albuquerque, n. em 1936. Casou-se com ..... e tiveram:

5n235. Ricardo Saboia Filho(?);

4n108. Vera Christiana da Silva Saboia de Albuquerque, casou-se em 1as núpcias com Hercílio Malburg e em 2as núpcias com Edgardo. Vera teve do seu primeiro casamento:

5n236. Eduardo Henrique Malburg;

5n237. Patrícia Malburg, c.c. Guilherme Cañedo;

5n238. Bianca Malburg, c.c. Ricardo Buarque Goulart no Rio a 8/9/83.

5n239. Vera Christiana Malburg, fal. criança;

5n240. Vera Christiana Malburg, que possui o mesmo nome de sua irmã anterior;

4n109. Ticiana da Silva Saboia de Albuquerque, casou-se em 1as núpcias com José Milton Sampaio e em 2as núpcias com Oriovaldo Vargas L’Offler. Ticiane teve:

5n241. José Milton Sampaio Junior, Engenheiro Civil;

5n242. José Otávio Albuquerque Sampaio;

5n243. José Eduardo Albuquerque Sampaio;

5n244. José Roberto Albuquerque Sampaio. Casou-se no Rio a 19/8/89 com Ana Tereza, filha de Francisco de Paula Basílio Jr. e Maria Rejane Pinto Palhares;

3n62. Pudenciana Saboia (Nasinha), n. em Sobral a 31 de março de 1909 e fal. na mesma cidade a 5 de outubro de 1994. Casou-se a 25 de março de 1936 com José Maria de Araújo Mont’Alverne, nascido em Sobral a 12 de outubro de 1908 e fal. a 23 de novembro de 1955, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará em 1933, filho de Antonio Mont’Alverne Filho e de Maria Marphisa de Araújo Soares. José Maria foi gerente da Fábrica de Tecidos de Sobral e um de seus diretores. Foi vereador à Câmara Municipal em 1935 e era homem de fino trato e um dos líderes da sociedade sobralense. Era irmão do Dr. Guarany e do Engenheiro José Lourenço Mont'Alverne ( este foi professor do Autor na Universidade de Fortaleza em 1979), entre outros. Tiveram:

4n110. Elsie Saboia Mont’Alverne. Nasceu a 23 de março de 1937 e casou-se a 12 de setembro de 1960 com José Martônio Barreto Lima, comerciante, n. a 6 de maio de 1935 e falecido a 9 de julho de 1995, filho de Antonio Amancio Correia Lima e de Margarida Barreto Lima. Tiveram:

5n245. José Maria Mont’Alverne Neto (Zézé), n. em Sobral a 28/9/1961. Casou-se com Cristiene, natural de Minas Gerais e tiveram:

6n133. Marina;

6n134. Maria Clara;

5n246. José Martonio Barreto Lima Filho (Toninho), n. em Sobral a 27/11/1962. Advogado formado pela Universidade de Fortaleza. Casou-se com Maria Cláudia d'Alge, filha do Professor Carlos d’Alge. Tiveram:

6n135. Julia;

5n247. Gisele Mont’Alverne Barreto Lima, n. em Sobral a 22/6/1964. Casou-se com Marcelo Melo, filho do conhecido empresário do ramo imobiliário e construtor em Fortaleza, Capitão Melo. Capitão Melo foi instrutor do Autor em 1968/1969 no Colégio Militar de Fortaleza;

5n248. Lia Mont’Alverne Barreto Lima, n. em Sobral a 3/7/1966. Casou-se a 22/9/90 com Fco. Sérgio Rangel de Paula Pessoa (Sn610). Pais de:

6n136. Camila;

5n249. Francisco David Mont’Alverne Barreto Lima, n. a 1/11/1967. Casou-se com Ismênia Xavier;

5n250. Mariana Barreto Lima;

4n111. Martha de Saboia Mont’Alverne. Nasceu em Sobral a 21 de janeiro de 1942 e casou-se em Sobral a 16/12/60 com Gilberto Napoleão Parente e Silva, nascido a 27 de novembro de 1938. Gilberto trabalhou no antigo SAMDU de Sobral (Serviço de Assistência Médica de Urgência) e depois foi estudar Direito em Fortaleza; depois montou a indústria salineira Arataím no município de Granja. Tiveram:

5n251. Helano Mont’Alverne Napoleão Parente e Silva, c.c. Ana Leda Neves Viana, filha de Aloísio Martins Viana. Ana Leda foi aluna do Autor no Colégio Genius, em Sobral, no ano de 1990. Tiveram:

6n137. Gilberto Napoleão Parente e Silva Neto, nascido em 20/7/96;

5n252. Larissa Mont’Alverne Parente e Silva, c.c. Reynaldo Arruda Carneiro.Tiveram:

6n138. Vitor Carneiro Napoleão;

5n253. Izabelle Mont’Alverne Parente e Silva, c.c. Cassio Lopes Albuquerque , Médico, nascido a 3 de outubro de 1968. Tiveram:

6n139. Mateus Mont’Alverne Lopes;

6n140. Cassio Lopes Filho;

4n112. Glória Giovana Saboia Mont’Alverne , nasceu em Sobral a 18 de dezembro de 1944. Diretora do Museu Dom José, em Sobral e coautora do livro Sobral - História e Vida, feito em parceria com Norma Soares, esposa do Reitor da UVA Teodoro Soares . Historiadora e Professora Universitária vinculada à Universidade Estadual Vale do Acaraú, casou-se com José Hilton Parente Girão , nascido a 11 de abril de 1942 e fal. em Sobral em 1994, filho de Benício Carneiro Girão e de Raimunda Parente Girão. Tiveram:

5n254. Eugênio Mont’Alverne Girão;

5n255. Marcílio Mont’Alverne Girão;

5n256. José Hilton Mont’Alverne Girão;

Marcílio e José Hilton Mont’Alverne foram alunos do Autor no Colégio Sobralense (Geo Studio).

4n113. Paulo César Saboia Mont’Alverne, n. em Sobral a 10 de setembro de 1946. Advogado, casou-se em 5/7/74 em Fortaleza com Jacqueline, filha de Roberto Vieira Nepomuceno e de Vera Augusta Guimarães. Tiveram:

5n257. André Nepomuceno Mont'Alverne;

5n258. Beatriz Nepomuceno Mont'Alverne;

5n259. Tiago Nepomuceno Mont'Alverne;

3n63. Francisco Saboia de Albuquerque, n. em 1894 e fal. em 1897;

3n64. Lucia Saboia de Albuquerque, n. em 1920 e fal. criança;

2n30- José Miranda de Paula Pessoa, n. a 13/06/1877 e fal. a 20/10/1877.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE V

n05- Maria Luiza de Paula Pessoa, n. a 29 de maio de 1839 a fal. em Fortaleza a 11 de setembro de 1910. Casou-se a 12/01/1861 com o Dr. Antonio Joaquim Rodrigues Junior, nascido em Sobral a 12 de março de 1837 e fal. em Fortaleza a 14 de março de 1909, filho de Antonio Joaquim Rodrigues e de Anna Rosa de Albuquerque. Rodrigues Junior foi Conselheiro do Império e Ministro da Guerra.Tiveram:

2n31. Francisca Carolina de Paula Rodrigues, n. a 03/03/1862.

2n32. Anna de Paula Rodrigues, gêmea da anterior, faleceu durante o parto.

2n33. Francisco de Paula Rodrigues, n. em Sobral a 19/10/1863. Médico Oftalmologista, fal. inupto.

2n34. Maria Adelaide de Paula Rodrigues

2n35. Antonio Joaquim de Paula Rodrigues

2n36. Luiza Leticia de Paula Rodrigues, n. a 07/02/1872.

2n37. Thomás de Paula Rodrigues, n. a 24/11/1873. Formou-se em Direito pela Faculdade do Recife e foi Senador do Império. Teve:

3n65 - Egberto de Paula Pessoa Rodrigues, que foi Deputado Federal.

2n38. Octavio de Paula Pessoa Rodrigues. Nasceu a 23/07/1875 e formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

2n39. Anna Amelia de Paula Rodrigues, n. a 17/07/1877(Madre Maria de Santa Teresa de Jesus, que foi Superiora do Asilo do Bom Pastor.)

2n40. Alberto de Paula Rodrigues, Engenheiro Civil, n. a 27/01/1882.(Médico segundo o Barão de Studart)

2n41. Antonia ;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE VI

n06- Francisca Maria Carolina de Paula Pessoa, n. a 18 de março de 1841 e c. a 02/05/1868 c. o Dr. João de Albuquerque Rodrigues, n. a 08/12/1839 e fal. a 27/07/1901, filho de Antonio Joaquim Rodrigues e de Anna Rosa de Albuquerque, portanto irmão de Rodrigues Junior. João ficou viúvo e casou a segunda vez com Maria Luiza de Paula Figueiredo (Bnxx) a 07/02/1878; Maria Luiza era sua prima, filha de Antonia Geracina e de José Antonio de Figueiredo. João de Albuquerque Rodrigues gerou:

* Do seu primeiro casamento :

2n42. Francisco de Paula Pessoa(Chico Rico). Casou-se a 17/07/1891 com Anna Evangelina de Paula Pessoa Figueiredo(xxxx), sua prima, filha de Antonia Geracina de Paula Pessoa e de José Antonio de Figueiredo. A mãe de Chico Rico faleceu de parto durante o seu nascimento e ele foi criado pelo Senador Paula.

* Do segundo casamento de João de Albuquerque Rodrigues, VER DESCENDÊNCIA NA MULHER (2n16);

 

 

PARTE VII

n07- Leocádio de Andrade Pessoa, n. em dezembro de 1824, filho de Maria Francisca, solteira; foi legitimado como filho pelo Senador Paula. O Dr. Leocádio foi Desembargador do Tribunal da Relação da antiga Província do Maranhão; casou-se com Hermelinda Pereira Jacinto da Mota, filha de José Pereira Jacinto e de Maria Zeferina da Mota, a 2 de maio de 1852 na Matriz de Sobral. Tiveram:

2n43.Francisca Carolina Pessoa , que casou-se em 1888 com o Desembargador Félix Cândido de Souza Carvalho;

(ver pág. 258,vol. 1, Sadoc).

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

CAPÍTULO II

f02- Cel João de Andrade Pessoa Anta. Nasceu a 23 de dezembro de 1787 na Vila de Granja, hoje cidade, no Estado do Ceará, e c.c. Raymunda Ferreira Veras, filha natural do rico português Benedito Veras, natural do Cabo Verde. Benedito Veras chegou em Granja-Ce e alí estabeleceu-se. Tendo comprado uma escrava de rara beleza, com esta teve dois filhos: Vitorino e Raymunda, que casou-se com Pessoa Anta em 1815.

Mártir da Confederação do Equador foi fuzilado a 30 de abril de 1825 em Fortaleza, na antiga Praça dos Mártires, hoje chamada de Passeio Público. Muito moço ainda, Pessoa Anta foi nomeado Sargento-Mor, depois Capitão-Mor e Coronel de Milícias e condecorado com a distinção de Cavaleiro da Ordem de Cristo, antes de aderir às idéias revolucionárias do movimento republicano de 1824.

Sobre Pessoa Anta escreveu o Barão de Studart:

" A seus esforços e poderoso concurso mallogrou-se a tentativa de Fidié para apoderar-se da villa de Parnahyba, que se declarara pela Independencia. Esses e outros importantes serviços á causa publica valeram a João de Andrade a nomeação de Coronel de milicias e o Officialato do Cruzeiro.

(...)Opposicionista a Pedro José da Costa Barros e adheso ás idéas da Republica do Equador, (...) foi por denuncia e traição dos seus escravos José e Francisco entregue a Conrado de Niemeyer, e, depois de condemnado pela celere Commissão Militar, foi espingardeado ao lado do P.e Gonçalo Mororó a 30 de Abril de 1825.

A essa execução se referem dois interessantes documentos publicados ás pags. 37 e 38 das minhas Datas e factos para a historia do Ceará, vol. 2.ş

Nestes termos é concebida a despedida de Pessoa Anta á sua familia e aos amigos.

<Manos, patricios e amigos, envio a todos perpetua saudade muito especialmente a meus filhos, masculinos e femininos.

Oratorio, 28 de Abril de 1825.

Hoje, pelas 3 horas da tarde foi-me intimada minha sentença de morte! Prasa a Deus que fosse por Deus assim destinado, como meu verdadeiro Author.

Peço a todos que não se magôem por minha morte por não ser ella motivada por crime que mereça execração publica e sim por opinião que segui; e se tiverem noticia que em o cadafalso mostrei alguma fraquesa, não deve ser reparada, porque o homem não pode resistir aos effeitos da natureza.

Peço a todos incessantemente que roguem a Deus por minha alma nas suas orações diarias, porque meus rogos talvez não sejam capazes de obter.

O Supremo Dictador da natureza vos dê melhor sorte, que eu saudoso vos deixo. Não sou mais extenso porque já me vae faltando o tempo para os negocios d'alma.

Sou o mais amante dos patricios, e á minha nação amarei ainda na sepultura.

Adeus meus charos filhos até o dia tremendo - João de Andrade Pessoa Anta> ".

Pessoa Anta e Raymunda tiveram:

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE VIII

n08. Francisca de Andrade Pessoa , c.c. Alexandre da Costa Sampaio. Fixou residência em Angica(Martinópole) e do casal houve 9 filhos, entre os quais:

2n 44. Antônio da Costa Sampaio;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE IX

n09. Maria de Andrade Pessoa

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE X

n10. Anna de Andrade Pessoa

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XI

n11. Thomaz Rodolpho de Andrade Pessoa

*Pessoa Anta gerou, além dos filhos de seu casamento com Raymunda, quatro filhos naturais:

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

.

PARTE XII

n12. Elesbão de Andrade Pessoa

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

.

PARTE XIII

n13. Donata Silveira

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XIV

n14. Joaquim Pessoa

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XV

 

n15. Porfírio de Andrade Fontenele, filho de Ludovica Fontenelles, nasceu em Vila Viçosa e c.c. Maria do Espírito Santo Fontenelles, de cujo consórcio tiveram:

2n45. Maria de Andrade Fontainelles , c.c. Inácio José Magalhães, morador em Viçosa;

2n46. Luzia do Espírito Santo Fontainelles, c.c. Antonio Nolasco de Brito, morador em Granja - Ce;

2n 47. João Porfirio de Andrade Fontenele, político influente, n. em Iboassu e c.c. Joana de Brito Fontenelee, em segundas núpcias, com Maria Adelina de Brito Fontenele;

2n 48. Francisco Porfirio Fontenele, c.c. Ana Firmina Fontenele;

2n 49. Ludovica Maria Fontenele, c.c. Francisco Camilo de Brito;

2n 50. Porfirio de Andrade Fontenele, c.c. Isabel Claudina de Lima;

2n 51. Plácido Fontenele, c.c. Joana Machado Fontenele;

2n 52. José Porfirio Fontenele, c.c. Da. Maria da Assunção;

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

CAPÍTULO III

f03- José Raymundo Pessoa de Andrade c.c. Joaquina Isabel Carolina de Azevedo. Deputado provincial em diversos biênios, fixou residência em Fortaleza. José Raymundo e Joaquina tiveram:

PARTE XVI

n16. José Raimundo Pessoa Filho, c.c. sua prima Ana Josefina de Andrade Pessoa(xxxx), filha de Joaquim de Andrade Pessoa e de Maria Isabel Pessoa Veras. Casaram-se a 17/04/1833 e Ana Josefina fal. a 06/04/1880. Tiveram:

2n53 - Francisco Raimundo de Andrade Pessoa, c.c. sua prima Isabel Cristina de Andrade Pessoa(xxxx), filha de João Zeferino Pessoa e de Francisca Zeferina de Andrade Pessoa, a 02/04/1869.

2n54 - Emiliano Frederico de Andrade Pessoa. Professor, c.c. Maria Adelaide da Frota, filha de José da Frota Vasconcelos e de Maria Isabel, a 25/11/1869. Tiveram:

3n66 - Maria Emilia Frota Pessoa(Maroquinha), n. em Sobral a 19/06/1872, professora catedrática no Rio de Janeiro, faleceu ali em avançada idade ;

3n67 - José , fal. criança;

3n68. Emiliano (Milô), fal. aos 8 anos;

3n69 - José Getúlio da Frota Pessoa , n. em Sobral a 02/11/1875 e fal. no Rio a 01/08/1851. Casou-se com Maria José Gomes da Cunha (Zezé), filha de Pedro Celestino Gomes da Cunha e Altina de Souza. Pais de:

4n114. Renato Frota Pessoa, fal em 1932 no 2o ano de engenharia;

4n115. Celso Frota Pessoa, advogado, c.c. Nilza Brasileiro. Sem sucessão;

4n116. Regina Frota Pessoa , c.c. o pintor Jean Pierre Sablos, suiço. Tiveram:

5n260. Ana Maria , c.em Zurich, Suiça, c. Jean Scherer, suiço-alemão. Tiveram:

6n141. Alain ;

4n117. Osvaldo Frota Pessoa, médico, c.c. Elisa Abema de Maia, filha de Juvenal Moreira Maia . Tiveram:

5n261. Sônia ;

5n262. Roberto ;

3n70. Ana Letícia Frota Pessoa (Naninha), n. em Sobral a 25/12/1877, professora e diretora de escola, c.c. Pedro Lourenço Gomes , filho do advogado Antonio Lourenço. Tiveram:

4n118. Gláucia Lourenço Gomes, c.c. o médico Milton Weinberger e tiveram:

5n263. Liliana, c.c.Edmundo Macedo Soares e tiveram:

6n142. Alex ;

5n264. Marília, c.c.Estevão Kranz e tiveram:

6n143. Ana Patrícia ;

6n144. Márcia , n. a 09/10/1960;

4n119. Lectícia Lourenço Gomes , c.c. Haroldo Figueiredo, filho de Domingos Marcelino de Figueiredo e de Ambrosina Penha de Paiva. Tiveram:

5n265. Ricardo , c.c. Maria Olga e tiveram:

6n145. Ricardo ;

6n146. Roberto ;

4n120. Maria Lourenço Gomes , solteira;

4n121. Emiliano Lourenço Gomes , médico, lente da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, c.c. Sílvia Moreira Lima, filha do general Moreira Lima. Pais de:

5n266. Ivan ;

5n267. Sandra ;

4n122. Lúcia Lourenço Gomes , c.c. Haroldo Burle Marx, filho de Willliam Marx e de Cecília Burle. Tiveram:

5n268. Sônia , c.c. Malcolm Anthony Smith e tiveram:

6n147. Sérgio ;

6n148. Sandra ;

4n123. Alcides Lourenço Gomes , médico, professor , c.c. Helena Martins de Camargo . Pais de:

5n269. Eliana ;

5n270. Solange ;

5n271. Gilberto;

4n124. Frederico Lourenço Gomes , advogado, c.c. Lucy e tiveram:

5n272. Pedro Lourenço Gomes ;

5n273. Tito ;

4n125. Cláudio Lourenço Gomes , engenheiro;

3n71. Pe. Pedro Emiliano da Frota Pessoa, nasceu a 31/03/1879 em Sobral. Foi ordenado em Roma a 20/10/1902. Era doutor em filosofia pela Universidade Gregoriana. Faleceu na diocese da Barra, no Estado da Bahia, a 05/02/1930;

3n72. Isabel Inah Frota Pessoa(Sinhazinha), n. aos 04/04/1881 em Sobral e fal. no Rio a 13/01/1960. Professora por concurso do Instituto Nacional de Música;

3n73. Julieta Frota Pessoa, n. em Sobral a 29/03/1883 e fal. no Rio a 15/05/1960. Casou-se com Mário Filomeno Gomes, filho de Francisco Ferreira Gomes e de sua primeira mulher Maria Laura Carneiro de Messias. Sem sucessão;

3n74. Marinette(Maria) Frota Pessoa, professora e diretora de escola, n. em Sobral a 25/03/1884, c.c. Alberto Severino Duarte, filho de Vicente Severino Duarte e de Libânia Braga, Sem sucessão;

2n55. José Raimundo Pessoa Neto, c.c. Edeonira Miquelina Angelim, filha de Francisco Gomes Angelim e de Vicência Francisca Angelim, a 25/01/1858;

2n56. Virgílio de Andrade Pessoa, Advogado e ex- Deputado pelo Rio de Janeiro, c.c. .... nesta cidade;

2n57. Vicente Getúlio de Andrade, n. a 02/04/1851. Poeta místico, fal. em Sobral a 26/06/1877, inupto;

2n58. Joaquim Andrade Pessoa Neto, inupto. Foi professor durante muitos anos na cidade de Sobral-Ce, onde fal. em idade avançada. Deixou um filho natural, fruto de seu relacionamento com Teresa :

3n75. Juarez de Andrade Pessoa, notável jornalista no Rio de Janeiro;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XVII

 

n17. Claudino Pessoa de Andrade, Padre.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XVIII

n18. Maria Lourença Pessoa de Andrade, casou-se com o seu tio Joaquim de Andrade Pessoa(f05), viúvo, irmão do Senador Paula, a 17/04/1833;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XIX

n19. Carolina Pessoa de Andrade,;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XX

n20. Henriqueta Pessoa de Andrade;

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO IV

f04- Gonçalo de Andrade Pessoa c.c. Maria de Andrade Lima. Antonio Batista Fontenele escreve que: "Segundo afirma Pessoa Anta, em seu testamento, era o mais pobre da família, sendo esta a razão pela qual o mártir revolucionário deu-lhe como legado especial a dispensa das dívidas com ele contraídas. Seus filhos seguiram a carreira das armas, fixando residência no Rio Grande do Sul."

Gonçalo casou-se com....e , entre outros filhos, tiveram:

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXI

n21.Izabel Pessoa;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXII

n22. Francisca ;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXIII

n23. Maria ;

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO V

f05- Joaquim de Andrade Pessoa foi casado duas vezes. A primeira com Maria Isabel Pessoa Veras e a segunda com sua sobrinha Maria Lourença Pessoa Andrade(n18), filha de José Raymundo Pessoa e de Joaquina Isabel Carolina, a 17 de abril de 1833.

***Com a primeira esposa teve:

PARTE XXIV

n24. João de Andrade Pessoa, escrivão em Sobral.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXV

n25. José de Andrade Pessoa, funcionário da Fazenda, em Fortaleza.

Com a segunda esposa Maria Lourença:

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXVI

n26. Ana Josefina de Andrade Pessoa, c.c. seu primo José Raimundo Pessoa Filho(n16), filho de José Raymundo Pessoa e de Joaquina Isabel Carolina.

VER DESCENDÊNCIA NO MARIDO.

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

CAPÍTULO VI

f06- Thomaz de Andrade Pessoa casou-se com Francisca Fortuna Pessoa. Tiveram:

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXVII

n27 - Joaquim de Andrade Fortuna Pessoa, n. em Granja-Ceará a 15/06/1834 e fal. em Camocim a 05/07/1910. Casou-se com D.a Antonia Carlota, filha do Capitão-Mor Joaquim Cavalcanti Gomes Pessoa, em Recife. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Recife em 1860. Começou a vida pública como Promotor de Viçosa e de Ipú; foi Juiz Municipal em Lavras e Juiz Substituto em Russas, Aracatí e Trairí. Em 1893 se transferiu para o Maranhão e exerceu os cargos de Juiz Municipal de Santa Helena e de Juíz de Direito do Riachão.

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

PARTE XXVIII

?n28. Francisca Fortuna Pessoa, c. em Granja a 22/09/1860 c. (João Zeferino Pessoa)Zeferino Ferreira de Veras(....?), nascido a 06/04/1834, filho de José Benedito de Carvalho e de Maria Serafina de Pinho Pessoa. Zeferino fal. em 14/12/1909, deixando 7 filhos casados e 3 solteiros. Tiveram, entre outros:

2n59. Francisca Romana de Andrade Pessoa, casou-se a 30/04/1867 com Antonio Manuel Lopes Cavalcanti, nascido em 1838 e fal. em 1888, filho de Antonio Lopes Freire e de Francisca Mariana Lopes Frota Cavalcanti. Pais de:

3n76. Antonio Manuel Lopes Filho, n. em Sobral a 09/05/1876, c.c. Maria Petronilha de Mendonla(Mocinha), n. em Santana do Acaraú a 14/11/1872, filha de Joaquim Teles de Mendonça (outros dão o nome do pai como Joaquim Furtado de Mendonça) e de Rita Carneiro; casados a 19/01/1892. Tiveram:

4n126. Walter Mendonça Lopes, c. em

4n127. Maria Carmen Lopes, solteira, n. em Sobral a 11/11/1898;

4n128. Hilda Mendonça Lopes, n. em Sobral a 25/10/1900, c.c. Randal Pompeu, filho de João Pompeu de Souza Magalhães e de Jacinta Figueira de Saboia. O industrial Randal Pompeu de Saboia Magalhães n. em Caruarú a 26/08/1896, mas foi educado em Sobral. Foi Prefeito de Sobral de 1945 a 1946 e com o falecimento de Hilda Mendonça Lopes, a 8 de março de 1956,. casou-se em segundas núpcias com Francisca Flora Ferreira Fernandes, sem sucessão. Randal e Hilda tiveram:

5n274. Kepler Lopes Pompeu. Arquiteto e Oficial do Exército, casou-se a 27/1/1945 com sua prima Cléone Lopes, filha de seu tio materno Walter Lopes Mendonça e de Heloina Lima. No livro O CEARÁ de Antonio Martins Filho e Raimundo Girão, 3a edição(1966), encontramos : "Kepler Randal Pompeu - n. a 25/02/1922. Oficial do Exército, Engenheiro Civil e Construtor em Fortaleza". Tiveram:

6n149 Hilda;

6n150 Diana;

6n151. Randal;

6n152. Cléone;

5n275. Joaquina Lopes Pompeu (Quinquina). Nascida em Sobral, casou-se a 8/1/1944 com Pedro Cavalcanti Sidrim, n. em 1917 e filho de Pedro Freire Sidrim e de Maria do Carmo Cavalcanti. Tiveram:

6n153. Luzia;

6n154. Hilda Maria, n. em Fortaleza a 16 de março de 1947;

6n155. Hermosa;

6n156. Maria do Carmo;

6n157. Randal;

6n158. Maria Cleonice. Casou-se com Francisco José Andrade da Silveira Filho(Sn 248). VER DESCENDÊNCIA NO MARIDO;

5n276. Miriam Lopes Pompeu. Casou-se duas vezes:

A primeira com Antonio Rangel, filho de José Quixadá Rangel e Zenaide Duarte Rangel, e a segunda vez com João Sales Veras. Miriam e João Sales tiveram:

6n159. João Veras Filho, Eletrotécnico pela Escola Técnica de Fortaleza, Tecnólogo da Construção Civil pela Universidade Vale do Acaraú (U.V.A) e funcionário da Coelce. Casou-se em 1as núpcias com Ana Maria Nogueira e tiveram:

7n01 João Pompeu Randal Nogueira Veras;

7n02. Juliana Randal Pompeu Veras;

7n03. Igo Victor Randal Pompeu Veras;

João Veras Filho casou-se a segunda vez com Rilke Sousa da Silveira e tiveram:

7n04. Giovana Randal Pompeu Silva;

7n05. Igo Randal Pompeu Silva;

6n160. Randal Pompeu Veras, c.c. Andrea Pompeu Veras;

5n277. Gerardo Lopes Pompeu (Gerim). Casou-se com Perpetina Vieira, filha de Luis Vieira e de Ana. Tiveram:

6n161. Ana Hilda Vieira Pompeu, era Acadêmica de Medicina quando fal. em 1979;

5n278. Antonio Manuel Lopes Pompeu. Advogado, c. em 1960 com Teresa Martins, filha do Dr. Antonio Martins Filho, Reitor da Universidade Federal do Ceará e de Maria de Carvalho;

5n279. João Pompeu Lopes Randal. Médico diplomado em 1958 pela U.F.C, n. a 4 de janeiro de 1935 em Sobral. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e idealizador e diretor do Hospital Fernandes Távora. Casou-se com Rita Vânia Cavalcante da Ponte, filha de Samuel Gomes da Ponte e de Antônia Frota Cavalcante, portanto irmã de Aurélio Cavalcante da Ponte, conceituado comerciante da cidade de Sobral. Tiveram:

6n162. Randal Pompeu Neto;

6n163. João Hildo Ponte Randal Pompeu, c.c Mirian, filha de Mirian e Gonzaga Mota. Tiveram:

7n06. Clara Mota Randal Pompeu;

7n07. Inês;

7n08. Mirian;

7n09. João;

6n164. Vânia Ponte Randal;

6n165. Antonica Ponte Randal;

5n280. José Carlos Lopes Pompeu. Engenheiro Agrônomo, c.c. Helena Gurgel, filha de José Gurgel do Amaral e de Zuíla Ribeiro; Helena é irmã do Engenheiro e Construtor Marcos Gurgel, especializado em estruturas metálicas. Marcos Gurgel foi amigo do autor dessas linhas e fal. em 2005 . José Carlos e Helena tiveram:

6n166. Randal Gurgel Pompeu;

6n167. Carlos Hildo Gurgel Pompeu, Advogado e casado com Idionara;

6n168. Carlena Gurgel Pompeu;

5n281. Hilda Lopes Pompeu. Casou-se com José Moreira, filho de Solano Moreira e de Maria do Carmo Nascimento. Tiveram:

6n169. Hilda;

6n170. Solano Randal;

6n171. Maria do Carmo;

5n282. Maria Laura Fernandes Pompeu;(?)

4n129. Deliza Mendonça Lopes, c. em

4n130. Maria de Lourdes Lopes, c. em

4n131. Maria Helena Lopes, fal. aos 5 meses;

4n132. Artur Mendonça Lopes, c. em

4n133. Rubens Mendonça Lopes, solteiro;

4n134. Maria Hermosa Lopes, c. em

4n135. Jarina Lopes, c. em

4n136. José Gerardo Mendonça Lopes, c. em

4n137. Humberto Mendonça Lopes, c. em

4n138. Helena Mendonça Lopes, fal. aos 6 meses;

(ver página 488- Os Frotas)

?2n60. Tomaz Zeferino Veras ;

?2n61. João Veras ;

?2n62. José Carlos Veras ;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO VII

 

 

f07- Catharina de Andrade Pessoa c.c. Manoel José da Silva. Eram os avós de:

2n63. Tiago Ribas, jornalista que durante muitos anos gerenciou o jornal UNITÁRIO, de João Brígido.

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO VIII

f08- Maria Theresa de Andrade Pessoa c.c. Marçal Borges de Pinho, nascido na Paraíba do Norte, filho do Capitão João Borges de Pinho, natural de Portugal. Tiveram:

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXIX

n29. João de Pinho Pessoa, que c.c. Geminiana Fontenele, n. em 1827 e fal. em 1909, filha do Capitão Plácido Fontenele e de Maria Antônia dos Santos, daí resultando a família Pinho Pessoa, de Viçosa. João de Pinho e Geminiana tiveram:

2n 64. Plácido de Pinho Pessoa, n. em 09/05/1846 na Fazenda Retiro, município de Granja-Ce e fal. em Fortaleza a 31/01/1931. Formou-se pela Faculdade de Direito de Recife em 1871; casou-se em 1874 c. Anna Barbosa de Paula Pessoa(2n02), filha do Senador Vicente Alves de Paula Pessoa, falecida em 1876, sem descendência.

Fazendeiro, Juiz de Direito e Deputado Estadual, foi grande criador de gado na fazenda que lhe coube por herança(do sogro, Senador Vicente Alves de Paula Pessoa), fazenda essa situada perto de Canindé-Ce

Do segundo matrimônio de Plácido, realizado com Maria Barbosa de Paula Pessoa (2n08), irmã de Anna Barbosa, realizado a 25/12/1890, nasceram diversos filhos. VER DESCENDÊNCIA NA MULHER.

2n 65. Leocádio de Pinho Pessoa, n. em 07/08/1850. Faleceu sem deixar descendência;

2n 66 João de Pinho Pessoa, n. em 06/01/1852;

2n67. Salustiano de Pinho Pessoa, n. em 26/09/1853. Chefe de importante firma comercial em Viçosa-Ce - Pinho & Irmão"- firma que dirigiu até o ano de 1920, quando faleceu. Casou-se com Irinéia Parente e tiveram os seguintes filhos:

3n77. Justo de Pinho Pessoa, c.c. Alaíde Passos, filha do Cel. Honório Passos , comerciante estabelecido em Viçosa-Ce;

3n78. Salústio de Pinho Pessoa, Advogado, c.c. Maria Antonieta, filha do comerciante José Firmino de Siqueira;

3n79. Justo de Pinho Pessoa ;

Houve outros filhos.

2n 68. Justiniano de Pinho Pessoa, n. em 26/09/1853, gêmeo com o anterior, fal. em Recife quando fazia o Curso de Direito;

2n 69. Marçal de Pinho Pessoa, n. em 02/09/1856. Membro da firma "Pinho & Irmão", faleceu solteiro em Viçosa do Ceará;

2n 70. Maria de Pinho Pessoa, n. em 06/08/1858. Casou-se com o Dr. Ernesto Marques da Silva, Juiz de Direito da Comarca de Viçosa;

2n 71. Felizardo de Pinho Pessoa, n. em 25/05/1860 (ou 1864) e fal. em 1944; c.c. Hilda de Carvalho, filha do Cel. José Joaquim de Carvalho, comerciante em Viçosa-Ce, no ano de 1914. Tiveram os seguintes filhos:

3n80. Felizardo de Pinho Pessoa Filho, formado em Farmácia;

3n81. João de Pinho Neto, c.c. Miriam Fontenele, filha do Dr. Humberto Fontenele;

3n82. José Leorne de Pinho, Engenheiro Agrônomo, formado em 1945;

3n83. Geminiano de Pinho Pessoa, formado em Direito e Odontologia, reside em Fortaleza;

3n84. Hildo de Pinho Pessoa, foi Chefe do Departamento de Rendas da Receita Federal em nosso Estado;

3n85. Justiniano de Pinho Pessoa, Odontólogo e funcionário público, reside em Fortaleza;

3n86. Gerardo de Pinho Pessoa, funcionário público;

3n87. Ernesto de Pinho Pessoa, Médico;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXX

n30. Maria Serafina de Pinho Pessoa, c.c. José Benedito de Carvalho e tiveram:

(?)2n 72 Zeferino Ferreira de Veras, n. a 06/04/1834 na antiga fazenda Sobradinho; mudou-se para Viçosa aos 16 anos . Casou-se com Da. Francisca Fortuna Pessoa(......);

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO IX

f09- Anna de Andrade Pessoa cc Antonio da Costa Sampaio. Segundo Antonio Batista Fontenele, "nasceu desse casal apenas uma filha, que contraiu matrimônio com o primo Manuel Inácio Pessoa, deixando descendência em Coreaú".

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO X

?f10- Francisca Thomasia Pessoa, n. em 1785 e c.c. o farmacêutico e advogado José Ignacio Rodrigues Pessoa, nascido em Portugal. Tiveram (9 filhos):

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXXI

n31. Joaquim Inácio Pessoa, Tenente-Coronel e político, faleceu assassinado a mando de seus inimigos.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXXII

n32. Maria Sinhorinha Pessoa, n. em abril de 1806 e fal. a 24 de dezembro de 1895. Casou-se com Manoel Gregório de Almeida Fortuna, nascido em Quixeramobim a 29 de novembro de 1805 e fal. em Granja a 9 de dezembro de 1876.Tiveram:

2n73. Ladislau Acrisio d’Almeida Fortuna, n. em Sobral a 08/12/1834. Formou-se em Direito pela Faculdade de Recife em 1858 e exerceu no Rio de Janeiro a profissão de Advogado, tendo fal. a 30/03/1910;

2n74. Theophilo Fenelon d’Almeida Fortuna, n. em 1831 e fal. em 1859 em São Luiz do Maranhão. Formado em Direito pela Academia de Pernambuco em novembro de 1856. Foi Promotor Público do Ipú-CE e depois Juiz Municipal de Parnaiba-Pi;

2n75. Cel. Arcadio Lindolpho de Almeida Fortuna, n. em 1836. Deputado Proviicial em diversas legislaturas, c. em primeiras núpcias com Constantina Pereira da Mota e em segundas núpcias com Ricardina Pereira da Mota, ambas filhas do negociante José Pereira Jacinto;

2n76. Annibal Possidonio de Almeida Fortuna, n. em 1837 e fal. em 1882. Casou-se no Rio de Janeiro, onde era comerciante;

2n77. Cel. Ignacio de Almeida Fortuna, n. em 1841 e fal. aos 97 anos de idade em 1938. Foi Deputado Provincial em duas legislaturas, Advogado provisionado e chefe político em Granja-CE; Casou-se com Maria Garcez Fortuna e deixaram quatro filhos;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXXIII

?n33..Anna Pessoa ;

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO XI

?f11- Antonio de Andrade Pessoa, fal. com 17 anos.

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO XII

 

?f12- Isabel Pessoa, fal. inupta aos 15 anos de idade.

x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO XIII

f13- Manoel de Andrade Pessoa, que foi filho único do segundo casamento do Capitão-Mor Thomaz Antonio Pessoa de Andrade e Maria José de Andrade. Casou-se com Esméria Joaquina da Conceição. Segundo A . B. Fontenele escreve no livro A Marcha do Tempo - Os Fontenele, " Manoel foi casado na família Portela, de Sobral, tendo deixado diversos filhos, alguns deles residentes na Ribeira do Coreaú". Manoel c, em segundas núpcias com Maria José de Andrade.

Manoel e Esméria (Esmerina?) tiveram, entre outros:

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXXIV

n34. Maria, que casou-se com José Machado;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXXV

n35. Justina,;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXXVI

n36. Francisca ;

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

PARTE XXXVII

n37. Genoveva de Andrade Pessoa, que casou-se com Inácio Gomes Parente(Terceiro do nome), filho de Inácio Gomes Parente Junior e de Umbelina Ferreira Gomes, filha de José Ferreira Gomes e de Francisca Lira Pessoa. Tiveram:

2n78. Francisca Gomes Parente

2n79. Regina Gomes Parente

2n80. Florência Gomes Parente

2n81. Mariana Gomes Parente

2n82. Joaquim Inácio Gomes Parente

2n83. Manoel Gomes Parente

2n84. José Inácio Gomes Parente

2n85. Maria José Gomes Parente

2n 78. Francisca Gomes Parente , casou-se a 26/06/1880 com seu primo legítimo José Henrique Gomes Parente, filho de Floresmino Gomes Parente e de Maria Ribeiro da Silva, filha de José Ricardo Ribeiro da Silva e de Maria Madeira de Vasconcelos. Tiveram:

3n88. Floresmino Henrique Gomes Parente , c.c. Amélia Cavalcante Parente e tiveram:

4n 139. Gerardo Cavalcante Parente ;

4n 140. Francisco Cavalcante Parente ;

4n 141. Gabriel Cavalcante Parente ;

4n 142. Raimunda Cavalcante Parente ;

4n 143. Maria Cavalcante Parente ;

4n 144. Francisca Cavalcante Parente ;

3n 89. Francisco Henrique Gomes Parente , casou-se com Brígida Aguiar Parente. Pais de :

4n 145. José Henrique Gomes Parente Neto ;

4n 146. Francisca Gomes Parente ;

4n 147. Maria Gomes Parente ;

4n 148. Raimunda Gomes Parente ;

4n 149. Odete Gomes Parente ;

3n 90 Inácio Henrique Gomes Parente , casou-se com Patriolina da Ponte e tiveram:

4n 150. Gerardo Henrique Ponte Parente ;

4n 151. Raimundo Inácio Ponte Parente ;

4n 152. Francisco Inácio Ponte Parente ;

3n 91. Francisca Gomes Parente , c.c. Cícero Gomes Parente, filho de José Mariano Gomes Parente e de Raimunda Gomes Parente, a 18/07/1911 e tiveram:

4n 153. Francisca Gomes Parente ;

4n 154. Raimunda Gomes Parente ;

4n 155. Maria Gomes Parente ;

3n 92. Manoel Henrique Gomes Parente , casou-se com Maria Aguiar e tiveram:

4n 156. João Aguiar Parente , c.c. sua prima Francisca Gomes Parente, filha de Francisco Henrique Gomes Parente e de Brígida Aguiar Parente. Pais de:

5n 283. Maria Lêda Parente ;

5n 284. Francisco Parente ;

5n 285. Roseli Parente ;

4n 157. José Henrique Aguiar Parente , casou-se com Rita Neri e tiveram:

5n 286. José Benício Parente ;

5n 287. Francisco Parente ;

4n 158. Francisco Aguiar Parente ;

4n 159. Osvaldo Aguiar Parente ;

3n 93. Rosa Gomes Parente , inupta;

3n 94. Maria Gomes Parente (Mimosa), casou-se a 07/07/1906 com Henrique Gomes Parente, filho de José Mariano Gomes Parente e de Raimunda Gomes Parente. Tiveram:

4n 160. Sebastião José Gomes Parente ;

4n 161. Maria Zilda Gomes Parente ;

4n 162. Luzia Gomes Parente ;

4n 163. Raimunda Gomes Parente ;

4n 164. Jovelina Gomes Parente ;

4n 165. Francisca Gomes Parente ;

3n95. Sebastiana Gomes Parente , casou-se com Cícero Gomes Parente, seu cunhado, filho de José Mariano Gomes Parente e de Raimunda Gomes Parente. Tiveram:

4n .... Sebastião Gomes Parente ;

3n96. Raimunda Gomes Parente , casou-se com Domingos Ricardo Ribeiro da Silva, filho de Joaquim Ricardo Ribeiro da Silva e de Francisca Carolina da Silva. Pais de:

4n 166. Raimundo Parente Ribeiro ;

4n 167. José Parente Ribeiro ;

4n 168. Francisco Parente Ribeiro ;

4n 169. Valdir Parente Ribeiro ;

4n 170. Eduardo Parente Ribeiro ;

4n 171. Maria de Fátima Parente Ribeiro ;

4n 172. Iracy Parente Ribeiro ;

3n97. Emília Gomes Parente , n. a 5 de maio de 1902 e casou-se com seu primo Manoel Joaquim Gomes Parente, n. a 20/12/1889, filho de Joaquim Inácio Gomes Parente e de sua 1a mulher Emília Porcina Cavalcante

2n 79. Regina Gomes Parente , casou a 30/07/1885 com Antônio Custódio de Azevedo, filho de Custódio Francisco de Azevedo e de Ursulina maria do Livramento. Pais de:

3n 98. Inácio Custódio de Azevedo, c.c. Ana Carneiro Ximenes e tiveram:

4n 173. Edmílson Custódio de Azevedo ;

4n 174. José Gerardo de Azevedo ;

3n99. Francisco Custódio de Azevedo , c.c. Judete Aguiar e tiveram:

4n 175. José Taumaturgo de Azevedo ;

4n 176. José Gerardo de Azevedo ;

4n 177. José Maria de Azevedo ;

4n 178. José Leopoldino de Azevedo ;

4n 179. José Pedro de Azevedo ;

4n 180. Francisco Custódio de Azevedo Filho ;

4n 181. Maria Jesedite de Azevedo ;

4n 182. Maria Eliete de Azevedo ;

4n 183. Maria Ivanecy de Azevedo ;

4n 184. Maria do Livramento de Azevedo ;

4n 185. Maria Pompeia de Azevedo ;

4n 186. Maria Judite de Azevedo ;

4n 187. Maria do Socorro de Azevedo ;

4n 188. José de Jesus de Azevedo ;

4n 189. José Tarcísio de Azevedo ;

3n 100. Francisca Parente de Azevedo , casou-se com Eustáquio Francisco de Aguiar. Pais de:

4n 190. José Custódio de Aguiar ;

4n 191. Antônio Custódio de Aguiar ;

4n 192. Francisco Custódio de Aguiar ;

4n 193. Maria José de Aguiar ;

4n 194. Maria Suzete de Aguiar ;

3n101. Raimunda Parente de Azevedo , c.c. Joaquim Lopes de Aguiar Filho e tiveram:

4n 195. Frutuoso Lopes de Aguiar ;

4n 196. Osvaldo Lopes de Aguiar ;

4n 197. Osmar Lopes de Aguiar ;

4n 198. Antônio Lopes de Aguiar ;

4n 199. José Lopes de Aguiar ;

4n 200. José Parente de Aguiar ;

4n 201. Francisco Parente de Aguiar ;

4n 202. Francisco Aguiar Parente ;

4n 203. Francisco Joaquim de Aguiar ;

4n 204. Maria Berenice de Aguiar ;

4n 205. Maria Parente de Aguiar ;

4n 206. Maria José de Aguiar ;

4n 207. Maria Aldenora de Aguiar ;

4n 208. Acácio Lopes de Aguiar ;

4n 209. Hugo Lopes de Aguiar ;

3n102. Luiza Parente de Azevedo, c.c. Odilon Moreira Fontenelle. Tiveram:

4n 210. Maria José Fontenelle ;

4n 211. Antônio Odir Fontenelle ;

4n 212. José Gerardo Fontenelle ;

3n 103. Maria Parente de Azevedo (Mariazinha), c.c. Godofredo Custódio de Azevedo e tiveram:

4n 213. Antônio Custódio de Azevedo;

4n 214. Antônio Juracy de Azevedo ;

3n 104. Adélia Parente de Azevedo ;

3n 105. Genovina Parente de Azevedo , c.c. Tibúrcio Augusto Portela ;

3n 106. Amélia Parente de Azevedo ;

3n 107. Felina Parente de Azevedo , c.c. José Belarmino Gomes Parente. Pais de:

4n 215. Raimundo Nonato Parente ;

4n 216. Francisco Wilson Parente ;

4n 217. Manuel Nélson Parente ;

4n 218. Antônio Gomes Parente ;

4n 219. Raimunda Azevedo Parente ;

4n 220. Maria Henriqueta Parente ;

4n 221. Maria de Lourdes Parente ;

4n 222. Francisca Azevedo Parente ;

3n 108. Ursulina Parente de Azevedo , c.c. José Monte Carneiro. Pais de :

4n 223. Neodemio de Azevedo Carneiro ;

4n 224. Antonio de Azevedo Carneiro ;

4n 225. Mario Ximenes Carneiro ;

4n 226. Eurípedes de Azevedo Carneiro ;

4n 227. Raimundo de Azevedo Carneiro ;

4n 228. Almer de Azevedo Carneiro ;

4n 229. Waldemar de Azevedo Carneiro ;

3n 109. Maria Regina Parente de Azevedo ;

3n110. Maria Alcina Parente de Azevedo , c.c. Vicente Frederico Carneiro e tiveram:

4n 230. Alda Azevedo Carneiro ;

4n 231. Aldaisa Azevedo Carneiro ;

4n 232. Aury Azevedo Carneiro ;

4n 233. Aldenir Azevedo Carneiro ;

4n 234. Alzenir Azevedo Carneiro ;

4n 235. Maria Aureny Azevedo Carneiro ;

4n 236. Regina Azevedo Carneiro ;

4n 237. José Eurides Azevedo Carneiro ;

4n 238. Antônio Coliê Azevedo Carneiro ;

4n 239. Vicente Frederico Carneiro Filho ;

4n 240. José Aiton Azevedo Carneiro ;

4n 241. Francisco de Azevedo Carneiro ;

2n 80. Florência Gomes Parente c. com João Luis Pereira e tiveram:

3n 111. Juvêncio Parente Pereira ;

3n 112. Eupídio Parente Pereira ;

3n 113. Antônio Parente Pereira ;

3n 114. Quintina Parente Pereira ;

3n 115. Francisca Parente Pereira ;

2n 81. Mariana Gomes Parente , c. em 20/09/1887 c. José de Holanda Cavalcante, filho de Francisco Alves Cavalcante e de Francelina Cristina Cavalcante. Pais de:

3n 116. Benedito Parente Cavalcante ;

3n 117. Maria Amélia Parente Cavalcante ;

3n 118. Francisco Parente Cavalcante ;

2n 82. Joaquim Inácio Gomes Parente , c duas vezes. A primeira vez com Emília Porcina Cavalcante, filha de Joaquim Alves Cavalcante e de Francelina Cristina Cavalcante; a segunda vez com Mariana Aguiar.

* Do primeiro matrimônio com Emília Porcina , nasceram:

3n119. Manoel Joaquim Gomes Parente ,

3n 120. José Joaquim Gomes Parente ;

3n 121. Raimunda Gomes Parente ;

3n122. Francisca Gomes Parente ;

3n 123. Ernestina Gomes Parente ;

3n 124. Maria José Gomes Parente ;

3n 125. Raimundo Gomes Parente ;

3n 126. João Gomes Parente ;

3n 127. Inácio Gomes Parente ;

3n 128. Francelina Gomes Parente ;

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

* Do segundo matrimônio com Mariana Aguiar, nasceram:

3n 129. José Inácio Parente ;

3n 130. José Ribamar Parente ;

3n 131. Maria Parente ;

3n 132. Beatriz Parente ;

x--x--x---x---x--x--x--x--x

Filhos do primeiro casamento de Joaquim Inácio Gomes Parente com Emília Porcina:

3n 119. Manoel Joaquim Gomes Parente , n. a 20/12/1889, c.c. sua prima Emília Francisca Parente, n. a 05/05/1902, filha de José Henrique Gomes Parente e de Francisca Gomes Parente. Pais de:

4n242. Francisca Gomes Parente , n. a 01/01/1931, c.c. Manoel Alves Pontes, f. de Durçulino Ernesto Pontes e de Jovelina Gomes Parente. Pais de:

5n 288. Raimundo Ailton Pontes ;

5n 289. Francisco Haroldo Pontes ;

4n243. Francisca Valdeci Parente , n. a 03/12/1935, c.c. Gerardo Cavalcante Parente, f. de Floresmino Gomes Parente e de Amélia Cavalcante Parente. Tiveram:

5n290. Francisco Arnóbio Cavalcante Parente , n. a 02/08/1968 ;

5n291. Francisco Arnaldo Cavalcante Parente ;

5n292. Francisco de Assis Cavalcante Parente ;

5n293. Maria de Fátima Cavalcante Parente ;

4n244. Francisca Luzanira Parente , n. a 01/03/1939, inupta;

4n245. Francisco Alves Parente , n. a 03/12/1940, solteiro;

4n246. Francisca Anete Parente , n. a 02/02/1945, inupta;

4n247. Francisca Chagas Parente , n. a 10/10/1948, inupta;

4n248. Francisco Edilson Parente , n. a 02/07/1959, c.c. Maria Rejane Vinuto, f. de José Vinuto. Pais de :

5n294. Francisco Emanuel Vinuto Parente ;

3n120. José Joaquim Gomes Parente , c.c. Joaquina Parente. Tiveram:

4n249. Maria Parente;

4n250. Francisco Parente;

4n251. Antonio Parente;

3n 121. Raimunda Gomes Parente c.c. Vicente Cavalcante e tiveram:

4n252. Expedito Parente Cavalcante , c.c. Anita ;

4n253. José Parente Cavalcante, c.c Maria de Lourdes Aguiar, filha de Francisco Lopes Aguiar e tiveram:

5n295. Laura Aguiar Cavalcante ;

5n296. Maria do Socorro Aguiar Cavalcante ;

5n297. Vicente Aguiar Cavalcante ;

4n254. Aderaldo Parente Cavalcante ;

4n255. Raimundo Parente Cavalcante , c.c. Francisca Portela de Albuquerque, filha de Joaquim Onofre e tiveram:

5n298. Vicente Parente ;

5n299. Antonio Parente ;

5n300. Jandra Parente ;

5n301. Maria de Jesus Parente ;

5n302. Lilian Parente ;

4n256. Maria Parente Cavalcante , c.c. Manoel Silvestre Moita. Pais de:

5n303. Francisca Moita ;

5n304. Francitonio Moita ;

5n305. Francivaldo Moita ;

5n306. Francisca Moita ;

4n257. Emília Parente Cavalcante , c.c. José Inácio Parente da Ponte, filho de Joaquim Aristides e de Perciliana Ernestina da Ponte. Tiveram:

5n307. Raimunda Parente da Ponte ;

5n308. Maria das Graças Parente da Ponte ;

5n309. Aristides Parente da Ponte ;

5n310. Vicente Parente da Ponte ;

5n311. Francisco Parente da Ponte ;

5n312. Maria Aparecida Parente da Ponte ;

3n 122. Francisca Gomes Parente , c.c. José Magalhães Cavalcante e tiveram:

4n258. Raimundo Parente Magalhães , c.c. Benedita Aguiar e tiveram:

5n313. Antonio Aguiar Magalhães ;

5n314. Edilson Aguiar Magalhães ;

5n315. José Aguiar Magalhães ;

5n316. Alberto Aguiar Magalhães ;

5n317. Albanira Aguiar Magalhães ;

4n259. Frutuoso Parente Magalhães , c.c. Francisca Pontes. Tiveram:

5n318. Orlando Pontes Magalhães ;

5n319. Carlos Alberto Pontes Magalhães ;

5n320. Maria do Socorro Pontes Magalhães ;

4n260. Epaminondas Parente Magalhães , c.c. Francisca Ribeiro e tiveram:

5n321. Terezinha Ribeiro Magalhães ;

5n322. Cleide Ribeiro Magalhães ;

4n261. Clodoveu Parente Magalhães , c.c. Tereza ;

4n262. Maria Auzenira Parente Magalhães , c.c. José Lusmar Cunha. Pais de:

5n323. Maria Lucimar Magalhães Cunha ;

5n324. José Vilmar Magalhães Cunha ;

4n263. Maria Marlene Parente Magalhães , c.c. Félix Ibiapina Solon e tiveram:

5n325. Carmem Sheila Magalhães Solon ;

5n326. Vitória Régia Magalhães Solon ;

3n 123. Ernestina Gomes Parente , inupta;

3n 124. Maria José Gomes Parente , inupta;

3n 125. Raimundo Gomes Parente (Doca), c.c. Izaura Carvalho Ribeiro. Tiveram:

4n264. Vilanir Ribeiro Parente , c.c. Tarcísio Aguiar ;

3n 126. João Gomes Parente , n. 14/06/1908, casou-se a 15/01/1944 com sua prima Elisabeth Gomes Parente, filha de Manoel Gomes Parente e de maria de Lourdes Cavalcante Parente. Tiveram:

4n265. Lourdes Emilia Gomes Parente , n. a 13/01/1945, solteira ;

4n266. Marcos Aurélio Gomes Parente , n. a 08/08/1947, c.c. Maria Zélia Vieira, filha de João Lourenço Vieira e de Lindalva Vieira. Tiveram:

5n327. Anna Karla Vieira Parente ;

5n328. Anna Elisabeth Vieira Parente ;

5n329. Anna Zélia Vieira Parente ;

4n267. Maria do Livramento Gomes Parente, n. a 13/12/1949, c.c. Paulo Alcides Matos da Costa, filho de Luiz Gonzaga Costa e de Silvana Costa. Pais de:

5n330. Elisabeth Parente Costa ;

5n331. Silvana Parente Costa , gêmea da anterior ;

4n268. Vera Lúcia Gomes Parente, n. 20/09/1952, c.c. François Rodrigues de Farias. Sem sucessão ;

4n269. Liduina Maria Gomes Parente , n. a 11/09/1958 e c.c. David Pereira Gonzaga. Pais de:

5n332. Elisabeth Parente Gonzaga ;

5n333. Ana Lídia Parente Gonzaga ;

 

3n 127. Inácio Gomes Parente , n. a 16/12/1908, na fazenda Gonçalo Alves, Município de Sobral , e fal. em Fortaleza a 20/11/1987. Em 1937 transferiu seu negócio de tecidos para Sobral, adotando o nome de Casa Parente. Casou-se em Sobral a 28 de setembro de 1934 com Carminda Gomes Parente, filha de Rufino Gomes Parente e de Domitília Gomes Parente. Tiveram:

4n270. José Iran Parente , n. a 04/05/1935 . Técnico em Contabilidade, formado pela Escola Técnica Dom José em 1956, casou-se a 23/05/1959 com Terezinha Brito de Oliveira, n. a 15/01/1935, filha de Luiz Gonzaga de Oliveira e de Ana Brito. Tiveram:

5n334. Jeissler Brito de Oliveira Parente , n. a 23/03/1960, casou-se a 23/10/1980 com Flávio Régis de Albuquerque Melo, n. a 25/12/1953, filho de Francisco Vilar Albuquerque Melo e de Fernanda Maia Régis. Pais de:

6n172. Flávia Parente de Albuquerque Melo , n. a 14/04/1981;

6n173. Victor Parente de Albuquerque Melo , n. a 09/06/1982;

6n174. Vivian Parente de Albuquerque Melo , n. a 26/04/1985;

6n175. Isabele Parente de Albuquerque Melo , n. a 14/03/1995;

5n335. José Iran Parente Filho , n. a 18/08/1962. Acadêmico de Processamento de Dados, solteiro;

5n336. Denise Brito de Oliveira Parente , n. a 02/04/1964. Pedadoga, casou-se com Cláudio Câmara, nascido a 09/11/1963, filho de Adrimar Câmara e de Maria Tereza. Casaram-se a 04/05/1988 e tiveram:

6n176. Thiago Parente Câmara , n. a 27/06/1990;

6n177. Ticiana Parente Câmara , n. a 30/10/1991;

4n271. Evandro Alves Parente , n. a 09/06/1936 . Engenheiro Civil, casou-se a 01/06/1954 com Eneida Ramos, nascida a 31/04/1939, filha de Joaquim Ribeiro Ramos e de Esther Holanda. Pais de:

5n337. Paulo de Tarso Ramos Parente , n. a 07/02/1965, Médico, c.c. Vânia Albuquerque, Odontóloga, e tiveram:

6n178. Gabriel Albuquerque Parente , n. a 11/01/1996;

5n338. Daniel Ramos Parente , n. a 22/08/1967, Médico, c.c. Márcia Parente, também Médica. Pais de:

6n179. Paulo Henrique Parente , n. a 22/01/1994;

5n339. Evandro Parente Junior , n. a 11/09/1969. Engenheiro Civil, c.c. a também Engenheira Civil Áurea Sílvia de Holanda;

4n272. Maria do Socorro Parente , n. a 31/10/1938. Funcionária Pública, já falecida. Casou-se a 29/07/1961 com José Nélson Frota Filho, n. a 16/09/1929, filho de José Nélson Rodrigues Frota e de Maria Parente. Tiveram:

5n340. Roberto Nélson Parente Frota , n. a 19/04/1962. Arquiteto, c.c. Vera Lucia Fontenele Frota a 01/06/1989. Pais de:

6n180. Nícola Fontenele Frota Parente;

6n181. Tales Fontenele Frota Parente;

5n341. Ricardo Nélson Parente Frota , n. a 30/05/1964, solteiro;

5n342. Régis Parente Frota , n. a 14/06/1967, economista, c.c. Morgiana Maria Holanda Viana a 25/07/1969;

5n343. Ronaldo Parente Frota , n. a 02/04/1969, Engenheiro Civil, c.c. Denise Fernandes Frota a 13/10/1990, filha de Expedito Gonçalves Fernandes e de Dulce Vasconcelos. Pais de:

6n182. Natália Frota Parente , n. a 06/03/1992;

4n273. Manoel Haroldo Parente , n. a 27/03/1943 . Casou-se com Jane Fiuza, n. a 08/09/1951, filha de Jonas Barreto da Silva e de Sebastiana Amélia Fiuza. Pais de:

5n344. Karina Carminda Fiuza Parente , n. a 10/01/1975;

5n345. André Luiz Fiuza Parente , n. a 07/11/1987;

4n274. Iolanda Alves Parente , n. a 31/12/1946. Casou-se a 27/07/11985 com José Ribamar dos Santos, comerciante, filho de Manuel José dos Santos e de Raimunda Ferreira Barbosa. Tiveram:

5n346. Arnaldo Parente dos Santos , n. a 04/06/1986;

5n347. José Ribamar Parente dos Santos , n. a 29/05/1987;

4n275. Marluce Alves Parente , n. a 28/06/1948 , Assistente Social. Casou-se e teve os seguintes filhos:

5n348. Inácio Parente Alencar , n. a 08/08/1972;

5n349. Suyanne Parente Alencar , n. a 10/06/1975;

5n350. Rodrigo Parente Alencar , n. a 01/12/1976;

4n276. Maria Benvinda Parente , n. a 05/06/1951, formada em Ciência Contábeis, casou-se com Francisco Eleardo Vasconcelos Parente, Dentista formado pela Universidade Federal do Ceará, filho de Abelardo Gomes Parente e de Berenice Vasconcelos. Pais de:

5n351. Francisca Cristianne Vasconcelos Parente, n. a 29/09/1980;

5n352. Aline Vasconcelos Parente , n. a 24/04/1988;

4n277. Terezinha de Jesus Alves Parente , n. a 06/01/1952 , formada em Gerência Empresarial e Gerência de Marketing, casou-se a 01/11/1993 com Isaú Fernandes de Meneses, filho de Frutuoso Fernandes Meneses e de Rita Santos. Pais de:

5n353. Isaú Parente de Meneses , n. a 07/04/1994;

5n354. Levi Parente de Meneses , n. a 09/06/1995;

4n278. Ana Lúcia Parente , n. a 15/11/1954, formada em Economia Doméstica, casou-se com Luis Joathan de Souza. Pais de:

5n355. Matheus Parente de Souza;

4n279. Inácio Alves Parente Filho , n. a 26/11/1955 . Casou-se a 28/07/1981 com Laborênia Cavalcante Costa, n. a 02/11/1956, advogada, filha de José Lafaiete Costa e Emília Cavalcante Costa. Pais de:

5n356. Eric Costa Parente , n. a 08/11/1984;

5n357. Larisse Costa Parente , n. a 27/01/1986;

3n 128. Francelina Gomes Parente ;

x--x--x--x--x--x--x--x--x

Do segundo casamento de Joaquim Inácio Gomes Parente com Mariana Aguiar:

3n 129. José Inácio Parente , c.c. Rita Aguiar Parente, filha de Sebastião Lopes Aguiar e de Conceição Prado Aguiar ;

3n 130. José Ribamar Parente , solteiro;

3n 131. Maria Parente , inupta;

3n 132. Beatriz Parente , c.c José Cornélio ;

2n 83. Manoel Gomes Parente , casou-se a 01/12/1894 com Maria de Lourdes Cavalcante, f. de Manoel Osterno Cavalcante e de Francisca Carolina. Tiveram:

3n 133. Maria José Gomes Parente , casou-se duas vezes, ambas sem sucessão. A primeira com Juvêncio Luiz Perreira e a segunda vez com Orlando Costa Lima;

3n 134. Francisca Carolina Gomes Parente , casou-se com José Prado Vasconcelos e tiveram:

4n 280. Maria de Lourdes Parente Vasconcelos;

4n 281. Hélio Parente Vasconcelos;

4n 282. Zaíra Parente Vasconcelos;

4n 283. Tarcísio Parente Vasconcelos;

4n 284. Mafalda Parente Vasconcelos;

4n 285. Francisco José Parente Vasconcelos;

3n 135. Genovina Gomes Parente , c.c. Francisco Euclides de Souza. Pais de:

4n 286. Norma Parente de Souza , c.c. Demevaldo Castelo Branco de Mesquita, natural do Piauí;

3n 136. Rita Gomes Parente , n. a 20/04/1914, casou-se com Domingos Linhares Filho, n. a 20/04/1913 e fal. a 16/04/1978, filho de Domingos Linhares Lima e de Raimundinha Linhares. Tiveram:

4n287. Raimundo Nonato Parente Linhares, n. a 15/08/1948, casou-se com Conceição de Maria Carneiro, filha de Manoel Frota Carneiro (Manéis). Pais de:

5n358. Daniele Carneiro Parente Linhares;

5n359. Ana Karine Carneiro Parente Linhares ;

5n360. Rita Carneiro Parente Linhares ;

5n361. Domingos Carneiro Parente Linhares ;

5n362. Renata Carneiro Parente Linhares ;

4n288. Antonio Luciano Parente Linhares , n. a 23/07/1950, casou-se com Sâmya Maia, filha de Edilson Miranda da Ponte e de Nívia Maia Meireles. Pais de:

5n363. Diego Maia Parente Linhares , n. a 19/12/1985;

5n364. Luciana Maia Parente Linhares , n. a 27/09/1988;

4n289. Rita Maria Parente Linhares , n. a 12/12/1952, casou-se com Paulo de Tasso Cavalcante Asfor. Tiveram:

5n365 Rafaela;

5n366. Paulo;

3n 137. José Arimatéia Gomes Parente , casou-se com Zeneida Moreira Parente. Pais de:

4n290. Maria de Fátima Moreira Parente;

4n291. Ana Lúcia Moreira Parente;

3n 138. Elisabeth Gomes Parente , n. a 26/04/1913, casou-se com João Alves Parente a 15/01/1944.

3n 139. Anete Gomes Parente , casou-se com o médico Nilo Peixoto. Pais de:

4n292. Irene Parente Peixoto ;

3n 140. José Osterno Gomes Parente , fal. solteiro ;

2n 84. José Inácio Gomes Parente, c.c. Leonília Gomes Parente, filha de Durçulino Gomes Parente e de Francisca Cesarina Parente, a 08/07/11896. Tiveram:

3n 141. Maria Gomes Parente , n. a 27/05/1900, c.c. José Nélson Rodrigues Frota a 21/01/1922, filho de Antônio Nélson Frota e de sua segunda mulher Paulina Rodrigues de Albuquerque, filha do Cel. José Gomes de Albuquerque e de sua segunda mulher Irene Moreira da Rocha. Pais de:

4n 293. Jorge Parente Frota , n. a 18/09/1922, c.c. Maria Augusta Espíndola. Pais de:

5n367. José Nelson Espíndola Frota;

5n368. Jorge Parente Frota Júnior;

5n369. Paulo César Espíndola Frota;

5n370. Célia Maria Espíndola Frota;

5n371. Conceição de Maria Espíndola Frota;

5n372. Olga Maria Espíndola Frota;

4n 294. José Inácio Parente Frota , n. a 05/10/1923, c.c. Olga e tiveram:

5n373. Nélson José Frota;

5n374. Sílvia de Fátima Frota;

4n 295. Paulina Parente Frota , n. a 02/01/1924, já falecida ;

4n 296. Maria Neusa Parente Frota , n. a 25/03/1925, já falecida;

4n 297. Antonieta Parente Frota , n. a 05/05/1927, c.c. Amarílio Benevides Magalhães. Tiveram:

5n375. Tasso Frota Benevides Magalhães ;

5n376. Regina Lêda Benevides Magalhães ;

5n377. Filomena Benevides Magalhães ;

5n378. Amarílio Benevides Magalhães ;

4n 298. Paulina Parente (segunda do nome) , n. a 26/08/1928, c.c. José Heriberto Chagas, n. a 24/01/1916. Casaram-se a 29/09/1946 e tiveram:

5n379. Julita Frota Chagas ;

5n380. Vânia Frota Chagas ;

5n381. Paulina Frota Chagas ;

5n382. Mariinha Frota Chagas ;

5n383. José Heriberto Frota Chagas ;

5n384. Valdênia Frota Chagas ;

4n 299. José Nelson Frota Filho , n. a 16/09/1929, c.c. Maria do Socorro Parente a 29/07/1961, filha de Inácio Alves Parente e de Carminda Gomes Parente. Pais de:

5n385. Roberto Nélson Parente Frota, n. a 27/04/1962 , c. a 01/06/1989 com Vera Lúcia Fontenele. Tiveram:

6n183. Nicola Fontenele Frota ;

6n184. Tales Fontenele Frota ;

5n386. Ricardo Nélson Parente Frota, n. a 30/05/1964, solteiro ;

5n387. Régis Parente Frota, n. a 14/06/1967, casou-se com Morgiana Maria Holanda Viana ;

5n388. Ronaldo Parente Frota, Engenheiro Civil, n. a 02/04/1969, c. a 13/10/1990 com Denise Fernandes, filha de Expedito Gonçalves Fernandes e de Dulce. Pais de:

6n185. Natália Fernandes Frota ;

4n 300. Leonília Parente Frota , n. a 04/12/1930, c.c. Edmilson Ponte Aragão. Tiveram:

5n399. Aurino José Frota Aragão ;

5n400. Maria Aurini Frota Aragão ;

5n401. Edmilson Ponte Aragão Junior ;

5n402. Fernando César Frota Aragão, n. em 1961 ;

5n403. Paulo Sérgio Frota Aragão , n. em 1963 ;

4n 301. Isolda Parente Frota , n. a 02/03/1932, c.c. Manoel de Oliveira e Silva. Pais de:

5n404. Fátima Maria Frota e Silva ;

5n405. Vânia Maria Frota e Silva ;

5n406. Rosângela Maria Frota e Silva, n. em 1961 ;

4n 302. Elza Parente Frota , n. a 20/09/1933, c. a 16/12/1961 com Luiz Carlos Viana, filho de Raimundo Viana e de Antônia. Tiveram:

5n407. Viviane Frota Viana, n. em 1962 ;

4n 303. Antônio Nelson Parente Frota , já falecido ;

4n 304. Maria Ilca Parente Frota (Zilca) ;

4n 305. Mércia Parente Frota , n. a 29/04/1940, c. a 19/03/1964 com Vicente de Paula Lobo, filho de Joaquim Eurico Lobo e de Maria Benevides Mesquita ;

3n 142. Francisca Gomes Parente , casou-se com Jerônimo Medeiros Prado, ex-Prefeito de Sobral, líder inconteste da política sobralense, comerciante e agropecuarista. Homem honesto por excelência, foi um dos fundadores da atual Universidade Estadual Vale do Acaraú, juntamente com o então Padre, hoje Cônego Francisco Sadoc de Araújo, este último um dos luminares educação e da genealogia cearense. Jerônimo Prado era filho de José Jerônimo do Nascimento e de Maria Raimunda Sousa e faleceu nonagenário. Pais de

4n 306. Tereza Zilar Parente Prado, c.c. Martins Maranhão Alves. Pais de:

5n 408. José Alves ;

5n 409. Maria da Conceição Alves ;

4n 307. José Parente Prado, n. a 11/07/1932 em Sobral e fal. na mesma cidade em .......Foi Deputado Estadual pelo Ceará e Prefeito de Sobral por duas vezes. Casou-se com Maria do Socorro Barroso e tiveram:

5n 410. José Ricardo Barroso Prado, foi Deputado Estadual pelo Ceará ;

5n 411. Marco Antônio Barroso Prado(Marquinho). Formado em Direito, foi candidato por duas vezes à Prefeitura de Sobral em 1996 e 2004. Casou-se com Lia Dias Pimentel Gomes, n. em 1973, filha do Bacharel em Matemática pela U.F.C e Engenheiro Operacional pela U.V.A José Mário Pimentel Gomes, n. em 1943 em Caxias, maranhão e Sílvia Maria barreto dias, esta última irmã do ex-Prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto Dias. José Mario é filho de Raimundo Nonato Pimentel Gomes, que foi muito amigo de Caetano Figueiredo, pai do autor destas linhas, Raimundo Nonato foi casado com a conceituada Professora Jacyra Seixas(Dona Jacyra), natural do Maranhão. Marquinho e Lia tiveram:

6n .... José Parente Prado Neto, n. em 1994;

Marquinho desquitou-se e casou novamente com Aline, ex-aluna do autor deste trabalho no Colégio Geo Studio;

5n 412. José Inácio Gomes Parente, eleito em 2004 para a Câmara Municipal de Sobral pelo P.S.D.B. Foi aluno do autor e casou-se com Raquel Sousa Teófilo, natural de Marco-Ceará, também ex-aluna do autor no Colégio Geo-Sobralense. Zé Inácio e raquel tiveram:

6n .... Rodrigo Teófilo Parente Prado, n. em Sobral em 1999 ;

4n 308. Lêda Parente Prado, já falecida, casou-se com seu primo Anacleto Figueiredo de Paula Pessoa(i.m)(xxxx). Pais de:

5n 413. Jerônimo Prado Paula Pessoa ;

5n 414. João Prado Paula Pessoa ;

5n 415. Ana Lêda Prado Paula Pessoa ;

5n 416. Francisca Prado Paula Pessoa ;

5n 417. Beatriz Prado Paula Pessoa ;

4n 309. Ivone Parente Prado, c.c. Fernando Afonso Marques. Pais de:

5n 418. Maria Violeta Prado Afonso ;

5n 419. Valdênia Maria Prado Afonso , n. em 1953, c.c. José Antônio Dias Carneiro, foi vereador por Sobral na gestão do Prfeito Joaquim barreto Lima e o primeiro Prefeito do Município de Forquilha, quando Forquilha foi desmembrada de Sobral e deixou de ser distrito. Tiveram:

6n 186. Antônio Kervim Afonso Carneiro ;

6n 187. Ádria Maria Afonso Carneiro , c.c. César Martins;

6n 188. Charles Afonso Carneiro ;

6n 189. José Antônio Dias Carneiro Filho ;

6n 190. Maria Juracy Afonso Carneiro ;

6n 191. Ivone Maria Afonso Carneiro ;

6n 192. Fernanda Maria Afonso Carneiro ;

5n 420. Fernando Prado Afonso ;

5n 421. Evanoé Prado Afonso ;

5n 422. Tatiana Prado Afonso ;

5n 423. Jerônimo Prado Afonso ;

5n 424. Antônio Prado Afonso ;

4n 310. Marlene Parente Prado, c.c. Humerto Arena. Pais de:

5n .... José Prado Arena ;

4n 311. Zulene Parente Prado, c.c. seu parente Olivar Lopes Ribeiro, empresário, filho de Newton Xerez Ribeiro e raimunda Lopes. Pais de:

5n 425. José Olivar Prado Ribeiro ;

5n 426. Flávio Prado Ribeiro ;

4n 312. Iara Parente Prado, c.c. Gilberto Arena;

4n 313. Regina Cely Parente Prado, c.c. Paulo Fontenele Façanha. Pais de:

5n 427. Cristina Prado Façanha ;

5n 428. Bruno Prado Façanha ;

5n 429. José Inácio Prado Façanha ;

5n 430. Lecy Prado Façanha ;

5n 431. Neonília Prado Façanha ;

5n 432. Verônica Prado Façanha ;

3n 143. Genovina Gomes Parente , inupta, reside no Rio de Janeiro ;

3n 144. Beatriz Gomes Parente , fal. inupta no Rio de Janeiro;

3n 145. Maria Deny Gomes Parente , c. no Rio de Janeiro, onde reside;

3n 146. Avanir Gomes Parente , c. com Hermenegildo e residem no Rio de Janeiro. Pais de:

4n 414. José Inácio Parente ;

2n 85. Maria José Gomes Parente, c.c. Joaquim Lopes de Aguiar e tiveram:

3n 147. Antônio Lopes de Aguiar;

3n 148. José Lopes de Aguiar;

3n 149. Vicente Lopes de Aguiar;

3n 150. Artur Lopes de Aguiar;

3n 151. Joaquim Lopes de Aguiar. c.c. Raimunda Parente Ponte;

3n 152. Genovina Lopes de Aguiar. c.c. Vicente Ribeiro da Ponte, filho de Joaquim Aristides da Ponte e de Perciliana Parente;

3n 153. Iracema Lopes de Aguiar. c. em 1928 com Francisco Parente de Azevedo, filho de Manoel Custódio de Azevedo e de Umbelina Gomes Parente;

ÍNDICE

PREFÁCIO......................................................................pág.

DEDICATÓRIA...............................................................pág.

ABREVIATURAS...........................................................pág.

AS ORIGENS DA FAMÍLIA PAULA PESSOA............pág.

CAPÍTULO I-Senador Fco. de Paula Pessoa...................pág.

CAPÍTULO II- Cel. João de Andrade Pessoa Anta.........pág.

CAPÍTULO III-José Raimundo Pessoa de Andrade.........pág.

CAPÍTULO IV-Gonçalo de Andrade Pessoa..................pág.

CAPÍTULO V-Joaquim de Andrade Pessoa......................pág.

CAPÍTULO VI-Tomás de Andrade Pessoaa...................pág.

CAPÍTULO VII-Catarina de Andrade Pessoa.................pág.

CAPÍTULO VIII-Maria Teresa Pessoa..........................pág.

CAPÍTULO IX-Ana de Andrade Pessoa.........................pág.

CAPÍTULO X-Francisca Tomásia Pessoa......................pág.

CAPÍTULO XI-Antônio de Andrade Pessoa..................pág.

CAPÍTULO XII-Isabel Pessoa........................................pág.

CAPÍTULO XIII-Manoel de Andrade Pessoa...............pág.

BIBLIOGRAFIA..............................................................pág.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

· AMARAL, Alberto – Para a História de Sobral – Rio de Janeiro 1951.

· ARAÚJO, Cônego Fco. Sadoc de – Cronologia Sobralense (volumes I,II,III,IV e V). Sobral, Imprensa Universitária – UVA, 1978,.......

· ARAÚJO, Pe. Fco. Sadoc de - Raízes Portuguesas do Vale do Acaraú - Fortaleza, 1991, Gráfica Editorial Cearense Ltda.

· ARRUDA, Fco. de Assis V. – Genealogia Sobralense – Os Gomes ParenteIOCE, Fortaleza, 1989 – volume II – tomo I.

· ARRUDA, Fco. de Assis V. - Genealogia Sobralense - Os Arrudas -

· ARRUDA, Fco. de Assis V. - Genealogia Sobralense - Os Gomes Parente(1742-1996) - Volume II - Tomo II -, Fortaleza, IOCE,1996.

· ARRUDA, Fco. de Assis V. - Genealogia Sobralense - Os Gomes Parente(1742-1996) - Volume II - Tomo III -, Fortaleza, IOCE,1996.

· ARRUDA, Fco. de Assis V. - Genealogia Sobralense - Os Ferreira da Ponte(1679-1997)-Fortaleza, Ce, IOPMS, 1997, vol. I, tomo IV.

· BARROS, Luiz - História de Viçosa do Ceará, Fortaleza-1980.

· COSTA, F. A. Pereira da - Dicionário Biográfico de Pernambucanos Ilustres.

· FONTENELE, Antonio Batista - A Marcha do Tempo - OS FONTENELE, Fortaleza, IOCE, 1981.

· FONTENELE, Batista - Genealogia: A FAMÍLIA FONTENELE, Almanaque do Ceará-1952.

· FROTA, Dom José Tupinambá da - História de Sobral, 3a Edição, Fortaleza, Ceará, 1995 - IOCE.

· GENTIL, Pe. José da Frota - Os Frotas , Rio, 1967.

· GIRÃO, Raimundo / MARTINS FILHO, Antonio - O Ceará - 3a edição; Fortaleza, Ceará, Editora Instituto do Ceará, 1966.

· LIRA, João Mendes, Pe – Subsídios para a História Eclesiástica e Política do Ceará - Rio de Janeiro, 1984.

· MACEDO, Nertan- O Clã de Santa Quitéria -

· MARIA NORMA MAIA SOARES/GLÓRIA GIOVANA SABOIA GIRÃO - Sobral: História e Vida - Sobral, Edições UVA, 1997.

· MARTINS, Vicente, Mons. – Homens e Vultos de Sobral – segunda edição - Fortaleza, 1989 - Universidade Federal do Ceará.

· SANFORD,Paulo de Almeida - A Família Sanford no Ceará - 1985.

· STUDART, Guilherme Studart, Diccionario Bio-Bibliographico Cearense de 1910,1913,1915- Imprensa Universitária da UFC - 1980.